A Educação Física Escolar é responsável por desenvolver e ampliar o entendimento do corpo humano, suas funções e habilidades no decorrer dos processos de ensino aprendizagem.

Para tanto se faz necessário o educador físico instrumentar-se com atividades que trabalham com elementos motores tais como: lateralidade, equilíbrio, flexibilidade, resistência, força, e que comprometam algumas ou várias articulações, assim como estabeleça objetivos a serem alcançados, para que o aluno tenha a sensação de estar sempre superando limites e participe das aulas/encontros de maneira consciente e saudável.

Em seu Plano de Aula o profissional desta área deve trazer para o cotidiano escolar, preceitos ético/comportamentais; incentivar a cooperação e a colaboração para minimizar os efeitos nocivos provocados pela competição nos jogos pré-desportivos e na vida dentro e fora das quadras; inserir, adaptar e criar novas regras; gradativamente ampliar os graus de complexidade nas diferentes práticas corporais; utilizar das brincadeiras e culturas do movimento para tornar as aulas menos cartesianas (método analítico), onde as crianças possam aprender e trocar experiências em um ambiente divertido na situação do jogo (método global).

Correr, andar, saltar, rolar, estabilizar, arremessar são habilidades básicas; o que as diferencia de habilidades específicas não são o “fazer”, mas sim o “como fazer”. Correr com uma bola na mão em um jogo de handball, por exemplo, utiliza várias habilidades básicas combinadas e simultaneamente inseridas em um contexto de conflito onde a criança precisa correr, estabilizar a bola na mão, arremessa-la para seu colega de equipe, respeitando regras inerentes ao esporte.

A função da escola é educar para a vida e a Educação Física deve contribuir nesse processo utilizando-se de todas as ferramentas que possui para atingir seus objetivos. O corpo inteligente e capaz também possui limitações, mas consegue lidar com elas e superá-las em diferentes contextos com facilidade. Ampliar o repertório motor e a cognição é fundamental para transformar uma criança em um adulto consciente de seu verdadeiro papel na sociedade, um cidadão flexível na resolução de conflitos e na relação consigo e com os que estão ao seu entorno.