A educação é um bem adquirido em toda uma vida. Seja , em casa, na escola , na sociedade ou no cotidiano. Ela é capaz de mudar o pensamento e o comportamento de uma pessoa no meio social. Segundo Sônia Coelho -turma RSBI: "A educação social é feita de duas maneiras: Pelo simples contato das pessoas com as outras, em casa, na rua, no trabalho e por meio das instituições de educação, como  é o caso da escola."

A escola trabalha o indivíduo desde seus primeiros anos ( Educação Infantil) até o ensino superior, prepando-o para a vida. Mas é na familia que a criança aprende a se socializar.

Há alguns pais que dizem que a escola deve ensinar valores e comportamento morais, no entanto, não sabendo eles que esta tarefa não é só da escola, mas principalmente da familia. 

A escola é fundamental para a aprendizagem do aluno. Segundo Neidson Rodrigues (1998,55) "A escola tem por função preparar o indivíduo para o exercício da cidadania moderna, para a modernidade, isso significa formar o homem capaz de conviver numa sociedade em que se cruzam interviniências e influências mundiais da cultura, da política, da economia, da ciência e da técnica." A escola por si não forma cidadão, a escola prepara o indivíduo para viver na sociedade atual e não para viver na sociedade do passado.

Essa escola deve ser uma escola onde os professores trabalhem de maneira organizada. Onde os alunos, pais e comunidade possam ter capacidade ou possibilidade de apresentarem alternativas, críticas, observarem e dar sugestões.

A escola deve também trabalhar projetos educativos juntos com os pais, alunos e comunidadede, promovendo eventos com participação  dos mesmos: como realização de palestras, festas, gincanas, torneios e pequenos eventos.

Enquanto isso o professor deve desenvolver tarefas que envolvam os alunos, como trabalhos voluntários, debates em sala de aula, palestras, peças de teatros, leitura coletiva e etc. O aluno deve ser também estimulado com os trabalhos extraclasse e passeios educativos. Os mesmos tanto ajuda na aprendizagem como forma de enriquecimento nas experiencias educacionais como manter o aluno na escola. Segundo Neidson Rodrigues, (1998,66) "do educador se exige uma constante ocupação com o ato educativo. Ele tem de ser. é uma questão de ser e não uma questão de situação."

Quando o educador compreende a importância social do seu trabalho e a dimensão transformadora da ação, o seu compromisso cresce. O compromisso é um ato de amor, que precisa ser renovado cada dia. O educador precisa viver em constante renovação de seus conhecimentos. Ensinar exige responsabilidade, amor r muito carinho.

Silvania Silva