Fernando Osias Queco

Docente (Assistente Estagiário) na Universidade Pedagógica – Delegação de Quelimane

Licenciado em Ensino de Educação Fisica e Desporto

Mestrando em Desenho de Sistemas de Educação – Universidade Pedagógica 2012-2014

Uma escola actual e de sucesso, precisa traçar nos seus anais e inculcar nos principais e demais intervenientes, o papel que a escola e/ou educação desempenha no desenvolvimento do homem em particular e da sociedade em geral sob forma a que a sociedade considere a escola importante e catalisadora da continuidade do seu bem-estar.

Nestes termos, ela saberá instituir em seu modus operandi acções que provem ou mostrem uma escola/educação que promova o desenvolvimento humano pois, conhecera a sua sociedade e principalmente a criança que precisa da escola, estará preparada para a continuidade das gerações.

Acreditamos ser de fundamental importância para nós, trabalhadores em educação, procurar tornar nossa actuação um pouco mais crítica, sob forma a repensarmos sobre as funções que a instituição escolar exerce em nossa sociedade. Este enfoque da escola deve sobremaneira auxiliar não apenas a perceber melhor o quotidiano do nosso trabalho, como também alertar-nos para as múltiplas adversidades que a todo momento são montadas e nas quais muitas vezes caímos sem mesmo perceber.

Ora, parece ser comum a ideia de que os sistemas educativos precisam activar esforços pro-activos na busca de melhoria dos processos educativos que resultem no aumento da eficácia das escolas. Este pensar tende a atravessar os vários domínios que compõem a sociedade (domínios político, educacional, investigação, comunidade em geral, etc.). 

Achamos que a consciência da necessidade de as escolas envolverem-se em esforços de melhoria das suas acções é consistente e tal precisa ser visível aos olhos da sociedade em geral. Entretanto, é importante que ao pretender alcançar este objectivo entenda-se simultaneamente que, há a necessidade de promover a disseminação de recursos de melhoria aos agentes educativos e que estejam atentos a acções e iniciativas que se têm vindo a realizar em outras partes do globo, principalmente aquele com características similares ao nosso...