FATEFFIR – Faculdade de Teologia Fides Reformata

Pólo de Jataí

Curso de Mestrado em Educação Holística

Disciplina O que é Educação


Laércio Silva dos Santos

 

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO:

                        PARA QUE SERVE? QUAIS OS TIPOS DE EDUCAÇÃO? E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

Artigo apresentado à FATEFFIR – Faculdade de Teologia Fides Reformata – Pólo de Jataí – Curso de Mestrado em Educação Holística, na disciplina O que é Educação, sob a orientação do professor Dr. Edson Caetano.

Jataí – GO

Dezembro /2012

 

EDUCAÇÃO: PARA QUE SERVE? QUAIS OS TIPOS DE EDUCAÇÃO?

 

 

 

Laércio Silva dos Santos

 

 

 

 

Disciplina:  O que é Educação.

Prof. Dr.  Edson  Caetano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

Neste texto serão apresentadas idéias acerca do tema educação.  Numa linguagem bem simplificada buscou-se aqui responder a  questionamentos levantados na aula da Disciplina  “O que Educação”, do professor Dr. Edson Caetano, no curso de “Mestrado em Educação Holística” da Fateffir, curso realizado na cidade de Jataí-GO. 

Os questionamentos apresentados foram os seguintes: o que é educação? Para que serve a educação?  Quais os tipos de educação? E qual a importância da educação? Numa linguagem bem simples, buscou-se responder aos questionamentos da primeira pergunta sustentando-se na obra de Carlos Rodrigues Brandão,  “o que é educação”.

Sobre os outros questionamentos buscou-se fazer uma reflexão com os  conhecimentos que foram adquiridos ao longo de alguns anos de magistério.  O texto foi finalizado com a tentativa de mostrar o avanço que a educação conseguiu ao longo do tempo, enfatizando a sua importância no contexto social.

 

O  QUE  É  EDUCAÇÃO?

 

 

Todos os seres vivos existentes no mundo passam por um processo educativo. Isso ocorre com os animais, com as aves e demais seres.  Estamos sempre vivendo e aprendendo como afirma  (BRANDÃO, 2007, p. 07). “ninguém escapa da educação”.  As pessoas, na sociedade, passam por diversas experiências de aprendizagem,  nos diversos setores: em casa, no trabalho, na igreja, na escola e no clube.  Vivenciam e passam por experiências para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar, para saber, para fazer, para conviver, ou para aparecer. As crianças, por exemplo, sentem necessidade de aprender e esta aprendizagem se inicia desde os primeiros anos de vida. Começa com as adaptações ambientais, e mais tarde passa para os aprimoramentos no relacionamento com os seres ao seu redor.  Mas o objetivo disso tudo é socializar o indivíduo na sociedade por meio do ensino de hábitos, costumes e valores convencionados de forma consensual pela coletividade.

A educação ajuda a coletividade a pensar em que tipo de homem é ideal para a sociedade. Mais que pensar o tipo de homem, a educação ajuda a construir, pois é a partir do pensamento, dos conhecimentos que são repassados e que dão legitimidade, que as pessoas vão se moldando.  Mesmo sem a estrutura escolar as coisas sempre passavam de geração pra geração, isso prova que a educação sempre existiu e que a estrutura escolar existe pra organizar o saber social para que, de forma mais organizada, as pessoas possam aprender tudo o que é necessário para viver melhor neste mundo.  

A educação também pode ser utilizada como meio de dominação social, como meio de ascensão em detrimento de outras pessoas na comunidade. Segundo (BRANDÃO, 2007, p. 07):

A educação pode existir livre e, entre todos, pode ser uma das maneiras que as pessoas criam para tornar comum, como saber, como idéia, como crença, aquilo que é comunitário como bem, como trabalho ou como vida. Ela pode existir imposta por um sistema centralizado de poder, que usa o saber e o controle sobre o saber como armas que reforçam a desigualdade entre os homens, na divisão dos bens, do trabalho, dos direitos e dos símbolos”.

Considerando a etimologia da palavra o termo educação vem do latim educare, por sua vez ligado a educere, verbo composto do prefixo ex (fora) + ducere (conduzir, levar), e significa literalmente 'conduzir para fora', ou seja, preparar o indivíduo para o mundo. É interessante observar que o termo 'educação' em português possui uma conotação não encontrada na palavra education do inglês. Enquanto que em português a palavra pode ser associada ao sentido de boas maneiras, principalmente no adjetivo 'educado', em inglês educated refere-se unicamente ao grau de instrução formal. 

(BRANDÃO, 2007, p. 25) compara a melhor imagem que se faz da educação com a imagem do oleiro que toma barro e faz o pote. Às vezes a argila resiste às mãos do oleiro, mas se deixa conduzir por elas e se transforma na obra feita. Segundo o autor, quando o educador pensa a educação ele acredita que, entre homens, ela é o que dá a forma e o fino acabamento. A educação pode acontecer por todos os lados, visto que em todos os lados pode haver  redes de relacionamentos e dentro desses relacionamentos há o repasse do saber para as gerações posteriores, o que faz com que os saberes se perpetuem nas comunidades. Hoje, de certo modo, esse repasse acontece com maior facilidade e fluência na sociedade, visto que há uma infinidade de ferramentas que servem como canal para a disseminação da idéias e de todo o tipo de conhecimento existente. O que vai dar o fino de tudo é a educação, a educação é que vai indicar a qualidade do repasse dessas informações dentro dos novos sistemas.

Conjunto de normas pedagógicas tendentes ao desenvolvimento geral do corpo e do espírito é a compreensão institucional da educação.  Aquilo que é estrutura fixa como a escolar por exemplo.  Mas como já enfatizamos a educação não se dá somente nos espaços e nos bancos escolares.  O homem que transforma, com o trabalho e a consciência, partes da natureza em invenções de sua cultura, aprendeu com o tempo a transformar partes das trocas feitas no interior desta cultura em situações sociais de aprender-ensinar-e-aprender em educação. Segundo (BRANDÃO, 2007, PP. 14-15)

"A natureza do homem, na sua dupla estrutura corpórea e espiritual, cria condições especiais para a manutenção e transmissão da sua forma particular exige organizações físicas e espirituais, ao conjunto das quais damos o nome de educação. Na educação, como o homem a pratica, atua a mesma força vital, criadora e plástica, que espontaneamente impele todas as espécies vivas à conservação e à propagação de seu tipo. E nela, porém, que essa força atinge o seu mais alto grau de intensidade, através do esforço consciente do conhecimento e da vontade, dirigida para a consecução de um fim."

 

Na espécie humana a educação não continua apenas o trabalho da vida. Ela se instala dentro de um sistema natural de trocas, de modo que as pessoas vão se relacionando e as informações, os dados, as formações culturais vão se transmitindo moldando, dando caráter de existência, de identidade ao conjunto de idéias que são criadas e formatadas ao longo do tempo por um grupo social. 

Ao longo dos tempos, em todas as culturas, a educação sempre teve o seu valor. Na educação romana, por exemplo, o modelo interessante a ser seguido era o ancestral da família, depois o da comunidade.  Mas isso logo muda, vêm as conquistas, a abertura pra novas culturas, e as mudanças é inevitável. Mas a educação sempre presente, tudo o que ocorre na vida tem a intermediação da educação, que em si é um processo educativo.

Considerando a atualidade, as dificuldades encontradas, as complexidades, a tecnologia, o desenvolvimento dos meios de comunicação a educação se torna imprescindível para o desenvolvimento humano como sempre foi.  A educação é que liberta o homem das opressões. A educação é que prepara a gente para os enfrentamentos de toda e qualquer natureza. A educação é um processo social, é um desenvolvimento.  Não é simplesmente a preparação para a vida.  Pela sua importância podemos dizer que a educação é a própria vida.

 

PARA QUE SERVE A EDUCAÇÃO?  

Para que serve a educação?  Essa questão foi a preocupação ao longo dos  tempos em muitas nações. Isso porque a espécie humana, diferentemente dos animais, é capaz de inventar, de criar, de inventar coisas a partir de conhecimentos apreendidos.  Ao longo dos anos os homens, no seu constante relacionamento, realizavam sempre diferentes obras, construções, o que passava a fazer parte do grande conteúdo humano, o conhecimento.  Com a necessidade de garantir a permanência desses conhecimentos é que se criou a idéia de institucionalizar a escola como hoje ela é. Lógico que no começo não era nada disso, mas a idéia sempre foi a mesma, que era sistematizar uma atividade que garantisse o repasse dos conhecimentos sociais para a posteridade.  Então, desse modo, entende-se que a educação é a guardiã das transformações sociais. É através dela que acontecem as mudanças em todos os campos de atuação, desde a política até aos avanços tecnológicos que são aplicados na medicina.  Então como podemos responder a questão inicial? Para que serve a educação? Serve para ver a vida como ela é e para decidir como mudá-la a partir das circunstâncias de aprendizagem.  A educação serve pra abrir os olhos, serve pra enxergar o mundo com maior “clareza”, pra exercitar os direitos humanos em plenitude e avançar como cidadão pleno, com caráter.

 

QUAIS OS TIPOS DE EDUCAÇÃO?

A educação entendida como condição para o desenvolvimento das pessoas tem uma significação tão grande que não cabe aqui ficarmos adjetivando-a. entende-se que ela é importante para a formação do caráter da criança e para a formação do ser humano como um todo.  É um processo impar, único que traduz toda a compreensão que o ser tem do ambiente em que ele vive.  De uma forma ampla podemos entender a educação como um processo natural, que ocorre na sociedade, nas comunidades, sem determinação de conteúdos específicos e nem um currículo pré-estabelecido.  A isso podemos chamar de educação informal, a escola da vida, que existe desde sempre em todos os lugares do mundo.

Existe ainda aquela forma que há o reconhecimento do estado, que é oferecida nas escolas, possui um currículo especifico, horários, conteúdos pré-estabelecidos, diplomas e muitos outros detalhes que lhe conferem a formalidade, é a educação formal. Do mesmo modo é também uma instituição antiga, visto que os antepassados a criaram para que de uma forma mais organizada pudessem repassar pra posteridade o conteúdo cultural do seu povo. Em quase todas as regiões do mundo as estruturas físicas das escolas são parecidas. Dependendo da condição econômica e da importância que o estado dá a ela a escola assume um aspecto diferenciado. Mas o cerne, o centro da sua existência, reside na preservação e garantia do legado cultural existente nas sociedades, além de serem pioneiras no que diz respeito ao desenvolvimento intelectual e tecnológico, se bem que em alguns países como o Brasil a escola formal hoje tem pelo menos meio século de atraso no que concerne o desenvolvimento tecnológico.

Além dos dois tipos apresentados, facilmente reconhecidos pelas características, ainda há outras formas de educar que são originárias da complexidade e do avanço e desenvolvimento das civilizações. Há uma bem próxima da educação formal, a chamada educação não-formal. Ela que possui características parecidas com a formal, com currículos, horários previstos, disciplinas, programas, no entanto, não possui graus nem diplomas oficiais. Ocorrem em salas de aula, aulas de especialidades técnicas, em horários e períodos letivos definidos, à distância, pela TV, Internet,  ou via correio.  Algumas,  mais próximas da educação informal, acontecem nos espaços públicos específicos,  em centros culturais, parques, museus. Ou simplesmente ao ar livre, em praças, feiras, rodoviárias, estação de trem e metrô, lugares com grandes movimentações onde as pessoas possam partilhar o saber, a arte, com os seus semelhantes. Hoje existem estes espaços na virtualidade: twitter, facebook e outros, que não são menos importantes.

 

POR QUE A EDUCAÇÃO É IMPORTANTE?

 

Apesar de ter discorrido um pouco sobre isso nas questões anteriores é bom que repita: a educação é importante porque é luz. Além de ser um mecanismo de preservação do legado de um povo é um meio para buscar o desenvolvimento intelectual do individuo e buscar o desenvolvimento da coletividade. A educação é a condição pras pessoas se desenvolverem, pras pessoas se comunicarem melhor, pras nações se auto-afirmarem enquanto desenvolvidas.  Enfim, educação é o meio pelo qual podemos buscar melhorar a nossa vida em todos os aspectos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

     Este pequeno texto nos possibilitou, dentre muitas coisas, mesmo que de  forma breve, refletir e compreender o que é a educação, para que serve,  como ela se configura nos dias de hoje em nossa sociedade, e principalmente, compreender a sua importância na formação da pessoa, na formação de uma comunidade.  Recebe o  caráter forjador de um povo, quando a sua cultura é bem explorada, valorizada.  A  educação é fator preponderante em todo o processo de formação da história deste povo.  É só confirmamos com estudos, os países mais bem sucedidos do mundo tem na estruturação histórica do seu país uma maior valorização da educação.  Isso passa a ser uma luta de todos no país, a educação passa a ser considerada um patrimônio, tem o reconhecimento público de todas as entidades privadas, do povo e apoio do governo.

Enfim, a educação, que nos encaminha pra marchas e batalhas, infelizmente, representam pra nosso país somente a bandeira de luta de uma classe massacrada que é a dos professores. Se essa bandeira fosse uma bandeira de toda a sociedade, com certeza essa  realidade do nosso país seria outra. Vamos continuar zelando pelo nosso acervo cultural, pesquisando e enriquecendo a nossa educação pra quem sabe num futuro próximo a gente possa gozar com o desenvolvimento da educação brasileira. Não vamos esperar, vamos trabalhar.

 

BIBLIOGRAFIA

 

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Que É Educação. Coleção Primeiros Passos. 49ª Edição, Brasiliense. 2007.

HOLANDA, A. B., 1988, Dicionário Aurélio Escolar da Língua Portuguesa, 1ª ed., Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, RJ. MOREIRA, A., ARAÚJO, D, 1977.