Acreditar no futuro é um processo continuo. Acreditar é diferenciar a triste realidade da visão motivadora, uma visão que necessariamente é futura. O futuro se constrói com ideias e atitudes, com fracassos e vitórias, com experiência. É na experiência do dia a dia que o caráter se lapida e o verdadeiro crescimento pessoal e social aparece.

Enxergar crescimento não acontece por acaso. Imaginar a solução de um problema, descrever uma ideia criativa ou procurar uma simples biblioteca são frutos de uma mente transformada pelo impulso constante do estudo, de uma conversa com aprendizado e da prática dos conceitos aprendidos na escola ou fora dela. 

Ter uma visão é mais do que proclamar um conceito ou uma simples convicção. Significa ter vontade, o desejo de mudar a sociedade, o país, o mundo, sabendo que para transformá-lo, é necessário mudar a si mesmo. Toda mudança produz crescimento, consequentemente, colabora com a visão de um futuro maravilhoso, promissor, futuro onde as crianças frequentarão as escolas felizes e os adolescentes mergulharão conscientemente no mundo do conhecimento, não por causa de uma insignificante nota, mas pela transformação que o próprio conhecimento produz. 

Nossa sociedade não para e ninguém é culpado por isso. É moderna e real. Movimenta-se rapidamente. Ontem desejávamos que o amanhã viesse. Hoje desejamos que o amanhã não exista nem se revele. Impossível. Ele virá conosco, sem nós ou apesar de nós, de nossas atitudes, de nosso exemplo ou educação.

Educação e sociedade? Tem tudo a ver. Somos nós que formamos a sociedade do futuro. Nós? Sim. Você, eu, sua família, os professores, os governos. Nós! Nós transformamos a sociedade através de um “grandioso pequeno instrumento” chamado “educação”. Grandioso porque transforma as massas, pequeno porque sua importância é muitas vezes desconsiderada. Ao final, nós também temos a última palavra, com educação ou sem educação, formaremos sociedades, jovens, filhos, pessoas que se importarão mais com si próprios do que com os outros, sociedades que amarão um IpadIpod ou qualquer “I... da vida” mais do que a natureza ou a própria vida; deixarão de ser figuras imitáveis para as próximas gerações. E o futuro? E a visão? 

Educação e sociedade? Tem tudo a ver, mas principalmente com você.