Desde sempre estamos inseridos em diversos contextos, nos quais possibilitam a inserção do homem nas estruturas deste mundo tão questionador, sejam elas de ordem: social, política, cultural e econômica.

Não podemos esquecer que tentar colocar os diferentes sujeitos nos moldes da sociabilidade, integralidade, é reconhecer o seu papel de transformação, nas ações como seres pensantes, atuantes da própria existência, através da ferramenta transformadora que lhe és devida e totalmente garantida por lei: a educação.

A sociedade vigente, procura de todas as formas extraírem dos seus, as habilidades e competências necessárias para viver uma vida de pouca reflexão, daquilo que se precisava ter como elemento primordial, que é educar aqueles e aquelas sob a condição de promover processos reflexivos numa perspectiva crítica.

Nota-se então, uma projeção de uma sociedade competitiva, alienante, burocrática, fazendo da massa populacional, uma simples reprodutora de padrões pré-determinados. Nisto, percebemos os diversos e atualizados debates, rodas de conversas, envolvendo os processos do âmbito educativo, onde se abrangem desde concepções de um teor tradicional em detrimento dos mais esclarecidos, como auxílio para questões complexas como essas.

Precisa-se caracterizar e produzir momentaneamente um “novo homem”, através de diversos olhares, porém é preciso frisar o olhar determinante e promissor para todos os que virão: o olhar da educação como um meio de intervenção da realidade, uma vez que, sem ele, não estaríamos sendo coniventes e coerentes com a proposta deste  homem aspirante por êxitos desbravadores do seu meio  .

Contudo, a relevância do papel da junção entre homem e sociedade, sempre será alvo de muitas discussões, pois estamos constantemente acobertados por princípios, onde nas vias educativas são notadas por falhas, que poderiam apenas serem propícias nas formações humanísticas , pondo todos os  indivíduos nas perspectivas de conhecerem de maneira metódica , instigante , os refinamentos de uma criticidade apoiada por elementos gerais , na contribuição de uma sociedade mais digna  e apurada , quando fala-se no que queremos formar .