Atualmente, vivemos numa corrida sem precedentes em busca de conhecimentos. Tal perspectiva nos é imposta pela própria sociedade que nos imprime a necessidade de uma evolução em todos os campos do saber. No momento em que contextualizamos educação com conhecimento, percebemos os grandes desafios impostos à escola, tida como a instituição incumbida de proporcionar o desenvolvimento das capacidades intelectuais e morais das pessoas.

Uma educação de qualidade é aquela que enfatiza e desenvolve nas pessoas as habilidades e competências necessárias para que se integre a teoria com a prática em conformidade com a realidade das pessoas. A educação de qualidade busca valorizar os conhecimentos apriori adquiridos e os contextualiza com as propostas pedagógicas das escolas estimulando o processo ensino e aprendizagem.

A escola por sua vez, para buscar uma educação de qualidade precisa conhecer o seu público estudantil para estabelecer a sua proposta pedagógica. Necessário também será que a escola desenvolva atividades de valorização da cultura local, para que a comunidade escolar se sinta parte integrante da escola. A escola necessita criar mecanismos e proporcionar meios para resgatar a credibilidade da comunidade. É um caminho de benefícios organizado na forma de mão dupla, ao passo que ambos se comprometem a buscar uma educação cada vez melhor.

A escola precisa também, resgatar o próprio conceito de educar e motivar o ensino diante da sociedade, uma vez que a falta de motivação é um fator imperativo na educação atual, carregada de significados, porém impregnada pela falta de valorização dos atores desse processo, os professores. Neste entendimento, motivar o aluno para a busca do ensino e aprendizagem é tão necessário quanto valorizar os profissionais que atuam nesse processo.

Não se pode pensar em educação de qualidade sem que haja na escola uma organização inovadora, aberta e dinâmica embasada em um projeto pedagógico participativo; Docentes bem preparados intelectual, emocional, comunicacional e eticamente. bem remunerados, motivados e com boas condições profissionais. Relação efetiva entre professores e alunos que permita conhecê-los, acompanhá-los e orientá-los. Infra-estrutura adequada, atualizada e confortável. Tecnologias acessíveis, rápidas e renovadas e por fim, alunos motivados, preparados intelectual e emocionalmente, com capacidade de gerenciamento pessoal e grupal.