EDUCAÇÃO E LETRAMENTO[1]   

                                        Elivaldo César Cavalcante Silva[2]

                                        [email protected] 

RESUMO 

Este artigo debate o tema Letramento dentro do contexto educacional brasileiro. Tem-se como objetivo básico esclarecer o seu uso pelos professores dos anos primeiros do Ensino Fundamental, como ferramenta no auxílio da aprendizagem da leitura e da escrita. Objetiva-se também, realizar uma revisão bibliográfica, como ferramenta metodológica, a partir de alguns estudiosos do tema. A saber: Tfouni, Ferreiro, Kleiman e Soares. Por fim, tentou-se delinear um conceito ímpar de letramento, tomando como base os autores discorridos ao longo do texto. 

PALAVRAS-CHAVE: letramento. aprendizagem. educacional. 

1 INTRODUÇÃO 

           As transformações socioeconômicas, políticas, históricas e/ou culturais causam o aparecimento de novos conceitos/termos para definir fenômenos novos e, momentaneamente, ainda se encontram em processo de recepção e assimilamento pela sociedade na qual estão inseridos.

            Em consequência disso, surgiu o termo Letramento. Segundo Magda Soares, letramento seria a tradução para o português da palavra inglesa “literacy”, etimologicamente originada da forma latina “littera”, cujo significado é “letra”.

           A recente integração do termo letramento no campo da educação brasileira conjugada a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos gerou uma série de questionamentos entre a classe docente dos anos iniciais desse Ensino.

            Muitas dessas dúvidas se referem ao conceito e à proposta de letramento. Há educadores que pensam o letramento como um método didático substituto da alfabetização, alguns consideram alfabetização e letramento processos iguais. Isso decorre da falta de esclarecimento teórico sobre a temática em questão.

           Despiciendo dizer, é necessário compreender as bases teóricas do conceito letramento. Portanto serão delineadas as teorias de alguns autores com o fito de sistematizar suas precípuas contribuições em relação ao tema.

          Este artigo abrangerá reflexões de cunho teórico sobre a origem do termo, conceituação e as possíveis relações entre letramento e alfabetização.

[...]