RESUMO

No mundo contemporâneo, a escola é mais importante instituição responsável pela formação ética do indivíduo. Entretanto, para cumprir essa missão, enfrenta diversos desafios. A mudança no mundo é constante e cada vez mais interfere diretamente em nossa forma de viver em sociedade.

Na perspectiva que será apresentada neste trabalho, a prática educativa precisa considerar e valorizar, na formação dos educandos, a defesa de princípios éticos diversos autonomia, responsabilidade, solidariedade, criatividade e sensibilidade. Também é necessário estimular e respeitar a participação dos educandos nas mais variadas práticas sociais, bem como naquelas planejadas, realizadas e avaliadas pela escola.

Essa postura concorre para combater quaisquer formas de discriminação, e promover a integração entre as diversas áreas do conhecimento, visando ampliar a formação e o exercício pleno da cidadania.

A ética não possui um caráter normativo, por isso não nos indica o que devemos fazer como faz a moral. Assim, se a moral diz que devemos obedecer às leis, a ética nos leva a indagar porque devemos obediência às leis.