Sabemos da relevância da educação e da escola na longa história da humanidade. As instituições de ensino criadas primeiramente para manutenção do conhecimento das elites, nos dias atuais são ofertadas para toda a sociedade, porem fica a pergunta; É ofertada com qualidade  e quantidade para todos? A resposta é não, como lemos no texto de Vitor Paro temos  milhões de crianças sem atendimento a educação. Quando olhamos nosso pais ainda vemos outros milhões de crianças sendo atendidas sem as mínimas condições em escolas sucateadas, e educadores mal remunerados.

A escola pode ser definida como um espaço onde o conhecimento é compartilhado é o local  onde um grupo de pessoas mais instruídas compartilha saberes com as menos instruídas e entendendo que educação seja o mecanismo de propagação e manutenção do conhecimento construído por uma sociedade. Porem escola e educação é muito mais que isso.

A escola é um espaço, em alguns momentos, o único espaço onde as pessoas se encontram podem ser encontradas com um único objetivo ou seja, trocar e produzir  conhecimento e a educação é todos os conhecimentos e saberes compartilhadas e produzidos por uma sociedade e que garanta que esta a cada dia evolua pois é do extinto humano evoluir, a escola não pode apenas ser um lugar trem que ser um local transformador e a educação não pode apenas ser conhecimentos repetidos para formar o individuo para o trabalho ela tem que ser algo que transforme  o individuo e a sociedade para o Progreso coletivo e individual dando condições intelectuais e sócias de vida.