Educação e Conscientização Ambiental acerca do Aquecimento Global

O homem com suas ações predatórias e irresponsáveis para com o seu meio, vem alterando e modificando o clima do planeta. A ganância e a busca pelo poder faz com que o ser humano passe a desprezar as riquezas naturais como nosso maior bem, e utilize nossos recursos da natureza erroneamente, sem preservação, sem cuidado, numa relação de usurpação e destruição. Toda ação tem uma reação, ou seja, tudo que o homem vem fazendo com o meio ambiente será devolvido, através das mudanças no clima e o aparecimento de eventos extremos como enchentes, furacões entre outros.
Por esse motivo faz-se necessário desenvolver políticas públicas que se preocupem com a população e divulguem sobre o aquecimento global, suas causas e conseqüências, em todos os setores, para que todos possam colaborar para diminuição dos GEEs na atmosfera.
O cidadão precisa ter conhecimento de que é possível mudar o destino do nosso planeta, e também deve ter acesso às informações que auxiliem na proteção do planeta em pequenas atitudes como utilizar a bicicleta ou ônibus coletivo no nosso cotidiano, para diminuição de GEEs, racionalização do uso de energia elétrica e também preservação das matas para melhor utilização dos recursos naturais, numa relação de adaptação do homem com o meio.
O futuro do nosso planeta depende de cada um de nós e também da consciência cidadã de todos, ou seja, do comprometimento de todas as classes e raças em busca de um único objetivo salvar o planeta.
É mister que nas escolas, desde a educação infantil, as crianças aprendam a importância da natureza e como preserva-la, que possam compreender que o futuro depende das ações que o planeta sofre hoje.
Atualmente o que deve ser feito é exigir que os governantes invistam no desenvolvimento sustentável para que haja progresso econômico sem agressão a natureza.
No entanto existem algumas medidas simples a serem tomadas para não piorar a situação do planeta. São elas:

? Melhoramento do transporte público para que as pessoas possam utilizá-lo, reduzindo a circulação de veículos particulares, fazendo com que diminua o consumo de combustível e também as emissões de GEEs;
? Economizar água, utilizando somente o necessário. Uma atitude simples é ao escovar os dentes não deixar a torneira aberta, que pode gastar 14 litros de água. Portanto se 4 milhões de pessoas fecharem a torneira ao escovar os dentes é possível economizar o suficiente para abastecer uma cidade com 1 milhão de habitantes num dia;
? Comprar produtos no qual seus fabricantes se preocupem com o meio ambiente, utilizando os recursos naturais com responsabilidade sem causar grandes impactos à natureza.

Essas atitudes são simples e podem ser tomadas por qualquer indivíduo sem restrições de classe ou grande poder aquisitivo, e são de extrema importância, pois são capazes de diminuir as agressões causadas pelo próprio homem à natureza.