A educação ainda é a base principal para que uma sociedade se estruture em parâmetros que permeiam na ética e na cidadania, porém a falta de recursos para uma melhor educação no ensino formal tem influenciado a criação de muitas entidades filantrópicas com a finalidade de auxiliar a educação, ou seja, essas entidades têm funcionado como complementos de ensino, ainda que não formal, para crianças e adolescentes, porém além desse complemento de ensino, muitas entidades têm oferecido também um complemento da educação familiar, isto é, o que deveria ser responsabilidade dos pais, tem se tornado responsabilidade de muitos colaboradores (as) dessas instituições, diversas atividades educacionais e até mesmo a atenção que os pais não podem dar as seus filhos são transferidos a voluntários (as) que o fazem com o coração aberto, tudo porque nunca houve uma sociedade em que os pais não encontram tempo para os seus próprios filhos e nunca houve uma sociedade onde a defasagem da educação nas escolas públicas tem sido tão grande como a nossa sociedade. Palavras-chave: Educação, Cidadania, Ética e Aprendizagem.

Abstract: The education still is the main base so that a society if structuralizes in parameters that are inside of the ethics and the citizenship, however the lack of resources for one more good education in formal education has influenced the creation of many philanthropic entities with the purpose of assisting the education, that is, these entities has functioned as complements of education, despite not formal, for children and adolescents, however beyond this complement of education, many entities have also offered a complement of the family education, that is, what it would have to be responsibility of the parents, it has if made responsible of many collaborators of these institutions, diverse educational activities and even though the attention that the parents can not give their children are transferred the volunteers who make that it with the open heart all because there was never a society in which parents do not find time for their own children and has never been a society where the gap of education in public schools has been as great as our society. Key-words: Education, Citizenship, Ethics and Learning

Introdução

Este artigo tem como finalidade analisar as situações que envolvam aprendizagem, diversidade sócio-cultural junto a crianças e jovens em situação de risco.

A entidade analisada foi a Pastoral do Menor, situada na Paróquia Santa Gertrudes, no Bairro de Santa Gertrudes, Jundiaí, São Paulo. Houve uma preocupação na observação do aprendizado das crianças deste local, bem como a análise de métodos aplicados (no caso desta instituição) pelos voluntários (as). Como vimos no início deste artigo, foi abordado um tema referente ao importante papel das entidades filantrópicas na sociedade atual e analisar os métodos que estas tem aplicado em suas diversas atividades, o primordial do que foi notado, foi justamente o complemento da educação de ensino formal, que estas entidades tem adotado e aplicando o ensino não formal, ou seja, disciplinas que as crianças e adolescentes têm na escola, não são aplicadas na íntegra, há uma defasagem na educação formal e esta entidade tem a preocupação de oferecer um suporte no ensino destas crianças, outro fator importante visto nesta instituição é o papel que a ela foi transferido e que deveria ser de responsabilidade familiar, a atenção e o carinho, muitas crianças saem de suas casas em pleno sábado pela manhã e passam o dia todo nesta instituição, fazendo sol ou chuva, lá elas buscam o que não encontram muitas vezes em suas casas ou na escola, e a entidade vem fazendo o seu papel de integrá-las a sociedade.

Essa idéia da educação não ser o papel exclusivo da escola, mas educação se referir a qualquer gesto que incita uma criança aprender, vemos na obra de Jean Piaget.

"A educação é algo sempre presente em nossas vidas, mesmo quando não percebemos no amontoado de fazeres e saberes corriqueiros do cotidiano... Ela está na voz da mãe que acalenta e na mão da avó que ajuda a criança a segurar e levá-la a boca. Está na birra e na palmada, no traço marcado na areia ou no papel, no cabo de vassoura que se transformou no cavalinho... Não é só coisa de escola ... Ela se faz também na escola."

(FONTANA, Roseli. Psicologia e trabalho pedagógico, Saraiva, 2004, São Paulo).

Primeiramente então com essa idéia de Piaget, podemos ver que entidades como a Pastoral do Menor estão trabalhando com educação e com relação a Pastoral do Menor a educação e aprendizagem das crianças e dos adolescentes é realizada a todo momento, assim que as crianças chegam na Pastoral se inicia a celebração de uma breve missa, elas rezam, muitas são ensinadas a rezar, cantam e são ensinadas que a música em oferecimento a Deus é um louvor que expressa que toda criatura deve adorar somente a Deus, após cantarem o Padre inicia uma mensagem, esta mensagem se resume sempre em temas de como uma criança deve se comportar com os pais, amigos, em casa e na escola, neste momento se nasce a idéia do complemento da educação familiar ser transferida para a Pastoral, por isso mesmo que a entidade conta com o Padre para esses ensinamentos às crianças, pra que realmente se preste atenção à mensagem de modo que a criança interiorize este conhecimento a ser transferido a fim de que ela viva na sociedade da maneira que está sendo ensinada. Após a celebração da missa cada criança dividida em sua faixa etária se dirige para uma classe especial para a execução de diversas atividades, são classes de dança, pintura, desenhos, debates de ética e cidadania, aulas de música e reforço de matemática. Além desse trabalho é feito um trabalho de assistência social, todas as crianças participantes da Pastoral são cadastradas e existem dados sobre o nível aquisitivo de cada uma e algumas famílias destas crianças contam com cestas básicas e ajuda quanto a remédios, roupas, mas o que mais se vê é o auxilio a psicólogos, em virtude de tantos acontecimentos que tem ocorrido com estas crianças e adolescentes, desde problemas com drogas a gravidez precoce. Foi visto um trabalho bem minucioso por parte da Pastoral.

Neste método de ensino desta entidade, por diversas vezes foi visto o agir das teorias de autores como Piaget, pois estas crianças passam grande parte de seus tempos envolvidas nas atividades desta instituição, meninos e meninas entre cinco e dezoito anos estão inseridas neste contexto, portanto:

"Ao agir sobre o meio o indivíduo acaba incorporando a si elementos que pertencem ao meio. Através desse processo de incorporação, chamado por Piaget de assimilação, as coisas e os fatos do meio inseridos em um sistema de relações e adquirem significação para o indivíduo".

(FONTANA, Roseli. Psicologia e trabalho pedagógico, Saraiva, 2004, São Paulo).

Ao ensinar as crianças sobre o comportamento que se deve ter perante a sociedade em como agir com pais, amigos seja na escola, em casa ou na rua de acordo com os parâmetros bíblicos, é justamente uma forma de fazer com que a criança desde sua idade tenra já comece a incorporar os conceitos que o meio em que esta vive estão pregando e o contato constante com o que esta sociedade prega, gera o que Piaget chama de acomodação, já que muitas vezes há a "modificação no funcionamento cognitivo da pessoa". Se analisarmos pela teoria de Vygotsky (1992) veremos um processo semelhante também nesta entidade, pois a relação que a criança tem com este meio que convive, é um meio que já foi criado por sua geração tempos atrás, pois a criança assimilará ações do grupo na qual pertence e também possuirá ações de cunho biológico e a partir do momento que essas se organizam esses modos de ação resultam em características humanas.

Esse fundamento de Vigotsky foi analisado, ao passo que cada criança observada era diferente uma da outra, os voluntários (as) tinham essa percepção, isto é, cada criança tem uma família diferente onde a cultura é diferente, a criação é diferente, umas são mais carinhosas, outras mais ariscas, falantes, quietas, obviamente o fato dessas crianças possuírem tais características não está atrelado somente ao fato da incorporação do meio, ou do grupo em que vive, mas também ao biológico que para Vigotsky é justamente as duas essências que acarretarão na formação humana da criança, o fator biológico e a relação com o meio, porém o que Vigotsky mostrará de interessante é a capacidade que o ser humano tem de trabalhar na transformação biológica com uso de instrumentos, isto é, para trabalhar a criação da criança Vigotsky usará os signos, com o objetivo de "modificar o funcionamento psicológico do homem."

Aspectos como estes foram vistos nessa entidade, pois jogos, símbolos, são implantados nos métodos pedagógicos para a execução das atividades dessas crianças. O filme "O garoto selvagem" de François Truffault de 1970, aborda a questão do símbolo como objeto de aprendizagem da criança, portanto este serve como um signo para a educação, onde o objetivo maior é sempre socializar o homem, fazendo isto lógico com a criança porque à medida que ela cresce, todos os ensinamentos que lhes foram passados durante a infância ainda estará fixo na mente.

Henry Wallon (1992) ao trabalhar com afetividade, movimento, inteligência e a formação do eu como pessoa, mostra a importância que tem esses quatro elementos pra gerar a formação da pessoa, portanto em um lar onde a criança não é bem amada porque os seus pais nunca desejaram uma gravidez, não terá uma boa formação. Isto é o que mais vemos em nossa sociedade, crianças nascendo com um lar sem estrutura e crescendo sem nenhum afeto pelo outro, sem desenvolver as emoções elas se tornam adultos que jamais estarão preparadas para educar um indivíduo. E essas entidades acabam trabalhando com estes conceitos de autores como os citados para desenvolver estas crianças, mas claro que os recursos ainda são escassos.

 Considerações finais

Nota-se uma defasagem, portanto, no ensino formal, mas e o ensino não formal? Será este a solução do problema de toda sociedade? Talvez não, pois sem recursos necessários não se pode dar uma perfeita atenção a tantas crianças, não se tem talvez um acompanhamento tão minucioso com cada criança, o papel das entidades filantrópicas, quanto a um auxilio familiar tem crescido cada vez mais, mas os recursos para estas entidades não crescem, são estagnadas, portanto qual realmente é o papel do cidadão perante esses problemas sociais? Estas entidades existem e possuem um objetivo, mas pouco pode fazer sem recursos, portanto qual seria realmente o conceito de cidadania para o auxilio destas entidades? Estamos preocupados realmente com o aprendizado do outro, ou estamos formando uma sociedade com interesses próprios?

O ensino não formal, ainda não atingiu o seu ápice quanto ao objetivo e muito ainda há pra se trabalhar e ser melhorado, porém este espaço aberto nos gera uma outra discussão.