A EDUCAÇÃO E A AVALIAÇÃO

RAMOS,Paulo.-.ed.ver.-Blumenau,2008.vi,p.119.

O autêntico processo ensino aprendizagem, requer ações inteligentes e criativas. O entendimento metodológico sobre método avaliativo torna-se uma exigência da relação teórica-prática, pois o professor ensina e reformula seu saber de acordo com a resposta encontrada no aprendizado. Entendemos que a avaliação deve ser uma orientação para o professor na condução da sua prática docente e jamais para promover ou reprovar aluno.
Já se buscava trabalhar com mais profundidade sobre a natureza do trabalho pedagógico e do próprio curso do magistério. Os processos de educação e de avaliação são inerentes do ser humano. "Tudo se avalia".
Na educação, em geral, a avaliação vem sendo utilizada como forma de reter ou aprovar o aluno, num sentido classificatório. A ação classificatória por parte de muitos professores que tem como base provas e testes para julgar "erros e acertos", vêm sendo um dos grandes problemas na educação. Os resultados e testes não são sobre o aprendizado do aluno. A análise dessa maneira de avaliar mostra que é necessário soltar as amarras da avaliação tradicional e facilitar a mudança no processo de ensino e aprendizagem.
Contudo, o instrumento de avaliação deverá atender à demanda dos objetivos mediante as categorias definidas por (COLL,1986) como conceitual, procedimental e atitudinal, predominando dentro de uma perspectiva metadisciplinar. Logo a conduta, a coerência, o bom desempenho-empenho docente, reforçam o caminho que o aluno tem a seguir para chegar a sua identidade cultural. A avaliação exerce uma função importante no processo ensino e aprendizagem, pois a razão do professor ou o aluno permanecem acidentais, se não for acrescida da habilidade de aprender com seus erros e o insucesso de sua intervenção.
A visão de educação valoriza o entendimento e o desenvolvimento de capacidades reflexivas, cultivadas em projetos a curto, médio e longo prazo. É dada uma atenção especial ao empenho do professor e do aluno, o que faz a educação ocorrer tão discretamente quando possível durante o curso das atividades diárias. Os professores podem ter um papel determinante na formação de atitudes positivas ou negativas nos seus alunos.
Assim numa concepção metadisciplinar, propomos também, quatro pilares: um entendimento que seja reflexivo, conectado, compartilhado e autonomizador.
Para Gardner (1995,p.146)"[ ...]a educação para o entendimento um "currículo em espiral", em que idéias ricas, produtivas, devem ser revisitadas várias vezes durante a carreira de um aluno na escola".
O professor deve ser sensível às ações dos alunos, a fim de estimular o exercício da curiosidade, da observação, da crítica e da capacidade de compreender e indagar.
Para tanto é preciso, que com a máxima urgência intelectual do setor ensino e aprendizagem que tem como meta o desenvolvimento da sociedade, conhecer melhor a si mesmo e seus alunos afim de classificar como mais ou menos desenvolvidos.
No contexto "educação" ter como meta dar conhecimento a todos que dele procurar e precisar.





Baltazar Juraszek
Especializando
Santa Terezinha