EDUCAÇÃO DO SENSÍVEL EM DANÇA NA OBRA:

“A DANÇA” DE KLAUSS VIANNA 

Ana Paula Pitombo Ferreira[1]

CEAFI/PUC-GO

[email protected]

RESUMO 

O trabalho apresentado abordou a atuação de Klauss Vianna na dança a partir de reflexões e apontamentos de sua obra: “A Dança”. O estudo iniciou-se com a abordagem de sua trajetória na arte, demonstrando seus primeiros contatos com o corpo, que partiram de uma relação sensível com o mundo que o cercava. Em seguida, passou-se a apreciar os relatos sobre a dança mediante análise e reflexão da obra, demonstrando com riqueza de detalhes e uma sensibilidade memorável, sua forma de pensar e agir sobre esta arte corporal, fazendo refletir a forma de lidar com o corpo, que deveria partir de um contato sensível com o mundo. Para conclusão do trabalho foi apontado à importância da Educação do sensível na dança abordada por Klauss, sendo este, decisivo ao defender a educação do sensível como princípio de reconhecimento corporal e de construção, contribuindo de forma significativa para a forma de fazer dança no Brasil.

INTRODUÇÃO 

Klauss Vianna bailarino, coreógrafo e professor de dança, criou um método próprio de preparação corporal de atores e bailarinos, desenvolveu em seus trabalhos um jogo de percepções partindo da observação dos corpos em movimento, afirmando que “todos somos, sem exceção, bailarinos da vida”. (VIANNA, 2008, p.20). Deixou claro durante sua trajetória na arte, a importância de despertar a sensibilidade para expressar-se melhor na dança.

Sempre atento a cada detalhe, valorizava os pontos mais simples, quase sempre, imperceptíveis pela maioria. Ele afirma que é preciso educar os sentidos para compreender as expressões do corpo. Através da dança o homem manifesta os movimentos do seu mundo interior, adquirindo mais consciência para si mesmo, e para o público que o observa. Todo conhecimento se inicia no corpo através da sensação, onde o homem primeiro experimenta, é a partir daí que se estabelece o seu contato inicial com o mundo que o cerca.

  Klauss demonstra com muita riqueza e sensibilidade, por meio da obra “A Dança”, sua forma de expressão na arte corporal, contribuindo significativamente na construção de um corpo dançante, que valoriza suas particularidades, utilizando-as a seu favor em uma atuação coreográfica. Foi através de sua sensibilidade e inquietação ao lidar com corpo, que ele modificou a forma de pensar e fazer dança no Brasil.