Formação para Coordenadores de Laboratório
de Informática



















EDUCAÇÃO DIGITAL: uma nova forma de aprendizagem







Antônio Alvimar Leal Silva1















Feira de Santana
2008























"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
(Jean Piaget)












EDUCAÇÃO DIGITAL: uma nova forma de aprendizagem


Antônio Alvimar Leal Silva






Resumo

Os recursos tecnológicos estão contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da educação através da grande quantidade de informação disponível e a rapidez com que ela é transmitida, por isso cabe aos professores, capacitar-se para atender às necessidades de aprendizagem dos alunos já que essa nova forma de aprendizagem torna o ensino mais dinâmico. O mundo tornou-se digitalizado, e a escola não poderá resistir a essas mudanças, pois, os grandes exemplos de mudança no comportamento educacional não poderiam ser dados, senão por ela.




Palavras chave: Tecnologia de informação, educação, aprendizagem, computador, internet.












INTRODUÇÃO


São várias as formas pelas quais o homem entra em relação com o mundo que o rodeia, a depender das circunstâncias e necessidades, bem como do tipo de cultura em que ele está inserido. Hoje a principal forma de entrar em contato com o mundo globalizado são os recursos tecnológicos que tem se desenvolvido muito rapidamente.
Com a grande expansão do computador e da internet tornou-se necessário disponibilizar em páginas da internet informações que pudessem auxiliar no processo educativo contínuo, claro mediante orientação de professores, pais e profissionais que tenham conhecimento do uso das ferramentas adequadas para pesquisar e explorar ao máximo o seu potencial de ensino.
As escolas por sua vez não poderiam ficar fora dessa nova constante mundial, já que um dos principais conectivos entre a escola e o mundo é a informação, que hoje, na era do computador, com o uso da internet, tem sido cada vez mais rápido. Por isso torna-se claro a necessidade de inserir os recursos de tecnologia ao cotidiano das escolas, fazendo da educação uma atividade mais dinâmica e prazerosa. Diante de tantas mudanças no sistema educacional, procura-se viabilizar novos métodos de ensino, e o uso do computador e da internet é um dos principais recursos que poderão dinamizar esse processo, devido à sua vasta quantidade de informação.
Os alunos geralmente já fazem uso de alguns desses recursos, por isso é de grande importância que eles tenham acesso a essa nova forma de aprendizagem já na escola, ajudando-lhes a desenvolver suas atividades com uma maior quantidade de recursos e qualidade no desenvolvimento. Também na escola, os professores devem buscar instruções didáticas, a fim de orientar os alunos com maior precisão na prática das diversas tarefas que o computador pode realizar, e na grande oportunidade que eles têm para ampliar e aplicar o conhecimento aprendido.

O PROFESSOR E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Na atualidade o fenômeno da globalização nos apresenta uma grande necessidade de transmissão de informações de maneira rápida e atualizada. Sendo assim, o uso do computador tornou-se essencial numa perspectiva global. Nesse sentido, a tecnologia da informação se transformou numa ferramenta indispensável no processo ensino-aprendizagem com a finalidade de colocar os educandos nesta realidade.
É de fundamental importância o acesso à tecnologia nas escolas como ferramenta auxiliar nas aulas de todas as disciplinas, porém precisa-se de profissionais qualificados para explorar ao máximo essas ferramentas, já que esse é um dos grandes empecilhos para o uso dos recursos tecnológicos. Os professores devem construir e trabalhar em conjunto com seus alunos para desenvolver as atividades das disciplinas relacionadas com o uso dessas ferramentas, buscando alcançar objetivos individuais e coletivos. Podemos dizer que, a presença das novas tecnologias nos diversos setores da sociedade atual, principalmente nas escolas, é indispensável. E os primeiros passos devem ser dados dentro da escola, para que se possam construir bases sólidas para o trabalho e a pesquisa com as ferramentas de tecnologia na realização das atividades escolares e extra-escolares.
O uso dessas tecnologias não vão substituir os professores, mas auxiliá-los em algumas das suas atividades. A tarefa de passar informações pode ser estimulada de diversas formas, como o uso de blogs, livros, vídeos, programas em CDs, entre outros. O professor irá se transforma num estimulador da curiosidade do aluno, fazendo com que ele queria pesquisar em busca de informações mais satisfatórias aos assuntos estudados, cabendo ao professor coordenar o processo de apresentação dos resultados obtidos pelos alunos. Os professores deverão também transformar a informação em conhecimento didático, buscando ampliar o desenvolvimento dos alunos nas diversas formas de aprendizagem através das atividades aplicadas.

ENSINO ORIENTADO

Quando utilizamos os recursos que a tecnologia nos oferece, faz-se necessário estabelecer metas e regras para que ao orientarmos os alunos, fique bem claro, o que realmente estamos querendo, e assim, as aulas se tornarão produtivas tanto para o aluno como para os professores. Isto porque muitos alunos conhecem alguns desses recursos e por isto, tendem a sair do real interesse do planejamento das atividades. É muito importante o compromisso do professor com esses aspectos, pois sem esses direcionamentos o uso dos recursos tecnológicos como formas de aprendizagem deixarão de ter a magnitude na construção coletiva e pessoal do conhecimento.
O uso dos recursos que a tecnologia nos oferece abre um leque bastante grande de oportunidades para todos os envolvidos no sistema educacional, o aluno, o professor, a escola e a sociedade, já que todos estão interligados e dependentes uns dos outros. São essas novas tecnologias que permitem a preparação e manipulação de tópicos específicos por parte do professor e do aluno, conforme as suas realidades. As novas tecnologias sugerem uma proposta diferente de ensino, criando possibilidades de aprendizagem num ambiente muito mais interativo e satisfatório à construção do conhecimento.
O professor se torna um elo entre as tecnologias inovadoras e o conhecimento, transformando o processo de ensino-aprendizagem. Os recursos tecnológicos usados na educação devem caminhar buscando um objetivo único, tornar melhor o processo de ensino e aprendizagem, garantindo ao aluno não apenas a compreensão do conteúdo didático, mas também um aprendizado social, coletivo e interdisciplinar.

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS

A organização do laboratório de informática e o uso dos diversos recursos de tecnologias nas escolas não dependem somente de empenho político, nós professores junto com a direção e os próprios alunos devemos nos empenhar ao máximo, a fim de explorar essas ferramentas, detectando o potencial dos alunos nas várias atividades que poderão ser aplicadas. Pois, não é mais facultativo a utilização desses recursos. Tornou-se obrigatório o conhecimento de seu funcionamento, e suas opções nos faz desejar ter um contato mais próximo dentro da realidade em que nos encontramos.
Hoje, na época em que vivemos, é muito difícil não fazermos uso dos recursos tecnológicos, já que é bastante prático e facilita a nossa vida. Precisamos está preparados para todas as mudanças que poderão transformar a sociedade, entretanto, não devemos nos assustar, essas mudanças são constantes e apenas temos que seguir o ritmo em que elas aparecem e aos poucos conseguiremos estar conectados a todas as transformações sem dificuldades.
A utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação faz parte de um novo paradigma educacional, apontando as necessidades dos alunos e as formas como eles devem prosperar em seus estudos, onde outrora, os livros tinham papel fundamental, hoje dar-se lugar ao computador e todos os seus recursos. O uso de instrumentos mediadores como: máquinas, equipamentos, músicas, livros, etc., contribuem para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, prazerosa e eficaz, capaz de despertar no educando, o interesse e a motivação pela busca do conhecimento.
Sendo que o uso das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem é uma realidade constante, é de responsabilidade dos professores tentarem conhecer todas as possibilidades oferecidas por ela, com a finalidade de buscar auxilio para desenvolver a sua prática pedagógica melhorando a qualidade de suas aulas. Os professores e demais envolvidos devem fazer uso dessas ferramentas incentivando a construção de conhecimento dos alunos de maneira criativa e interagindo com os colegas. Faz-se necessário orientar os alunos em todos os estudos, para que eles não saiam da direção proposta e consigam realizar suas atividades com êxito.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante das constantes tentativas de inovar o processo ensino-aprendizagem, ficam evidentes as contribuições que a utilização de diferentes recursos tecnológicos, sejam eles a televisão, a calculadora, o computador com ou sem internet, etc., proporcionam ao educando. Tais recursos tecnológicos são capazes de dar aos aprendizes a chance de estar construindo seu próprio conhecimento, através das suas próprias experiências, o que os estimula a pensar, alcançando níveis mais elevados de abstração, a refletir, a criar estratégias, manipular conceitos, acarretando conseqüências benéficas no que diz respeito às constantes mudanças sociais, assim como ao pleno exercício da cidadania e do trabalho.
A implantação do computador e de todos os recursos tecnológicos na escola torna esse processo mais dinâmico e interessante facilitando o ensino, trata-se de um meio capaz de produzir e difundir o conhecimento, tanto ao professor, quanto ao aluno. Para que a utilização desses recursos aconteça com sucesso, se faz necessário a existência de um planejamento prévio, professores capacitados para orientar os alunos, e que lhes mostre quais os objetivos estabelecidos para a realização das atividades, buscando explorar ao máximo o potencial de aprendizado desses alunos.
As dificuldades que alguns educadores estão enfrentando para fazer uso dos recursos de tecnologia e das novas formas de construir o aprendizado junto com o aluno, são conseqüências da maneira como que esses recursos chegaram às escolas, rápido e sem que houvesse capacitação a fim de instruí-los e mostrá-los as vantagem de ter esses recursos como seu aliado no processo educacional. Entretanto, isso não é motivo para que professores e demais envolvidos fiquem de fora dessas mudanças, na verdade, somos nós que devemos construir os caminhos para esta inovadora forma de ensino, formatando juntos, professores e alunos as possibilidades de construção do conhecimento que forem mais adequadas às condições em que estão contextualizados.




































REFERÊNCIAS


- BRITO, Glaucia da Silva. O profissional professor e seus conceitos de tecnologia. Disponível em: PesquisAção construindo conhecimentos em EaD. Curitiba, v.1, n.1, p.33-44, jun./ago. 2007.
- GONÇALO JUNIOR, A internet no banco escolar. Disponível em: http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=3236&bd=1&pg=1&lg= Acesso em 28 de novembro de 2008.
- HTTP://www.edutecnet.com.br

- LOPES, José Junio. A introdução da informática no ambiente escolar. Disponível em: http://www.gilian.escolabr.com/crte/webquest/edutic/textos/info_escola.doc= Acesso em: 28 de novembro de 2008.

- MORAN, José Manuel. As possibilidades das redes de aprendizagem. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/redes_aprendizagem.htm= Acesso em: 28 de novembro de 2008..

- MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
- PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
- TENÓRIO, Robinson Moreira. Computadores de Papel: máquinas abstratas para um ensino concreto.
- Wiki ? Tecnologia Colaborativa na educação, Miriam Santana Teixeira.