EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E TECNOLOGIA 

1. Introdução

            Quando falamos de educação, pensamos em aprendizado, em futuro, em melhora e desenvolvimento, em tecnologia. Mas o que tem em comum o desenvolvimento e a educação?

            Uma das características mais visíveis de nossa sociedade, em países desenvolvidos, mesmo em países em desenvolvimento, como o nosso (hoje chamados por alguns de “emergentes”), é a presença da tecnologia em todos os setores. E a tecnologia mais importante, hoje, é o computador ou está centrada nele. (CHAVES, 2000). Daí a importância de se estar sempre “conectado” á rede mundial através desse importante instrumento, que por que não dizer “ferramenta de ensino” na atualidade. Ainda segundo o autor, não seria exagero dizer que, se, hoje, computadores deixassem de existir ou parassem de funcionar, nosso mundo e nossa sociedade entrariam em colapso, tantas são as áreas e atividades que dependem deles. A tecnologia depende também do uso do computador1.

            O desenvolvimento técnico-científico, por sua vez, impulsionando novas descobertas, gera grandes alterações na vida humana e no trabalho, caracterizando este momento como período da Terceira Revolução Industrial ou Revolução Tecnológica. A exigência de um domínio cada vez maior de conhecimentos e habilidades, para tratar desta realidade diversa e complexa, impõe novas concepções de educação, escola e ensino2.

2. Educação e Tecnologia

            A escola, enquanto instituição social é convocada a atender de modo satisfatório as exigências da modernidade. Se  estamos presenciando estas inovações da tecnologia é de fundamental importância que a escola aprenda os conhecimentos referentes a elas para poder repassá-los a sua clientela; pois, é preciso que a escola propicie esses conhecimentos e habilidades necessários ao educando para que ele exerça integralmente a sua cidadania. Conforme suas origens na Grécia antiga, a tecnologia é o conhecimento científico (teoria) transformado em técnica (habilidade)1.

            Segundo ainda Pinto (2004)2,  As tecnologias da informação ou novas tecnologias da informação e comunicação são o resultado da fusão de três vertentes técnicas: a informática, as telecomunicações e as mídias eletrônicas. Elas criaram um encantamento no meio educacional; as possibilidades novas, alardeadas pelos teóricos e governo, que oferecem nesse campo são inúmeras, principalmente em relação aos conceitos de espaço e distância. Exemplos são as redes eletrônicas e o telefone celular.

            Com a tecnologia, a informação chega rápida e generalizada em qualquer lugar do mundo em todos os segmentos da sociedade e tais informações nem sempre chegam de forma clara e objetiva, ou quem as recebe também pode interpretá-la de forma errônea3.

            Com o avanço tecnológico e a consolidação da Internet como meio eficiente de comunicação, pesquisadores no mundo todo vislumbraram uma oportunidade ímpar de suporte a inovações no processo educacional. O trabalho de pesquisa de vários educadores e cientistas da computação resultaram na possibilidade de várias pessoas acessarem salas de aula virtuais, grupos de trabalho na rede, campi eletrônicos e bibliotecas online em um grande espaço compartilhado4.

            De acordo com Sousa(2013)5,  a escola precisa modernizar-se a fim de acompanhar o ritmo da sociedade e não se tornar uma instituição fora de moda, ultrapassada e desinteressante. Independentemente do recurso tecnológico em questão, o professor é o sujeito capaz de mediar o aprendizado e torná-lo mais atrativo, divertido e interessante para os alunos.  O papel do professor, segundo essa teoria, é o de mediador, auxiliando o aluno a alcançar seu potencial máximo, aproveitando todos os benefícios educativos que os recursos tecnológicos podem oferecer. Os recursos tecnológicos, bem mais do que aguçar a curiosidade do aluno em relação ao que está sendo ensinado, ajudam a prepará-lo para um mundo em que se espera que ele conheça, além dos conteúdos escolares, todos os recursos por meio dos quais esses conteúdos foram trabalhados.

            Trabalhar tendo a tecnologia da informação como aliada, tem favorecido uma nova forma de expressão aos nossos alunos que precisam e têm sido direcionados para construção de novos saberes, reformulação de conceitos, análise crítica e muita criatividade. A escola não pode ficar alheia a todo este processo tecnológico e continuar vendo os alunos de hoje como os de ontem, lembrando que eles hoje têm acesso instantâneo a qualquer tipo de informação e que podem ficar desestimulados quando esse leque de possibilidades não é aproveitado pela escola. Isso, muitas vezes, pode gerar falta de interesse nas aulas e fomentar indisciplina e violência, segundo ainda  autor.

            Presenciamos a entrada das novas tecnologias no cotidiano escolar e entendemos que a prática pedagógica jamais poderia caminhar longe desses instrumentos, pois é fazendo uso destes mecanismos que a escola abrange cada vez mais pessoas, em diferentes locais e com perspectivas variadas daquilo que receberão, influenciando na “facilidade e prazer do indivíduo em aprender”, “trabalhando os conteúdos curriculares de modo inter e transdisciplinar6.

            As tecnologias da informação ou novas tecnologias da informação e comunicação são o resultado da fusão de três vertentes técnicas: a informática, as telecomunicações e as mídias eletrônicas. Elas criaram um encantamento no meio educacional; as possibilidades novas, alardeadas pelos teóricos e governo, que oferecem nesse campo são inúmeras, principalmente em relação aos conceitos de espaço e distância. Exemplos são as redes eletrônicas e o telefone celular2.

            Como tecnologia educacional a sociedade, nos últimos  séculos, tem atribuído à escola a tarefa de educar (isto é , como vimos, de preparar os indivíduos para a vida — para sua vida como pessoas, como cidadãos e como profissionais). Mas a sociedade na qual os alunos de hoje vão viver suas vidas pessoais, atuar como cidadãos, e exercer uma profissão está mudando muito mais rapidamente do que a escola, e esta, a menos que tome medidas urgentes para acompanhar as profundas mudanças que estão ocorrendo na sociedade, corre sério risco de se tornar obsoleta1.

3. Conclusão

            As tecnologias na educação, desde as mais básicas, estarão contribuindo de forma ativa seja para a evolução das varias formas de ensino/educação, seja para a evolução e desenvolvimento tecnológico.

            Há cada dia surgem novas maneiras de ensino, sejam elas de maneira formal, não formal, presencial ou não. Em todas estas formas, o mais importante é a participação ativa do educando e do educador, de maneira que haja integração e trocas entre ambos.

           

REFERENCIAS

  1. CHAVES, E. O. C. Tecnologia e Educação: O futuro da Escola na sociedade da informação. Mindware Editora, Campinas, SP, Dezembro de 1998.
  2. PINTO, A. M., As Novas Tecnologias e a Educação. 2004.  Disponível em: http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2004/Poster/Poster/04_53_48_AS_NOVAS_TECNOLOGIAS_E_A_EDUCACAO.pdf    Acesso: 29/07/2013.
  3. PEREIRA, A. M., Tecnologia x Educação. Dissertação de Pós-Graduação Latu Sensu  em  Docência do  Ensino Superior. Faculdades Candido Mendes. Rio de janeiro, 2011.
  4. ROCHA, H. V. Projeto TelEduc: Pesquisa  e Desenvolvimento de Tecnologia para a Educação à Distancia. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Campinas - SP – Brasil. 2002.
  5. SOUZA, R. B. Uso da Tecnologia na Educação. 2013. Disponível em:  http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/5945/o-uso-das-tecnologias-na-educacao.aspx  Acesso em : 03/08/2013.
  6. SOUZA, J. C. G., Integrando, Participando e Interagindo: Utilizando diferentes Mídias. A Informática Educativa Construindo Novos Rumos para o Educador Atual no Processo de Ensino Aprendizagem – monografia –Faculdade da Região dos Lagos - 2004