EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO NAS ESCOLAS: uma questão de segurança nas vias públicas* 

 Darilene Rufina  Lopes** 

RESUMO:

O problema levantado na pesquisa é saber como são abordados, nas escolas e demais instituições de ensino do Distrito Federal, os conteúdos e as práticas de ensino-aprendizagem de educação para o trânsito, fundamentais para a humanização e prevenção dos acidentes. Os conteúdos que fundamentam a pesquisa foram baseados em autores contemporâneos, abordando o Histórico da Legislação de Trânsito; Aspectos Gerais da Educação; A Relação da Psicologia do Trânsito com a Questão da Educação; Processo de Aprendizagem no Trânsito, além da parte Cognitiva; Processos Psicológicos Básicos do Comportamento do Homem no Trânsito e Práticas Interdisciplinares na Escola. Foi utilizado um questionário para obter os dados dos professores, com vinte questões do tipo objetivas e uma de resposta aberta, dividido em conteúdo, instrutor, recursos materiais e organização/estruturas. Foi utilizada também, uma ficha de avaliação que trata das competências: conhecimentos, metodologia e atitude, para obter dados dos alunos, com os seguintes critérios de avaliação: Ruim, Bom e Ótimo. Os resultados mostram, através de seus gráficos, que o conhecimento do professor referente aos conteúdos de legislação de trânsito, aos recursos materiais utilizados, à organização e estrutura do curso teve aceitação plena, assim como a avaliação do aluno referente à metodologia e às atitudes do professor durante o ensino-aprendizagem. Conclui-se que os projetos desenvolvidos pelo Departamento Nacional de Trânsito compreendem a interdisciplinaridade em forma de proposta pedagógica.

 PALAVRAS-CHAVE: Cidadania, Democracia, Educação,  Trânsito..

 

 

 

 

 

 

RESUMEN:

El presente estudio tuvo como objetivo averiguar cómo las escuelas y otras instituciones educativas del Distrito Federal tratan los contenidos y prácticas de enseñanza-aprendizaje de la educación del tránsito, que son fundamentales para la humanización y prevención de accidentes. El contenido del estudio se basa en autores contemporáneos, relacionados con la historia de la legislación del tránsito; como la psicología del tránsito con la educación, el proceso de aprendizaje, aspectos cognitivos, así como los procesos psicológicos del comportamiento humano en el tránsito y las prácticas interdisciplinarias en la escuela. Los datos se recogieron a través de un cuestionario con preguntas objetivas y abiertas sobre el contenido, el instructor, los recursos materiales y la organización y estructural. También se utilizó un formulario de evaluación aplicado a estudiantes para medir su grado de conocimiento, metodología y su actitud en niveles de malos, buenos y altos. Los resultados mostraron que los profesores y alumnos conocen de modo aceptable el contenido de la legislación de tránsito, así como los recursos que utilizan, la organización y la estructura del curso. En conclusión, los proyectos desarrollados por el Departamento Nacional de Tránsito mostraron la importancia de la interdisciplinariedad como propuesta pedagógica.

 

Palabras clave: Ciudadanía; Democracia; Educación; Tránsito.

 

INTRODUÇÃO

O presente artigo focaliza-se na dissertação de Mestrado sobre a análise dos conteúdos e práticas das diretrizes de ensino-aprendizagem de educação de trânsito, estabelecidas pelo DENATRAN. Essas são questões fundamentais sobre prevenção de acidentes de trânsito e proteção ao cidadão nas vias públicas, estabelecidas pelo governador de Brasília e executadas pelo Departamento de Trânsito.

            O papel do professor e do aluno na educação do trânsito é uma ferramenta importante para essa conscientização educacional. Os projetos desenvolvidos pelo Departamento Nacional de Trânsito procuram conscientizar a população. Por sua vez, o trabalho dos profissionais qualificados didaticamente para atuarem com técnicas de direção defensiva amplia a possibilidade de segurança no trânsito. E também, o trabalho de cidadania desenvolvido com alunos.

1.DESENVOLVIMENTO TEXTUAL

1.1 A dúvida investigada como foram desenvolvidos, na escola Classe da Rede de Ensino Público, os conteúdos e as práticas de ensino-aprendizagem de educação para o trânsito, fundamentais para a humanização e prevenção dos acidentes em 2010?

Objetivo geral: Conhecer na escola Classe da rede de ensino público do Distrito Federal, da Região Administrativa de maior ocorrência de acidentes de trânsito em 2010, como foram desenvolvidos os conteúdos e projetos de ensino-aprendizagem da educação para o trânsito, fundamentais para a humanização e prevenção de acidentes.

Objetivos específicos:

  • Estudar os projetos desenvolvidos pelo Departamento Nacional de trânsito debatido pela Política Nacional Trânsito.
  • Analisar o trabalho educativo realizado na escola pesquisada, que trabalha a transversalidade e interdisciplinaridade enfocando a cidadania e os assuntos sobre educação no trânsito desde o ano 2000.
  • Avaliar o nível de consciência dos alunos, da escola pesquisada, quanto a educação no trânsito, a percepção da realidade e a adaptação de novas atitudes frente ao trânsito.

As questões investigativas: quais os projetos foram desenvolvidos pelo                Departamento Nacional de Trânsito debatido pela Política Nacional de Trânsito em 2010? Como o trabalho educativo foi realizado na escola pesquisada que trabalhou a transversalidade e a interdisciplinaridade com a cidadania e assuntos sobre educação no trânsito desde 2000? Qual foi o nível de consciência dos alunos, da escola pesquisada, quanto a educação no trânsito, e a percepção da realidade e a adaptação de novas atitudes frente ao trânsito?

 

 

 

 

 

 

1.2 O referencial teórico

Historicamente, o conceito de educação além de abrangente sofreu alterações no decorrer de cada período histórico, porque envolveu todo o processo vivenciado do ser humano no contexto que ele estar inserido. Um  conceito cronológico da educação geral  da linha do tempo que se dava através  da educação grega Sócrates, Platão,  Aristóteles e a educação romana de Marcos Túlio Cícero de 106- 43 a.c., inclusive a  Ano de 700 a1000 D.C . Em Roma já havia problema de trânsito e  as leis para ordenar a circulação. Educação Grega  antiga possuía uma sociedade individualista, estratificada e fundamentada no comércio: Seu sistema educacional era reservado apenas aos homens livres: a aristocracia. Habitavam na Grécia dezessete escravos para cada homem livre para circularem com os seus veículos de tração animal nas vias públicas.

As navegações do século XIV deram início ao capitalismo comercial, o transporte marítimo por sua vez gerou mais recursos para novas descobertas que levou a evolução dos veículos. A educação geral não deixa de influenciar a educação de transito. Portanto, foi a época que a imprensa escrita é inventada e passa a ser vista como um instrumento para difundir o conhecimento e a revolta em torno de situações desagradáveis e/ou incorretas. Fato importante ocorrido no século XIV é o surgimento dos mestres livres, desvinculados da igreja e dos impérios, passavam a desenhar um modelo de educação baseado no respeito e na liberdade; fundava-se assim, o movimento renascentista na educação.

Quando os jesuítas aportaram no Brasil em 1549, havia meio século que os portugueses o haviam descoberto, na segunda leva de jesuítas, o Padre José de Anchieta, que desenvolveria mais de meio século de trabalho na edificação das bases da Educação Brasileira, então luso-brasileira. Fundou-se em 25 de janeiro de 1554 o primeiro Colégio dos Jesuí­tas no Brasil, a futura cidade de São Paulo.

No contexto da implantação da pedagogia jesuítica está Inácio de Loyola (1491 – 1556), fundador da Companhia de Jesus e precursor da Educação baseada na disciplina e obediência, dentro e fora dos ambientes religiosos. Conforme Libâneo relata o papel social da educação, dos conteúdos, dos objetivos que são determinados pelas sociedades, política e ideologia predominantes. Fala desta relação importante da educação com os processos formadores da sociedade "desde o início da historia da humanidade, os indivíduos e grupos travavam relações recíprocas diante da necessidade de trabalharem conjuntamente para garantir sua sobrevivência" (Libâneo, 1994, p.19) a intenção sectária.

 

Inicialmente, contextualizamos o tema citado  historicamente  da educação desde os meios de locomoção e as transformações tecnológicas nos avanços dos automóveis dirigindo ao aperfeiçoamento da aprendizagem da população. A circulação dos conhecimentos da legislação de trânsito transpassa a norma geral de locomoção nas vias públicas novo espaço físico e social , permitindo assim, uma melhor adaptação do comportamento seguro do cidadão.

Os conteúdos que fundamentam esta pesquisa foram de vários autores. Por exemplo, o autor Fazenda que aponta a prática interdisciplinar na escola quanto ao aspecto da epistemologia da política pedagógica. O educador Rey discursa sobre  a comunicação no desenvolvimento da personalidade com relação ao trânsito e várias abordagens da psicologia  na educação desde a família até a sociedade. O autor Libâneo esclarece sobre a ciência da educação, historicamente o papel social da educação,  seus conteúdos e que os objetivos são determinados pelas sociedades,  pela política e  pela ideologia predominantes de cada época. Também outros autores das práticas interdisciplinares na escola, quanto ao aspecto da epistemologia da educação emergente e da política nacional de trânsito  Vygotsky e Gadott.

Diretrizes Nacionais Da Educação No Trânsito- DENATRAN (PCN, MEC/SEF,CNE/CEB)-O aparo legal  e documental  está na diretriz aprovado pelo Departamento  Nacional de Trânsito-Denatran, que acata sugestões do Conselho Nacional de Trânsito emitida por meio do parecer CNE n.22∕2004. Ela orienta  a implantação da transversalidade da educação para o trânsito nas escolas que são  os procedimentos de aprendizagem nas escolas.

Quanto ao tipo de metodologia para alcançar o primeiro objetivo específico, descrevemos a doutrina e a legislação do trânsito. Procedemos a uma pesquisa exploratória a referências bibliográficas da ciência da educação que apontam como conscientizar a cidadania de trânsito nas escolas.  Quanto ás técnicas de coleta de dados, recorremos ao núcleo de análise de dados estatísticos de vítimas de acidentes de trânsito para verificar a cidade com maior número de mortes e aplicamos os instrumento de pesquisa na escola classe dessa região. Foram utilizados: um questionário para obter dados dos professores e aplicada a ficha avaliação para obter dados dos alunos da Escola Classe 14 da Regional de ensino do Gama que aderiu o projeto do Detran-DF e avaliamos os conteúdos trabalhados com os alunos dessa escola.

O resultado mostrou-se a didática desde a implantação do projeto cidadania para o trânsito nas escolas em 2000, os docentes trabalharam conteúdos das habilidades dos alunos na noção de espaço, o papel da autoridade de trânsito, a sinalização e relações humanas no trânsito. Mas prática pedagógica no decorrer dos anos sofreu alteração até o ano de 2010 na proposta de trabalho nas diretrizes da transversalidade e interdisciplinaridade.

 Percebemos devido o avanço da tecnologia à pedagogia aponta  necessidade de trabalhar o tema do trânsito em diversas modalidades das atividades educativas dentro do tema da transversalidade e interdisciplinaridade com a cidadania, a educação na política social.

Atualmente, o Brasil esta dividido em Estados e um Distrito Federal, que é uma unidade autônoma, criada para abrigar Brasília, sede do Governo Federal. Sendo assim, a divisão do Brasil em Estados deve-se a fatores históricos e político-administrativos. A Política Nacional de Trânsito apresenta a nação, conduzida pelo Governo Federal que busca-se a construção dos objetivos e diretrizes para a preservação da vida nas nossas cidades. Quanto ao aspecto político pedagógico, Libâneo, no capítulo II, Didática e Democratização do Ensino, discuti sobre a democratização do ensino e a importância de oferecer este de qualidade e a toda sociedade. Destaca-se  a participação ativa na vida social é o objetivo da escola pública. O ensino é colocado como ações indispensáveis para ocorrer à instrução. Levanta e responde algumas perguntas envolvendo a escolarização, qualidade do ensino do povo e o fracasso escolar, fala também da Ética como compromisso profissional e social.

Relacionamento interpessoal no trânsito no mundo tecnológico, segundo Libâneo situa a educação como fenômeno social universal determinando o caráter existencial e essencial da mesma. Estuda também os tipos de educação, a não intencional, refere-se a influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Já a intencional refere-se àquelas que têm objetivos e intenções definidos. A educação pode ser também, formal ou não-formal, dependendo sempre dos objetivos. A educação não-formal é aquela realizada fora dos sistemas educacionais convencionais , e a educação formal é a que acontece nas escolas, agências de instrução e educação ou outras.

 

O conteúdos dos projetos têm os elementos da defensiva de trânsito, por exemplo,os requisitos das condições adversas como atenção, previsão, decisão e habilidade. Um dos fatores mais agravantes nos acidentes são ingerir bebidas alcóolicas e circular nas vias públicas, portanto não fazer uso de drogas e álcool.

A educação aparece em um capítulo pela primeira vez no Código de Trânsito Brasileiro de 1997 incumbiu o Sistema Nacional de Transito a proposição das diretrizes da Política Nacional de Trânsito, submetidas ao CONTRAN. A Política Nacional de trânsito aprovado pelo Denatran em 15 de setembro de 2004: considera-se como marco referencial todo um conjunto de fatores históricos que integram aos objetivos, princípios e diretrizes em busca da promoção da cidadania e fortalecimento da democracia. O papel do Estado como entente público, por sua vez, parte do princípio que o processo da educação é inserido no contexto social, econômico, geográfico e didática pedagógica politicada ideologia de cada época. Quanto aos aspectos gerais da educação foram baseados nos pensamentos de Cotrim, Luzuriaga, Kneller, Cunningham, Noguero, Chaves, Gadotti, Libâneo. Quanto a Psicologia no Trânsito foram Rozestraten, ABNT, Hauber, Paiget, Neisser, Shannon, Wear, Barjonnet, Gardner..

 

1.3 A metodologia empregada

  • TIPO E NÍVEL DE PESQUISA    

A pesquisa se desenvolveu no campo, com natureza descritiva e com uma operacionalização quali-quantitativa.

  • UNIVERSO DA POPULAÇÃO

A  população compreendeu 50 professores e 530 alunos  da Escola Classe da Região Administrativa  do Gama, da rede de ensino do Distrito Federal.   

 

 

 

 

 

 

 

 

1.4 Os resultados alcançados

 

 

 

 

1.5 As principais dificuldades encontradas no processo de investigação

a) Colher dados da prática os envolvidos direta ou indiretamente nas questões de trânsito sejam conscientes de que é responsabilidade de todos a fiel segurança no trânsito;

b)  Pouca divulgação da análise dos pontos críticos da necessidade da segurança no trânsito, apresentando para as instituições de ensino, e os  projetos da cidadania para o trânsito executado na prática no Distrito Federal;

c) Carência de novas pesquisas científicas dos métodos pedagógicos da segurança de trânsito  realizadas com grupos de estudantes de escolas e em diferentes níveis de ensino.

 

CONCLUSÃO

O estudo técnico-científico focado na analisando trabalho educativo realizado na escola da rede pública do Distrito Federal dentro da proposta da transversalidade e interdisciplinaridade, que iniciou-se em 2000 com professores da Secretaria de Educação em convênio com o DETRAN-DF leva-nos a concluir que:

a) Os projetos desenvolvidos pelo Departamento Nacional de Trânsito debatido pela Política Nacional de Trânsito compreende a interdisciplinaridade em forma de proposta pedagógica, que procurou explicar os fatos sob diferentes pontos de vista, de variadas abordagens. A formação do professor ocorreu na perspectiva interdisciplinar que trabalhou os valores do direito humano.

b) O trabalho educativo foi realizado na escola pesquisada que trabalhou a transversalidade e interdisciplinaridade com a cidadania e assunto educação no trânsito desde o ano 2000. O Curso era ministrado por professores em convênio com a Secretaria de Educação de Capacitação Professor Multiplicador, realizando encontros técnicos e pedagógico, reunindo professores multiplicadores da Rede de  escolas públicas do Distrito Federal. Em 2010 o projeto de Educação de Transito , passou a ser aplicados nos alunos dentro da unidade escolar.

c) O nível de consciência dos alunos para a educação no trânsito, na escolas pesquisada, que trabalhou como conteúdo – educação no trânsito que inclui a percepção da realidade e a adaptação de novas atitudes frente ao trânsito foi considerada positiva baseada nas respostas dos instrumentos, em que os  alunos conhecem a postura correta na circulação das vias, levando a formação de conceitos de uma política de trânsito.

 

REFERÊNCIA

 

ABDETRAN. Revistas da Associação Brasileira dos Departamentos de Trânsito n.º 1, 2 e 4mar/abr/nov/dez/98 e set/99. 

ANUÁRIO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO DO DISTRITO FEDERAL.  DETRAN – DF: Brasil/ 2008/ 2009 e 2010.

BARJONET, E.. Algunas cuestiones sobre la velocidad desde el punto de vista de Psicologia y la seguridad vial. Papeles del Psicólogo, 1991.

BARRETO, R.G. Formação de professores, tecnologias e linguagens: Brasil. Departamento Nacional de Trânsito, Conselho Nacional de Trânsito. – Brasília: Ministério das Cidades, Departamento de trânsito do Distrito Federal 2009.

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO, instituído pela Lei N.º 9.503, de 23/09/97 e Resoluções. Brasília: DENATRAN, 2009.

COTRIM, Gilberto Vieira. Fundamentos da educação: história e filosofia da  educação. 9ª ed. São Paulo: Saraiva,1984. 

 

GADOTTI, Moacir. História da ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2002.

GIORDANI, M. C. A educação em Roma. Rio de Janeiro: Vozes, 1972.  

GALINDO, Ernesto Pereira. Análise Comparativa do  Entendimento do Transporte Como Objeto do Planejamento –UNB-  Faculdade de Tecnologia,  Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2009

GEORGE F, Kneller Philosophy of Education Chair Division of Social Sciences & Comparative Education Graduate School of Education & Information Studies.2009. 

HAUBER, A. R. A Psicologia Social do Comportamento ao Volante e o Ambiente de Trânsito: uma pesquisa sobre o comportamento agressivo no trânsito, 1983. 

LDB – Lei N.º 9.394, Diretrizes e Bases da Educação Nacional.Brasília: Do Brasil S/A. 20/12/1996. 

LIBÂNEO,  José Carlos . Síntese do livro didática. Rio de Janeiro: Cortez, 1994.

LIMA, José Ricardo Rocha Cintra. Sistema Nacional de Trânsito: um estudo Histórico. BRASILTRAN’98 Congresso Brasileiro de Trânsito Universidade Federal da Bahia - Centro Desenvolvimento Automotivo.

MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. São Paulo: Papirus, 1996.   

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: apresentação dos temas transversais, ética. Secretaria. de Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.  São Paulo: Cortez, 1989

PARECER CNE/CEB n. 22/2004, de 05 de agosto de 2004, homologado no Diário Oficial da União.

PORTARIA Nº 147, DE 2 DE JUNHO DE 2009. O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO – DENATRAN. 

RESOLUÇÃO Nº 50 de 21 de maio de 1988. CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO.

ROZESTRATEN, Reinier J. A. Psicologia do Trânsito: conceitos e processos básicos. São Paulo: EPU Universidade de São Paulo, 1988. 

 

 

 

 

 

 



* Dissertação apresentada à Universidade Americana em 17 de julho de 2012

** Mestre em Ciência da Educação e  Especialista em Educação de Trânsito.

 

 

 

EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO NAS ESCOLAS: uma questão de segurança nas vias públicas*

 

 Darilene Rufina  Lopes**

 

RESUMO:

O problema levantado na pesquisa é saber como são abordados, nas escolas e demais instituições de ensino do Distrito Federal, os conteúdos e as práticas de ensino-aprendizagem de educação para o trânsito, fundamentais para a humanização e prevenção dos acidentes. Os conteúdos que fundamentam a pesquisa foram baseados em autores contemporâneos, abordando o Histórico da Legislação de Trânsito; Aspectos Gerais da Educação; A Relação da Psicologia do Trânsito com a Questão da Educação; Processo de Aprendizagem no Trânsito, além da parte Cognitiva; Processos Psicológicos Básicos do Comportamento do Homem no Trânsito e Práticas Interdisciplinares na Escola. Foi utilizado um questionário para obter os dados dos professores, com vinte questões do tipo objetivas e uma de resposta aberta, dividido em conteúdo, instrutor, recursos materiais e organização/estruturas. Foi utilizada também, uma ficha de avaliação que trata das competências: conhecimentos, metodologia e atitude, para obter dados dos alunos, com os seguintes critérios de avaliação: Ruim, Bom e Ótimo. Os resultados mostram, através de seus gráficos, que o conhecimento do professor referente aos conteúdos de legislação de trânsito, aos recursos materiais utilizados, à organização e estrutura do curso teve aceitação plena, assim como a avaliação do aluno referente à metodologia e às atitudes do professor durante o ensino-aprendizagem. Conclui-se que os projetos desenvolvidos pelo Departamento Nacional de Trânsito compreendem a interdisciplinaridade em forma de proposta pedagógica.

 PALAVRAS-CHAVE: Cidadania, Democracia, Educação,  Trânsito..

 

 

 

 

 

 

RESUMEN:

El presente estudio tuvo como objetivo averiguar cómo las escuelas y otras instituciones educativas del Distrito Federal tratan los contenidos y prácticas de enseñanza-aprendizaje de la educación del tránsito, que son fundamentales para la humanización y prevención de accidentes. El contenido del estudio se basa en autores contemporáneos, relacionados con la historia de la legislación del tránsito; como la psicología del tránsito con la educación, el proceso de aprendizaje, aspectos cognitivos, así como los procesos psicológicos del comportamiento humano en el tránsito y las prácticas interdisciplinarias en la escuela. Los datos se recogieron a través de un cuestionario con preguntas objetivas y abiertas sobre el contenido, el instructor, los recursos materiales y la organización y estructural. También se utilizó un formulario de evaluación aplicado a estudiantes para medir su grado de conocimiento, metodología y su actitud en niveles de malos, buenos y altos. Los resultados mostraron que los profesores y alumnos conocen de modo aceptable el contenido de la legislación de tránsito, así como los recursos que utilizan, la organización y la estructura del curso. En conclusión, los proyectos desarrollados por el Departamento Nacional de Tránsito mostraron la importancia de la interdisciplinariedad como propuesta pedagógica.

 

Palabras clave: Ciudadanía; Democracia; Educación; Tránsito.

 

INTRODUÇÃO

O presente artigo focaliza-se na dissertação de Mestrado sobre a análise dos conteúdos e práticas das diretrizes de ensino-aprendizagem de educação de trânsito, estabelecidas pelo DENATRAN. Essas são questões fundamentais sobre prevenção de acidentes de trânsito e proteção ao cidadão nas vias públicas, estabelecidas pelo governador de Brasília e executadas pelo Departamento de Trânsito.

            O papel do professor e do aluno na educação do trânsito é uma ferramenta importante para essa conscientização educacional. Os projetos desenvolvidos pelo Departamento Nacional de Trânsito procuram conscientizar a população. Por sua vez, o trabalho dos profissionais qualificados didaticamente para atuarem com técnicas de direção defensiva amplia a possibilidade de segurança no trânsito. E também, o trabalho de cidadania desenvolvido com alunos.

1.DESENVOLVIMENTO TEXTUAL

1.1 A dúvida investigada como foram desenvolvidos, na escola Classe da Rede de Ensino Público, os conteúdos e as práticas de ensino-aprendizagem de educação para o trânsito, fundamentais para a humanização e prevenção dos acidentes em 2010?

Objetivo geral: Conhecer na escola Classe da rede de ensino público do Distrito Federal, da Região Administrativa de maior ocorrência de acidentes de trânsito em 2010, como foram desenvolvidos os conteúdos e projetos de ensino-aprendizagem da educação para o trânsito, fundamentais para a humanização e prevenção de acidentes.

Objetivos específicos:

  • Estudar os projetos desenvolvidos pelo Departamento Nacional de trânsito debatido pela Política Nacional Trânsito.
  • Analisar o trabalho educativo realizado na escola pesquisada, que trabalha a transversalidade e interdisciplinaridade enfocando a cidadania e os assuntos sobre educação no trânsito desde o ano 2000.
  • Avaliar o nível de consciência dos alunos, da escola pesquisada, quanto a educação no trânsito, a percepção da realidade e a adaptação de novas atitudes frente ao trânsito.

As questões investigativas: quais os projetos foram desenvolvidos pelo                Departamento Nacional de Trânsito debatido pela Política Nacional de Trânsito em 2010? Como o trabalho educativo foi realizado na escola pesquisada que trabalhou a transversalidade e a interdisciplinaridade com a cidadania e assuntos sobre educação no trânsito desde 2000? Qual foi o nível de consciência dos alunos, da escola pesquisada, quanto a educação no trânsito, e a percepção da realidade e a adaptação de novas atitudes frente ao trânsito?

 

 

 

 

 

 

1.2 O referencial teórico

Historicamente, o conceito de educação além de abrangente sofreu alterações no decorrer de cada período histórico, porque envolveu todo o processo vivenciado do ser humano no contexto que ele estar inserido. Um  conceito cronológico da educação geral  da linha do tempo que se dava através  da educação grega Sócrates, Platão,  Aristóteles e a educação romana de Marcos Túlio Cícero de 106- 43 a.c., inclusive a  Ano de 700 a1000 D.C . Em Roma já havia problema de trânsito e  as leis para ordenar a circulação. Educação Grega  antiga possuía uma sociedade individualista, estratificada e fundamentada no comércio: Seu sistema educacional era reservado apenas aos homens livres: a aristocracia. Habitavam na Grécia dezessete escravos para cada homem livre para circularem com os seus veículos de tração animal nas vias públicas.

As navegações do século XIV deram início ao capitalismo comercial, o transporte marítimo por sua vez gerou mais recursos para novas descobertas que levou a evolução dos veículos. A educação geral não deixa de influenciar a educação de transito. Portanto, foi a época que a imprensa escrita é inventada e passa a ser vista como um instrumento para difundir o conhecimento e a revolta em torno de situações desagradáveis e/ou incorretas. Fato importante ocorrido no século XIV é o surgimento dos mestres livres, desvinculados da igreja e dos impérios, passavam a desenhar um modelo de educação baseado no respeito e na liberdade; fundava-se assim, o movimento renascentista na educação.

Quando os jesuítas aportaram no Brasil em 1549, havia meio século que os portugueses o haviam descoberto, na segunda leva de jesuítas, o Padre José de Anchieta, que desenvolveria mais de meio século de trabalho na edificação das bases da Educação Brasileira, então luso-brasileira. Fundou-se em 25 de janeiro de 1554 o primeiro Colégio dos Jesuí­tas no Brasil, a futura cidade de São Paulo.

No contexto da implantação da pedagogia jesuítica está Inácio de Loyola (1491 – 1556), fundador da Companhia de Jesus e precursor da Educação baseada na disciplina e obediência, dentro e fora dos ambientes religiosos. Conforme Libâneo relata o papel social da educação, dos conteúdos, dos objetivos que são determinados pelas sociedades, política e ideologia predominantes. Fala desta relação importante da educação com os processos formadores da sociedade "desde o início da historia da humanidade, os indivíduos e grupos travavam relações recíprocas diante da necessidade de trabalharem conjuntamente para garantir sua sobrevivência" (Libâneo, 1994, p.19) a intenção sectária.

 

Inicialmente, contextualizamos o tema citado  historicamente  da educação desde os meios de locomoção e as transformações tecnológicas nos avanços dos automóveis dirigindo ao aperfeiçoamento da aprendizagem da população. A circulação dos conhecimentos da legislação de trânsito transpassa a norma geral de locomoção nas vias públicas novo espaço físico e social , permitindo assim, uma melhor adaptação do comportamento seguro do cidadão.

Os conteúdos que fundamentam esta pesquisa foram de vários autores. Por exemplo, o autor Fazenda que aponta a prática interdisciplinar na escola quanto ao aspecto da epistemologia da política pedagógica. O educador Rey discursa sobre  a comunicação no desenvolvimento da personalidade com relação ao trânsito e várias abordagens da psicologia  na educação desde a família até a sociedade. O autor Libâneo esclarece sobre a ciência da educação, historicamente o papel social da educação,  seus conteúdos e que os objetivos são determinados pelas sociedades,  pela política e  pela ideologia predominantes de cada época. Também outros autores das práticas interdisciplinares na escola, quanto ao aspecto da epistemologia da educação emergente e da política nacional de trânsito  Vygotsky e Gadott.

Diretrizes Nacionais Da Educação No Trânsito- DENATRAN (PCN, MEC/SEF,CNE/CEB)-O aparo legal  e documental  está na diretriz aprovado pelo Departamento  Nacional de Trânsito-Denatran, que acata sugestões do Conselho Nacional de Trânsito emitida por meio do parecer CNE n.22∕2004. Ela orienta  a implantação da transversalidade da educação para o trânsito nas escolas que são  os procedimentos de aprendizagem nas escolas.

Quanto ao tipo de metodologia para alcançar o primeiro objetivo específico, descrevemos a doutrina e a legislação do trânsito. Procedemos a uma pesquisa exploratória a referências bibliográficas da ciência da educação que apontam como conscientizar a cidadania de trânsito nas escolas.  Quanto ás técnicas de coleta de dados, recorremos ao núcleo de análise de dados estatísticos de vítimas de acidentes de trânsito para verificar a cidade com maior número de mortes e aplicamos os instrumento de pesquisa na escola classe dessa região. Foram utilizados: um questionário para obter dados dos professores e aplicada a ficha avaliação para obter dados dos alunos da Escola Classe 14 da Regional de ensino do Gama que aderiu o projeto do Detran-DF e avaliamos os conteúdos trabalhados com os alunos dessa escola.

O resultado mostrou-se a didática desde a implantação do projeto cidadania para o trânsito nas escolas em 2000, os docentes trabalharam conteúdos das habilidades dos alunos na noção de espaço, o papel da autoridade de trânsito, a sinalização e relações humanas no trânsito. Mas prática pedagógica no decorrer dos anos sofreu alteração até o ano de 2010 na proposta de trabalho nas diretrizes da transversalidade e interdisciplinaridade.

 Percebemos devido o avanço da tecnologia à pedagogia aponta  necessidade de trabalhar o tema do trânsito em diversas modalidades das atividades educativas dentro do tema da transversalidade e interdisciplinaridade com a cidadania, a educação na política social.

Atualmente, o Brasil esta dividido em Estados e um Distrito Federal, que é uma unidade autônoma, criada para abrigar Brasília, sede do Governo Federal. Sendo assim, a divisão do Brasil em Estados deve-se a fatores históricos e político-administrativos. A Política Nacional de Trânsito apresenta a nação, conduzida pelo Governo Federal que busca-se a construção dos objetivos e diretrizes para a preservação da vida nas nossas cidades. Quanto ao aspecto político pedagógico, Libâneo, no capítulo II, Didática e Democratização do Ensino, discuti sobre a democratização do ensino e a importância de oferecer este de qualidade e a toda sociedade. Destaca-se  a participação ativa na vida social é o objetivo da escola pública. O ensino é colocado como ações indispensáveis para ocorrer à instrução. Levanta e responde algumas perguntas envolvendo a escolarização, qualidade do ensino do povo e o fracasso escolar, fala também da Ética como compromisso profissional e social.

Relacionamento interpessoal no trânsito no mundo tecnológico, segundo Libâneo situa a educação como fenômeno social universal determinando o caráter existencial e essencial da mesma. Estuda também os tipos de educação, a não intencional, refere-se a influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Já a intencional refere-se àquelas que têm objetivos e intenções definidos. A educação pode ser também, formal ou não-formal, dependendo sempre dos objetivos. A educação não-formal é aquela realizada fora dos sistemas educacionais convencionais , e a educação formal é a que acontece nas escolas, agências de instrução e educação ou outras.

 

O conteúdos dos projetos têm os elementos da defensiva de trânsito, por exemplo,os requisitos das condições adversas como atenção, previsão, decisão e habilidade. Um dos fatores mais agravantes nos acidentes são ingerir bebidas alcóolicas e circular nas vias públicas, portanto não fazer uso de drogas e álcool.

A educação aparece em um capítulo pela primeira vez no Código de Trânsito Brasileiro de 1997 incumbiu o Sistema Nacional de Transito a proposição das diretrizes da Política Nacional de Trânsito, submetidas ao CONTRAN. A Política Nacional de trânsito aprovado pelo Denatran em 15 de setembro de 2004: considera-se como marco referencial todo um conjunto de fatores históricos que integram aos objetivos, princípios e diretrizes em busca da promoção da cidadania e fortalecimento da democracia. O papel do Estado como entente público, por sua vez, parte do princípio que o processo da educação é inserido no contexto social, econômico, geográfico e didática pedagógica politicada ideologia de cada época. Quanto aos aspectos gerais da educação foram baseados nos pensamentos de Cotrim, Luzuriaga, Kneller, Cunningham, Noguero, Chaves, Gadotti, Libâneo. Quanto a Psicologia no Trânsito foram Rozestraten, ABNT, Hauber, Paiget, Neisser, Shannon, Wear, Barjonnet, Gardner..

 

1.3 A metodologia empregada

  • TIPO E NÍVEL DE PESQUISA    

A pesquisa se desenvolveu no campo, com natureza descritiva e com uma operacionalização quali-quantitativa.

  • UNIVERSO DA POPULAÇÃO

A  população compreendeu 50 professores e 530 alunos  da Escola Classe da Região Administrativa  do Gama, da rede de ensino do Distrito Federal.   

 

 

 

 

 

 

 

 

1.4 Os resultados alcançados

  

O gráfico trata dos resultados relativos às respostas do professor sobre os conteúdos de legislação de trânsito. O primeiro dado refere-se ao grau de complexidade das atividades propostas do projeto educativo de trânsito, sendo considerado como ótimo e bom entre 70% e 80% respectivamente. O segundo dado trata da percepção do professor sobre a educação no trânsito, com os índices de resposta situados em 80% como ótimo e 90% como bom, o que nos leva a classificar este dado como sendo muito relevante. No terceiro dado, sobre os conteúdos das aulas e sua contextualização com a realidade do estudante, houve também uma variação entre 80% como ótimo e 90% como bom, também considerada relevante. Para o quarto dado, não houve nenhuma sugestão para novos temas sobre o trânsito, o que caracterizou ter sido bem feita, considerando que a abordagem do conteúdo atendeu às necessidades relativas à segurança do trânsito na escola.

1.5 As principais dificuldades encontradas no processo de investigação

a) Colher dados da prática os envolvidos direta ou indiretamente nas questões de trânsito sejam conscientes de que é responsabilidade de todos a fiel segurança no trânsito;

b)  Pouca divulgação da análise dos pontos críticos da necessidade da segurança no trânsito, apresentando para as instituições de ensino, e os  projetos da cidadania para o trânsito executado na prática no Distrito Federal;

c) Carência de novas pesquisas científicas dos métodos pedagógicos da segurança de trânsito  realizadas com grupos de estudantes de escolas e em diferentes níveis de ensino.

 

CONCLUSÃO

O estudo técnico-científico focado na analisando trabalho educativo realizado na escola da rede pública do Distrito Federal dentro da proposta da transversalidade e interdisciplinaridade, que iniciou-se em 2000 com professores da Secretaria de Educação em convênio com o DETRAN-DF leva-nos a concluir que:

a) Os projetos desenvolvidos pelo Departamento Nacional de Trânsito debatido pela Política Nacional de Trânsito compreende a interdisciplinaridade em forma de proposta pedagógica, que procurou explicar os fatos sob diferentes pontos de vista, de variadas abordagens. A formação do professor ocorreu na perspectiva interdisciplinar que trabalhou os valores do direito humano.

b) O trabalho educativo foi realizado na escola pesquisada que trabalhou a transversalidade e interdisciplinaridade com a cidadania e assunto educação no trânsito desde o ano 2000. O Curso era ministrado por professores em convênio com a Secretaria de Educação de Capacitação Professor Multiplicador, realizando encontros técnicos e pedagógico, reunindo professores multiplicadores da Rede de  escolas públicas do Distrito Federal. Em 2010 o projeto de Educação de Transito , passou a ser aplicados nos alunos dentro da unidade escolar.

c) O nível de consciência dos alunos para a educação no trânsito, na escolas pesquisada, que trabalhou como conteúdo – educação no trânsito que inclui a percepção da realidade e a adaptação de novas atitudes frente ao trânsito foi considerada positiva baseada nas respostas dos instrumentos, em que os  alunos conhecem a postura correta na circulação das vias, levando a formação de conceitos de uma política de trânsito.

 REFERÊNCIA

 ABDETRAN. Revistas da Associação Brasileira dos Departamentos de Trânsito n.º 1, 2 e 4mar/abr/nov/dez/98 e set/99. 

ANUÁRIO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO DO DISTRITO FEDERAL.  DETRAN – DF: Brasil/ 2008/ 2009 e 2010.

BARJONET, E.. Algunas cuestiones sobre la velocidad desde el punto de vista de Psicologia y la seguridad vial. Papeles del Psicólogo, 1991.

BARRETO, R.G. Formação de professores, tecnologias e linguagens: Brasil. Departamento Nacional de Trânsito, Conselho Nacional de Trânsito. – Brasília: Ministério das Cidades, Departamento de trânsito do Distrito Federal 2009.

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO, instituído pela Lei N.º 9.503, de 23/09/97 e Resoluções. Brasília: DENATRAN, 2009.

COTRIM, Gilberto Vieira. Fundamentos da educação: história e filosofia da  educação. 9ª ed. São Paulo: Saraiva,1984. 

 

GADOTTI, Moacir. História da ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2002.

GIORDANI, M. C. A educação em Roma. Rio de Janeiro: Vozes, 1972.  

GALINDO, Ernesto Pereira. Análise Comparativa do  Entendimento do Transporte Como Objeto do Planejamento –UNB-  Faculdade de Tecnologia,  Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2009

GEORGE F, Kneller Philosophy of Education Chair Division of Social Sciences & Comparative Education Graduate School of Education & Information Studies.2009. 

HAUBER, A. R. A Psicologia Social do Comportamento ao Volante e o Ambiente de Trânsito: uma pesquisa sobre o comportamento agressivo no trânsito, 1983. 

LDB – Lei N.º 9.394, Diretrizes e Bases da Educação Nacional.Brasília: Do Brasil S/A. 20/12/1996. 

LIBÂNEO,  José Carlos . Síntese do livro didática. Rio de Janeiro: Cortez, 1994.

LIMA, José Ricardo Rocha Cintra. Sistema Nacional de Trânsito: um estudo Histórico. BRASILTRAN’98 Congresso Brasileiro de Trânsito Universidade Federal da Bahia - Centro Desenvolvimento Automotivo.

MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. São Paulo: Papirus, 1996.   

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: apresentação dos temas transversais, ética. Secretaria. de Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.  São Paulo: Cortez, 1989

PARECER CNE/CEB n. 22/2004, de 05 de agosto de 2004, homologado no Diário Oficial da União.

PORTARIA Nº 147, DE 2 DE JUNHO DE 2009. O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO – DENATRAN. 

RESOLUÇÃO Nº 50 de 21 de maio de 1988. CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO.

ROZESTRATEN, Reinier J. A. Psicologia do Trânsito: conceitos e processos básicos. São Paulo: EPU Universidade de São Paulo, 1988. 

 

 

 

 

 

 



* Dissertação apresentada à Universidade Americana em 17 de julho de 2012

** Mestre em Ciência da Educação e  Especialista em Educação de Trânsito.