A educação nesse momento passa por grandes transformações, os profissionais da educação, alunos  e pais lutam por uma educação melhor. Dentro dessas mudanças vemos o ciclo de formação humana implantado a mais de 10 anos em alguns estados brasileiros fica uma grande duvida, se esse modelo de ensino faz com que os alunos progridam nessa modalidade de aprendizagem e o receio dos pais com a qualidade de ensino para seu filho em alguns estados do sul e sudeste brasileiro vemos com o programa sisu que tem responsabilidade no ingresso das universidades a partir da nota do Enem. Há grande avanço em relação aos estados do norte, nordeste e centro-oeste que tem um retrospecto negativo não somente pelas dificuldades dos alunos e professores mais também pela falta de recursos dos governantes.

 Um passo a ser aderido na educação brasileira o apoio e incentivo dos pais com seus filhos nos estudos e na escola, por que há um  desinteresse dos mesmos quanto à vida escolar dos seus filhos. Em algum momento vemos a regreção por que alguns assuntos responsabilidade da família partiu  a ser responsabilidade da escola assim tendo um grande acúmulo de problemas para escola resolver.

Um grande avanço seria um projeto como muitos institutos com ressoar, caritas do Brasil em favor pela qualidade da educação, pois a vida escolar tem que ser ampliada para os olhos da sociedade moderna não ficando só na mesmice mais tendo um continuo trabalho contra o analfabetismo no Brasil  e principalmente nos estados do Norte e Nordeste interessante que o governo brasileiro cria programas como o pro jovem, pacto nacional pela educação e educação de jovens e adultos Eja que assim acelera o número de pessoas alfabetizadas e tendo diversas opções também  para a população brasileira querer buscar a sua qualificação profissional.