Palavras chave: pedagogia, qualidade, Turismo, hotelaria, gastronomia, sustentabilidade.

Segundo a EMBRATUR/IBGE (2003) enfatiza a importância da atividade turística para o desenvolvimento nacional gerando renda, empregos e oportunidades, destaca também a gastronomia como uma grande geradora de negócios onde diversas pessoas ligaram-se a atividades remuneradas relacionadas ao turismo.
A gastronomia é um fator imprescindível para o desenvolvimento das atividades econômicas de uma cidade turística e podendo ser a motivação do turista em conhecer determinado local devido à tradição de sua alimentação cultural. Esse fato desencadeia na colaboração com todas as demais vertentes do turismo além da atratividade hoteleira da região aumentando a capacidade de expansão de sua gastronomia local e cultural tornando essa ideologia componente importante para o desenvolvimento econômico sustentável oferecendo produtos e serviços de qualidade.
A partir desta abordagem estratégica avançada de manejo podemos observar que há necessidade de que se promovam ações pedagógicas voltadas para o planejamento das atividades turísticas, pois ação agrícola local propicia a criação de postos de trabalho, gerando mais rendimentos financeiros, conseqüentemente empregos a nível local permitindo a fixação da população ao mundo rural e através da potencialização de seus recursos contribuem para a sustentabilidade da cadeia produtiva, divulgação turística gastronômica e sua preservação ambiental concretizando uma vertente integrante da promoção turística e desenvolvimento sustentável e econômico da região propiciando a integração entre os produtores agrícolas, hotéis e seus restaurantes para existir uma infra-estrutura essencial às necessidades básicas dos visitantes, oferecendo-lhes qualidade de produtos através de uma alimentação abundante, variada, de qualidade e de baixo custo, proporcionando uma saudável atividade turística abrangente desenvolvendo a cidade, seus residentes que atuam profissionalmente no turismo e suas ramificações.
Segundo Torres (2002) O serviço de alimentação e bebidas é uma vertente muito importante na operação de um hotel, uma vez que os lucros gerados pelo setor às vezes chegam a superar aqueles provenientes da hospedagem. É importante destacar que o faturamento provido de alimentos e bebidas aumentam consideravelmente quando o hotel oferece seus serviços para banquetes e convenções.
A gastronomia oferecida nos hotéis deve envolver uma estratégia de planejamento organizacional qualitativa dos estabelecimentos hoteleiros para a promoção da saúde dos turistas, que relacione capacitação de funcionários, cardápios com culinária e produtos locais, alimentos saudáveis intensificando a relação custo-benefício, pois a alimentação é um mecanismo muito importante no bem estar das pessoas e muitas procuram preservar sua saúde através de um estilo de vida mais saudável pela reeducação alimentar alem de algumas hospedagens ganharem preferência de clientes devido ao seu cardápio em relação ao custo beneficio.
Uma política institucional de Sustentabilidade fomenta assim a qualidade na aquisição de alimentos provenientes da agricultura local, pois, possuem alta qualidade nutricional, além de apoiar o agricultor, desenvolve uma conscientização ecológica coletiva da cadeia produtiva do turismo receptivo de gastronomia saudável.


Referências Bibliográficas

http://www.ibge.gov.br

http://www.braziltour.com/

JONSSON, Urban. As causas da fome. In: Fome e desnutrição: determinantes sociais. São Paulo: Cortez, 1986. p. 48-65.

KRAUSE. Alimentos, nutrição & dietoterapia. MAHAN. Editora Scipione. São
Paulo. 2002.

LERIPIO, Alexandre. Desenvolvimento Sustentável. A Notícia, 13 de setembro de 2000.

MANZONI, Jorge. Estratégias de manejo utilizando indicadores de sustentabilidade: O agroecossistema da Ilha dos Marinheiros. Agro livros, 2007.

MANZONI, Priscila. Educação Alimentar como mecanismo para um ensino com qualidade. Monografia de Graduação em Pedagogia. UNOPAR, 2011.

ROTEMBERG, Sheila; VARGAS, Sonia de. "Práticas alimentares e o cuidado da saúde: da alimentação da criança à alimentação da família". Revista Brasileira de saúde Materno-Infantil, Recife, v. 4, n. 1, p. 85 ? 94, jan./mar.2004.