EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS x CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO
NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: Uma experiência

Instituições de Ensino, localizadas no estado de Mato Grosso do Sul, considerando o mercado de trabalho que a cada dia aumenta a exigência em relação à formação básica do trabalhador, obrigando-o a retomar sua escolarização se propõe a oferecer a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, por entender que a educação de jovens e adultos é um direito humano fundamental para a construção da cidadania e à superação das desigualdades e exclusão que atinge grande contingente da população brasileira. Considerar a heterogeneidade desse público, quais seus interesses, suas identidades, suas preocupações, necessidades, expectativas em relação à educação, suas habilidades, enfim, suas vivências, torna-se de suma importância para a construção de um projeto de curso que considere suas especificidades. É fundamental perceber quem é esse sujeito com o qual lidamos para que os conteúdos a serem trabalhados façam sentido, tenham significado, sejam elementos concretos na sua formação, instrumentalizando-o para uma intervenção significativa na sua realidade.
Segundo dados da SEPLANCT/MS e IBGE, tendo como base o ano de 2003, o Estado de Mato Grosso do Sul possui cerca de 245 mil pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho, mas que não possuem o Ensino Médio, ou seja, há um grande contingente populacional que necessita de formação técnica, considerando que raramente terá acesso ao Ensino Superior.
Desse contingente, 65% são residentes na capital, o que torna a cidade de Campo Grande um grande fornecedor de mão-de-obra que precisa ser qualificada tecnicamente. Uma análise simplista desses números indica que, caso haja um aumento de produtividade da ordem de 6% anual, poderá ocorrer um colapso produtivo por falta de mão-de-obra qualificada, visto que os dados referentes á qualificação técnica da SEPLANCT indicam uma baixa oferta de cursos técnicos voltados para o mercado de média e de alta tecnologia.
Ao oferecer o Curso Técnico em Eventos de Negócios integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos ? Área Profissional: Turismo e Hospitalidade ? Educação Profissional Técnica de nível médio, as Instituições de Ensino objetivam apoiar o desenvolvimento do Estado por meio da educação permanente e da inclusão social, com vistas a minimizar a gravidade dos problemas enfrentados pelo trabalhador que precisa cursar o ensino médio para manter-se em seu emprego, ou o desempregado que precisa da educação básica aliada a uma habilitação profissional para ingressar no mercado de trabalho, e, muitas vezes, vislumbra uma possibilidade de melhoraria de vida, ou de ter uma função mais especializada e, conseqüentemente, melhor remunerada.
Considerando as potencialidades oferecidas pelo Estado, e principalmente em sua capital, Campo Grande, o oferecimento do Curso vem atender toda uma demanda existente na região e que atuará em um mercado com franca expansão.
Além disso, a capital do estado possui uma boa infra-estrutura hoteleira que vai desde a classe econômica a classe de luxo sendo, a taxa de ocupação desses hotéis variam entre 50% a 60%, de ocupação durante a semana.
Campo Grande destaca-se com o turismo de eventos, gerando um grande número de empregos durante sua realização provocando assim movimentação econômica. Temos eventos periodicamente na cidade, como Motoroad, Expogrande, Temporadas Populares, Festa das Nações, alem de circuito culturais e esportivos, Congressos e encontros entre profissionais de classe e estudantes. Para atender esses eventos, Campo Grande também possui os seguintes prestadores de serviços credenciados pelo Ministério de Turismo:

Meios de Hospedagem
- Mato Grosso do Sul: 285
- Campo Grande: 49

Agências de Viagem e Turismo
- Mato Grosso do Sul: 329
- Campo Grande: 170

Transportadoras Turísticas
- Mato Grosso do Sul: 138
- Campo Grande: 50
Empresas Organizadoras de Eventos
- Mato Grosso do Sul: 31
- Campo Grande: 27
A inovação pretendida com este curso incorpora os preceitos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, do Parecer CEB nº 16/99 , Resolução CNE/CEB nº 04/99, Decreto 5154/2004, Parecer 39/2004, Resolução 01/2005 e da Educação de Jovens e Adultos CNE/CEB nº 11/00.

2. Os objetivos
 Estabelecer a relação educação-trabalho, ampliando a escolaridade e oferecendo aos jovens e adultos alternativas de formação/habilitação profissional por meio do Curso Técnico em Eventos de Negócios integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos ? Área Profissional ? Educação Profissional Técnica de nível médio.
 Oportunizar a Educação Profissional Técnica de nível médio integrada ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos, como uma das condições para o exercício da cidadania, ampliando as possibilidades de atuação profissional, bem como, qualificar e habilitar profissionais competentes para atuarem na Área de Turismo e Hospitalidade, na perspectiva de aquisição das competências profissionais que lhes permitam compreender e apreender o processo de produção e prestação de serviços na área, visando acompanhar as transformações do mundo do trabalho.

3. A metodologia
Os Cursos são desenvolvidos através de aulas teórico-práticas, realizadas em sala de aula e laboratórios, conforme disciplinas que compõem os módulos. As disciplinas constantes da matriz curricular são operacionalizadas por meio de uma metodologia dinâmica e participativa constituída por exercícios teóricos e práticos pertinentes aos conteúdos desenvolvidos; simulação de situações de trabalho; contatos diretos com problemas e situações da realidade; oficinas; palestras; sessões de vídeo; elaboração em grupos de resenhas relativas às oficinas e atividades realizadas.Tudo isso promove uma aprendizagem significativa que contemple a inclusão social, a formação cidadã do profissional, a interação entre o saber cientifico e popular, pressupondo um profissional reflexivo e com valores éticos e sociais.
O processo adotado para a aprendizagem faz com que o aluno adquira gradativamente novas formas de pensar e de agir. Dessa forma o docente delineará um novo "fazer" educativo e dará ao aluno a oportunidade de ser o agente de sua própria aprendizagem, criando condições para que ele possa observar, descobrir e refletir sobre o mundo, e interagir com o outro.
A construção de competência requer o desenvolvimento de atividades variadas e recursos diversificados, mobilizados através do processo pedagógico planejado. Assim, procurou-se estabelecer a correlação entre as disciplinas da forma que a prática profissional esteja presente em todos os conteúdos a partir do início do curso. A prática profissional será desenvolvida ao longo do curso nos laboratórios de turismo (copa-didática, recepção de hotel, quarto suíte-hotel, auditório, agência de viagens), por de atividades como: estudos de caso, pesquisas, trabalhos em grupo, individual, visitas técnicas a empresas que desenvolvam trabalhos na área de conhecimento do curso, com apresentação de relatórios. A adoção desta prática organiza o currículo, não o desvinculando da teoria.
Ao final do curso o aluno deverá desenvolver um projeto aplicando os conhecimentos desenvolvidos anteriormente em um dos componentes curriculares do módulo; Administração financeira; Estudo do espaço físico a ser utilizado; Viabilidade dos recursos humanos, materiais e financeiros; Identificação e análise dos participantes; Orçamento preliminar; Planejamento de eventos; Cronogramas e programações; Administração de compras; Avaliação do evento; Fechamento do evento; Revisão do evento; Fichas e planilhas; Serviços terceirizados; Tarefas da secretaria, Contratos, acordos e parcerias.