EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
A IMPORTÂNCIA DE APRENDER EM TODAS AS IDADES.
Tania Regina Druzian Rodrigues*

O mundo globalizado requer grandes mudanças e inovações constantes, e com certeza, a educação é a chave indispensável para o exercício da cidadania, que se impõe cada vez mais na sociedade atual, exigindo das pessoas uma capacitação permanente. Tem ainda a consciência de que o homem é um ser inacabado que busca no dia-a-dia conquistar uma vida melhor e com qualidade.
Neste sentido, destaca-se a importância de satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem, ampliando os conhecimentos e a capacidade de crescer como pessoa. No entanto, percebe-se que a realidade não é igualitária para todos e acontece que inúmeros cidadãos, jovens e adultos não teem acesso ao espaço escolar ou não completaram os anos de educação básica na idade adequada.
E o Documento Básico que apresenta o Padrão Referencial de Currículo do Rio Grande do Sul (1996, p. 43), enfatiza que: "Para além da necessidade da alfabetização, embora esta seja básica, coloca-se a perspectiva da totalidade da escolarização fundamental como patamar mínimo para a qualificação pessoal-profissional dos sujeitos, como condição para acesso aos diferentes espaços culturais e sociais". Esta concepção deixa claro o quanto o processo de aprendizagem é necessário para o desenvolvimento pessoal e social de cada pessoa, favorecendo a compreensão de que a alfabetização de jovens e adultos leva o educando à conscientização dos problemas que o cercam, ao conhecimento de mundo e da realidade social onde vive.
De acordo com o pensamento de Faria (2009, p. 174), "A educação possibilita ao indivíduo jovem e adulto retomar seu potencial, desenvolver suas habilidades, confirmar competências adquiridas na educação extra-escolar e na própria vida, com vistas a alcançar um nível técnico e profissional mais avançado". Ou seja, as pessoas aprendem no meio familiar, social e também com as experiências vivenciadas no seu cotidiano e nesta perspectiva, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem papel essencial e representa uma possibilidade que contribui para efetivar o caminho de desenvolvimento de todas as pessoas, de todas as idades.
Entende-se que a EJA tem um grande potencial de tornar-se um espaço no qual seus alunos possam ver suas questões, dúvidas e angústias, acolhidas e trabalhadas de forma a ampliar seu desenvolvimento intelectual, visando a construção da consciência crítica que é exigência para transformar o aluno em sujeito de sua própria história.
Para tanto, o professor precisa se adequar e desenvolver as competências necessárias para atuar na Educação de Jovens e Adultos, conhecendo as características e a realidade de cada aluno e a partir deste conhecimento ter domínio do conteúdo e preparo didático que auxilie no processo de ensino aprendizagem deste indivíduo. Assim, conclui-se que a escola também deve preparar-se para atender esta clientela de alunos jovens e adultos que desejam aprender, educar-se e reeducar-se, mesmo na mais avançada idade.

Referências:
FARIA, Wendell Fiori de. Educação de Jovens e Adultos: Pedagogia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação Padrão Referencial de Currículo: documento básico. Porto Alegre, 1996.

* Professora Municipal Graduada em Pedagogia pela URCAMP, Campus de São Borja, RS, atuando com a turma do 2º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Maximiano Nenê, no Município de Santo Antônio das Missões/RS.