EDUCAÇÃO DE BEM DOTADOS E TALENTOSOS ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS.

Ana Claudia Medeiros Maria Cardoso

Benedita Maria dos Santos do Rosario

Glauciane Nobre da Silva

Maria das Graças de Medeiros Pires

Maria Roziane Mendes dos Santos

Mariely Carolina do Socorro Mendes Gonçalve

 

            A ditadura da máquina como contraposição a produção humana garantida e sustentada pelo capital, corroborou, contraditoriamente, a necessidade de incentivos à produção humana, hoje chamada de sociedade do conhecimento, embasada na teoria do “capital” humano.

            Prontamente, os estudos sobre tais produções levaram a constatação de que a precocidade é apenas um dos indicativos que determinam o reconhecimento do “talento” pela produção superior. A isto soma, se a lei das probabilidades que apontam que, em cerca de 5% das populações, deveria-se encontra uma capacidade elevada de talentos. No entanto, as maiorias desses talentos não se desenvolveram, foram perdidos no processo formativo ou foram canalizados para outras áreas.

            Cabe a educação a tarefa de evitar que o talento humano não se perca, bem como, o dever de proporcionar a estimulação e orientação adequadas e necessárias ao desenvolvimento desses talentos. Assim, o uso dos termos aplicados à pessoa “talentosa”, centrar-se na definição de talento como capacidade notavelmente elevada, é uma abstração pautada sócio-historicamente.

           

Mitos e falsos conceitos

 

            Alguns conceitos que circulam no meio educacional sobre alunos talentosos foram abolidos de acordo com resultados de pesquisa. De acordo com Zenita Cunha, dentre os questionamento está: se o aluno consegue se desenvolver sozinho e sem ajuda; se eles são fisicamente fracos e emocionalmente instáveis, o talento desaparece; queima-se, e crianças bem dotadas não são produtivas por muito tempo na sua vida e que bem dotado nasce assim, e nada pode modificá-lo para mais, nem para menos. Tendo dessa maneira o resultado de pesquisa como sendo falso o conceito circular.

De acordo com pesquisas em neurociências a inteligência pode ser nutrida ou modificada durante toda a vida da pessoa, de acordo com as vivências e experiências. Sendo assim, é de grande importância que crianças talentosas sejam estimuladas, para que assim demonstre seu potencial e não sejam desestimulados pela rotina de atividades do dia-a-dia. Dessa forma, pessoas superdotadas continuam com a produtividade superior a suas faixas-etárias, mesmo depois de estar em uma idade avançada. Vale lembrar que se desenvolver os talentos é preciso que essas habilidades sejam valorizadas.      

 

Quem são as crianças bem dotadas?

Segundo a aurora, as crianças dotadas são aquelas, que possui características idênticas das outras de suas faixas etárias e estágios de desenvolvimento, em se tratando de um grupo. Entretanto, sobressaem-se em determinada área de conhecimento mediante suas atitudes. Que se designa de talentos que são aptidões naturais ou habilidades adquiridas segundo a autora Zenita.

São identificadas em pessoas cotidianamente vistas como inteligentes e capazes, por demonstrar curiosidades e interesses pelos desafios, impostos ou não; não são de ficar esperando, seguem as intuições por acreditarem nas próprias potencialidades. De outra forma, podem ser detectadas nas instituições escolares, quando possui o poder da persuasão já que domina a linguagem verbal e não verbal, assim como também, interessa-se pelas matérias de raciocínio lógicas que para maioria dos docentes são barreiras que impedem a entrada nas universidades.

Portanto vale ressaltar que, os professores devem ficar antenados a identificar os talentos aqui mencionados e desenvolver estratégias específicas para enriquecer tais “dotes” e levá-los aos extremos das curiosidades, ou seja, realizações. Visto que pode haver muitas pessoas perdidas em atividades incompatíveis de seus “dons”, uns por falta de estímulos e outros por falta de oportunidades.

 

Criatividade

 

            Essa criança tem um elevado senso crítico, autocrítico, sensibilidades, perceptividade, entretanto, quase sempre são consideradas “diferentes e fora de padrões” em qualquer faixa etária:

- O talento Psicossocial: São pessoas que tem a capacidade pronunciada para viver bem em grupos, e para que esses alunos possam apreciar a convivência grupal e pluralística. Talento humano;

- Liderança: Pessoa com capacidade de inspirar e receber confiança do grupo;

- Relações Humanas: Solidariedade e sensibilidades têm preocupação com as necessidades do grupo;

- Talento Psicomotor: Tem talento esportivo, precisão ritmo e graça do manejo do próprio corpo;

- Talentos Diferenciados e Combinados: Esses atributos vêm expressos em configurações globais, uma pessoa pode apresentar um talento pronunciado, capacidade e talento numa configuração.

 

Ação Educativa da Escola

 

A escola precisa localizar a criança nesse universo entre a população de alunos. Através de elaboração de projetos educacionais a que venha atender as necessidades desses alunados e para que os mesmos possam desenvolver suas potencialidades.

Diante disso, podemos localizar essas crianças bem dotadas quase invisíveis no contexto escolar que deve esta aberta para: Sinais de produção Superior, produção adequada, produção duvidosa, produção sem expressão, porém, combinada com sinais perceptíveis, rejeições e é jugada pela postura, já que tem um posicionamento pessoal, sinalizando qualidade diferenciada na vida escolar.   

 

Desenvolvendo o potencial e o talento dos educandos

 

            Para os bens dotados, as responsabilidades aumentam e as exigências se diferenciam precisamente nas séries final do ensino fundamental e no nível médio. É nesta fase que o preparo e o domínio de conteúdo começam a extravasar o currículo regular. Portanto, é neste momento que o professor, em sua área, terá melhores condições de reconhecer e encaminhar o aluno para um atendimento especializado.

            A autora propõe quatro estratégias que irão auxiliar o desenvolvimento dos talentos desses educandos: Aceleração, Enriquecimentos, Sofisticação e Novidade, ressaltando que para que os objetivos de desenvolvimento sejam alcançados, seja qual for a modalidade escolhida, precisos integrar-se ao contexto geral, e não ser encarado como uma atividade extracurricular, favorecer a participação do aluno na vida regular da escola, e não afastá-lo. Envolver, integrar a comunidade a qual este aluno esta inserido.

 

Conclusão

 

            Assim sendo, para que a integração e o atendimento efetivo a criança especial, não basta o comprometimento apenas do professor especialista, mas de todo o corpo de educadores, pois é uma tarefa coletiva.

É necessário que o corpo docente da escola esteja atento, no mínimo para as duas vias de influências, ao decidir o estabelecimento e orientações de programas especiais para alunos bem dotados e talentosos. As diretrizes que são buscadas nas pesquisas, nos estudos e conhecimentos acumulados na área, são relacionadas à filosofia com direcionamentos voltados aos valores atuantes na sociedade local.

A área de educação de bem dotados e talentosos é relativamente complexa com um corpo de pesquisa que tem pouca divulgação pelos meios escolares, mas onde há geração e revisão de conhecimentos e publicação de estudos. Infelizmente esses conhecimentos demoram bastante até chagar ao professor. Porém é preciso que se continuem os estudos para aprimorar os conhecimentos disponíveis ao educador.

O conhecimento científico não pode ser adiado, pois, são crianças normais que precisam de um bom atendimento para desenvolver-se. As mudanças são necessárias e deve haver para que aconteça de modo satisfatório a execução de determinados planos a serem cumpridos dentro da escola. Por conta de a rotina escolar ser lenta, é imprescindível a flexibilidade nos esquemas montados dentro da escola, os planos devem ser cumpridos dentro das leis, mas isso, não quer dizer que não possa ser executado de outra forma.

A escola regular, dificilmente irá suprir as exigências que uma criança bem dotada necessita, por isso é necessário buscar o apoio da comunidade, localizando os recursos humanos, culturais e materiais nela existentes.

Nesse sentido, o especialista em educação especial deve fazer a articulação entre escola e comunidade, dispondo-se em realizar o melhor plano educacional possível para desenvolver todo o potencial e talentos dos alunos bem dotados.

É necessário adotar medidas que possam ser executadas por qualquer professor do ensino regular, e se estiverem dispostos a estimular o desenvolvimento máximo do potencial desses alunos, poderão realizar muitos benefícios, mesmo em curto prazo. No entanto, mesmo que haja esse apoio da comunidade e empenho dos professores, não se pode esquecer que sempre serão necessárias medidas gerais e políticas de atendimentos especializados.

A educação de alunos talentosos deve aproveitar o seu conhecimento. A partir desse momento, o estímulo do professor será bem vindo. Não existe um consenso sobre a melhor maneira de viabilizar esse tipo de aprendizagem na escola, no entanto, para que esses alunos possam enfrentar as tarefas escolares com os verdadeiros problemas, é preciso que tenham uma relação com contextos que os interessem. O professor deve criar situações de aprendizagens em que os aprendizes sejam estimulados a interagir, compartilhar ideias e informações, experimentar, construir e testar hipóteses, buscando ajuda fora da escola.