ESCOLA DE BIODANZA® ROLANDO TORO DE  PELOTAS

-        International Biocentric Foundation -

Educação Corporativa com  Biodanza

Metodologia de Biodanza® para área Comercial da empresa.

Autor:

DÓRIA TEREZA DE MARCO DE ASSUMPÇÃO

Orientador:

GASTÓN ANDINO

Monografia para titulação como

Facilitador de Biodanza®pelo

                                                                              Sistema Rolando Toro  de  Biodanza® 

2007

    1 – INTRODUÇÃO 

Fazendo uma retrospectiva na minha vida profissional, trabalho com treinamento empresarial a  mais de vinte anos. Iniciei em 1981, como instrutora na área de Telefonia fixa, na época chamada CRT.  (Companhia Riograndense de Telecomunicações do RS).

Atuava como instrutora em  treinamentos e reciclagem para as telefonistas no atendimento e serviços do Call center. Na época nossos treinamentos eram consecutivos, pois tínhamos mais de 500 telefonistas no departamento de tráfego.

Naquela época eu já acreditava em propostas mais ousadas e aos  poucos fui evoluindo na forma como se fazia os treinamentos, buscando novas alternativas de crescimento pessoal e profissional. Procurava inserir nos treinamentos uma metodologia mais vivencial, com dinâmicas e brincadeiras motivacionais.

 Por volta dos anos 90, ainda na mesma empresa, eu já havia criado um setor de treinamento e desenvolvimento na época muito usado “T&D”.  Este  setor  cresceu e tornou-se valorizado pelas telefonistas e direção da empresa. Nossa equipe cresceu e eu passei a coordenar o setor,  onde ampliamos nossas atividades de ensino para toda a área comercial com mais ou menos 800 funcionários lotados nos departamentos afins.

Como instrutora e coordenadora da equipe de treinamento passamos assumi no nosso treinamento a área Comercial, que contava com 300 profissionais somando com o call center tínhamos em média 800 colaboradores.

Passei a viajar muito pelo interior do estado do Rio grande do Sul, levando cursos e treinamentos para os profissionais que não tinham oportunidade de  vir até o centro de treinamentos da empresa.

 Cada vez mais, percebia que se o treinamento tivesse uma metodologia que motive os funcionários para desenvolver ações significativas e envolventes, mais os resultados apareciam, tanto na qualidade de atendimento e relacionamento com os clientes.  No meu conceito ver, faltava mais estímulos para desenvolver mais a aprendizagem,  por mais que fazia, não era suficiente para despertar de forma integradora a competência e o potencial que poderia ser explorado em cada indivíduo. Muitas vezes ao final de um curso eu me perguntava:

-        O que será que está faltando para além de motivar,  despertar o desejo de ser bem sucedidos?

-        Será que as pessoas não valorizam seu trabalho? Será atitude ou desconhecimento?  Quem sabe falta-lhes melhor auto-estima, confiança?

 Sabia que estava no caminho, mas desconhecia um método ou didática empresarial que fosse mais transformadora.

Para seguir este caminho, entretanto, fui identificando novas necessidades, talvez propostas de treinamento mais humanizadas e que explorassem a capacidade emocional de sentir as informações, de se permitir a compreender com a alma e não com apenas num raciocínio lógico.

Estes profissionais não lidavam com máquinas,  os seus trabalhos dependia de clientes, pessoas com emoções e reações. Para atuar nesta área é necessário profissional preparado,  não apenas no conhecimento de um produto ou de um serviço, mas como lidar com as emoções das pessoas, saber ouvir,  despertar desejos e interesse na relação cliente – empresa.

Fui em busca de novas técnicas de aprendizagem, de novos métodos,   eu queria algo que se diferenciasse do que encontrava nos livros e nos modelos de dinâmicas focadas na Psicologia  Organizacional.

Por volta de 1996, conheci Biodanza – quando fiz uma maratona de Iniciação em Porto Alegre com Gastón Andino E Myrtes Gonzalez. Foi fantástico, senti  que  havia encontrado respostas mais convincentes para a minha busca tanto pessoal como profissional.

Após esta maratona, fiquei muito sensibilizada e procurei fazer um grupo regular semanal. Não foi fácil no início me adaptar a um sistema que a “comunicação de forma racional tinha menor importância no momento da vivência”. Tudo era muito estranho, as pessoas muito afetivas, não discutiam  teorias, mas falavam de seus  sentimentos, emoções. “Achei tudo muito fora de uma realidade em que vivia, mas gostei e deixei este sentimento crescer e aflorar na medida em que ia me permitindo a vivenciar”.

A partir daí comecei a fazer Biodanza em todos os lugares que passava, uma espécie de “encantamento” se apoderou de mim,  eu praticava biodanza em casa, com amigos, no trabalho.

Em 1997 ingressei para fazer a formação de Facilitador  na Escola Gaúcha de Biodanza,  pois tinha como objetivo, me qualificar para desenvolver e aplicar na área comercial da empresas que eu trabalhava.

Muita coisa aconteceu, parei minha formação na Escola Gaúcha de Biodanza, trilhei outros caminhos e muitas mudanças pessoais como o nascimento de minha filha Luane Thiare. Deixei de fazer a formação, mas a Biodanza ® sempre continuou fazendo parte dos meus dias.

Em 2002 retornei para a formação de Facilitador de Biodanza, agora na  Escola Rolando Toro De Pelotas, na qual a Myrthes Gonzalez é a  diretora,  eu sempre participei dos grupos regulares que ela facilitava.

 Este período marcou por grande mudança na minha vida profissional, foi onde iniciei com uma nova proposta de trabalho, não mais como funcionária, mas como  empresária, ter o meu próprio negócio na área de  Consultoria e treinamento.

 Meus treinamentos ficaram conhecidos no mercado pela metodologia aplicada, toda a nossa pesquisa didática, busca operacionalizar metodologias que concretizem as metas da empresa e do profissional. Os cursos são desenvolvidos três partes: Teórica – Vivencial – Prática.

Como proposta nesta  monografia, quero descrever a minha experiência com uma nova abordagem metodológica nos treinamentos em empresas,  principalmente na  área comercial: Marketing,  Vendas, telemarketing. Nosso foco é propor um desenvolvimento de profissionais e colaboradores que atuam com  atendimento de clientes pessoalmente, por telefone,  na  venda de produtos ou serviços para o mercado.