Ensinar é a arte de fornecer informações para o desenvolvimento da humanidade, a contabilidade enquanto ciência, busca ativamente desenvolver técnicas para se aperfeiçoar e desenvolver tipos de gerenciamentos estratégicos a partir das informações geradas. Para vários empreendimentos com fins lucrativos, a busca do objetivo das empresas é fundamental para que possa dar continuidade ao pró- desenvolvimento.

A questão de ensinar contabilidade não é apenas o de levar conhecimentos sobre lançamentos, elaborações de resultados, análise de demonstrações dentre outras técnicas e sim de levar ao contador, vitalidade nas informações geradas de modo que seja tratada com cautela, sustentabilidade gerencial e desenvolvimento próspero.

Várias técnicas de ensino já foram lançadas para que o aluno do curso Ciências Contábeis busque alternativas de aprendizagem, mas será que o aluno quando sai formado, com diploma específico para atuar na área está realmente preparado?

Técnicas de ensino como jogos de empresas, laboratório contábil, exercícios práticos e simulações ajudam na formação do contador, mas faltam técnicas que já foram lançadas e estudadas e ainda não desenvolvidas praticamente, técnicas essa que busca a aprendizagem autônoma para o aluno.

Saber fazer lançamentos, apurar resultados e facilmente lançar dados em softwares é essencial, porém não necessário para dar continuidade ao sucesso profissional e empresarial. Hoje mais do que nunca é preciso fazer o aluno se preparar para as mais variadas dificuldades enfrentadas no desenvolvimento da profissão contábil. Exemplos como ler e entender legislações vigentes, algo incomum entre alunos, hoje, o graduando em Ciências Contábeis, para se desenvolver como um bom profissional tem que buscar ler o que não tem hábitos de entender, escrever e dar opiniões referentes resoluções, decretos e leis do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), e CRCs, ler artigos em sites específicos, jornais, entender economia e política, consultar a Receita Federal, Estadual, visitar prefeituras e sindicatos.

Para se desenvolver profissionalmente na área contábil é preciso gostar do que faz, ir além da capacidade de aprender, é ser um Cientista Contábil de qualidade. Fazer cursos de educação continuada, levar as informações certas para os lugares certos, buscar objetivos característicos à área estuda, ajudar a classe contábil nas pesquisas, freqüentar palestras, seminários e cursos, comprar pelo um livro a cada seis meses ou ir a uma biblioteca no mínimo duas vezes por semana.

Desenvolver o lado crítico do aluno é primordial para um sucesso contínuo, deixar o aluno "se virar" é natural do aprendizado, assim buscará soluções mais rápidas para o problema, ser autônomo na aprendizagem é fazer investimento a médio prazo, a intenção é aprender e compreender.