EDUCAÇÃO CONTINUADA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Jaibas Eduardo Bizão

Resumo

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) compreende um setor de alta complexidade, pois a dinâmica no processo de trabalho e a gravidade do paciente são diferenciadas das demais Unidades Hospitalar. Devido tal complexidade é de fundamental importância a implantação do sistema de Educação Continuada dentro da unidade, e o incentivo por parte da instituição aos profissionais que aderem ao sistema. A Educação Continuada vem crescendo cada vez mais frente à necessidade de conhecimento, atualização e reciclagem, para que a equipe de enfermagem atuante na UTI realize seus procedimentos com conhecimento técnico e cientifico. O objetivo deste estudo é descrever a importância da Educação Continuada para a equipe de enfermagem dentro da Unidade de Terapia Intensiva. Conclusão: A Educação Continuada constitui assunto de extrema importância para os profissionais de enfermagem da UTI, quando esses recebem treinamento executam suas atividades de forma mais segura e eficiente.

Palavras-chave: Educação Continuada, Enfermagem e Unidade de Terapia Intensiva.

CONTINUING EDUCATION TEAM OF NURSING IN THE INTENSIVE CARE UNIT

Abstract

The Intensive Care Unit (ICU) comprises a field of high complexity because the dynamics in the labor process and the severity of the patient are differentiated from other hospital units. Because of this complexity is fundamental to system deployment Continuing Education inside the unit, and the incentive for the institution to professionals who adhere to the system. The Continuing Education is growing increasingly facing the need of knowledge, upgrading and retraining, so that the nursing staff acting ICU perform their procedures with technical and scientific knowledge. The aim of this study is

to describe the importance of Continuing Education for the nursing staff in the Intensive Care Unit. Conclusion: The Continuing Education is a matter of extreme importance to nurses of the ICU, when those trained perform their activities more safely and efficiently.

Keywords: Continuing Education, Nursing and Intensive Care Unit.

INTRODUÇÃO:

A Educação Continuada na Unidade de Terapia Intensiva, tem como objetivo transformar o processo de trabalho, orientando para a melhoria da qualidade dos serviços prestado, em outras palavras a educação continuada, abre-se um campo para a aplicação do conhecimento adquirido em pro de uma determinada população que necessita muitas vezes de um conhecimento mais apurado por parte dos profissionais atuante (KOIZUM ET. AL 1998).

Com o passar dos anos a Temática Educação Continuada vem crescendo cada vez mais frente à necessidade do conhecimento, atualização e reciclagem para que a equipe de enfermagem atuante na UTI seja capacitada a realizar seus procedimentos cada vez mais, com conhecimento técnico e cientifico.

A necessidade e preocupação em repensar as técnicas, de realizar os procedimentos de enfermagem na UTI, além dos cuidados do corpo físico, a construção continua do saber baseado em revisão dos procedimentos e técnicas realizadas,

A Educação Continuada se faz necessário para o crescimento pessoal e profissional, portanto cabe ao enfermeiro incentivar, estimular o auto conhecimento, buscando propostas educativas, assumindo lugar de destaque no ensino aprendizagem de sua equipe.

Sendo a UTI um dos setores mais importantes e de alta complexidade tanto por parte da gravidade dos pacientes recebidos, bem como os equipamentos utilizados, muitas vezes produzidos em outros pais, obrigando os profissionais de enfermagem a aderirem ao sistema de Educação Continuada (SILVEIRA, 2013).

O objetivo deste estudo é descrever a importância da Educação Continuada para a equipe de enfermagem dentro da Unidade de Terapia Intensiva.

Metodologia: Estudo exploratório descritivo através de levantamento bibliográfico. A busca abrangeu artigos publicados à partir da base de dados da área da saúde BIREME e SCIELO, utilizando os seguintes descritores: Educação Continuada, Enfermagem e Unidade de Terapia Intensiva. Para o aprofundamento teórico, buscou-se o embasamento em fontes complementares como livros técnicos, revistas e site na internet.

REVISÃO DE LITERATURA:

            A Educação Continuada é componente essencial dos programas de formação e desenvolvimento de recursos humanos das instituições, sendo o capital humano o elemento mais importante no funcionamento de qualquer empresa, grande ou pequena, pública ou privada, com a implantação deste sistema há uma melhora significante na eficiência do trabalho, na competência dos profissionais e eleva o nível de satisfação da equipe (SILVA, CONCEIÇÃO E LEITE. 2008).

           Vista como um conjunto de práticas educacionais planejadas no sentido de promover oportunidades de desenvolvimento ao funcionário, com a finalidade de ajudá-lo a atuar mais efetiva e eficazmente na sua vida profissional. Ela deve ser uma constante troca de experiências, envolvendo toda a equipe e a organização em que está inserida.

          Segundo Davim, Torre e Santos (1999) entende-se que a Educação Continuada de uma maneira mais ampla, é considerada como um processo que se confunde com a própria vida, sendo que na área da enfermagem tem de ser reservado o uso do termo para designar o conjunto de práticas educacionais que visem a melhorar e a atualizar a capacidade do indivíduo, oportunizando o desenvolvimento do funcionário e sua participação eficaz na vida institucional.

        A utilização do sistema de Educação Continuada como ferramenta no processo educativo dinâmico, e contínuo de modo individual ou coletivo busca a qualificação e capacitação dos profissionais da saúde a fim de prestar uma melhor assistência ao paciente, buscando implementação de atividades que requeiram mudanças nas rotinas, os profissionais são estimulados à aquisição de novos conhecimentos, como estratégia eficaz de aprimoramento constante. Com isso, facilita-se a transferência do potencial do empregado em comportamento e atitudes objetivas, visando à melhoria da qualidade da assistência, promovendo a oportunidade de ensino, mediante o desenvolvimento da capacidade assistencial da equipe de enfermagem (IEPSEN, ET. Al 2008).

       A Educação Continuada na área da saúde vem passando por muitas mudanças em suas concepções e conceitos, paralelamente à evolução que vem ocorrendo em todas as ciências, vem para aprimorar o método educacional saúde, tendo o processo de trabalho como seu objeto de transformação, com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços, visando alcançar equidade no cuidado, tornando-os mais qualificados para o atendimento das necessidades da população (MASSAROLI E SAUPE 2008).

A Unidade de Terapia Intensiva é destinada a pacientes graves, porém recuperáveis. É dotada de aparelhos que são capazes de manter a sobrevida desses pacientes e exige profissionais com alto nível de conhecimento (GOMES, 2008). Tratando-se da equipe de enfermagem, ela deverá manter-se atualizada, apta a desenvolver atividades de forma segura e qualificada, pois todo cuidado refletirá diretamente na recuperação desse paciente. Infelizmente o que temos observado é a falta de interesse desses profissionais em aumentar seus conhecimentos, em dar continuidade ao seu processo de aprendizado, restando para a educação permanente o lugar de menor importância em seu cotidiano. Portanto cabe ao enfermeiro destacar a importância da educação permanente da equipe de enfermagem atuante na UTI, objetivando atualizar e reciclar esses funcionários. De acordo com Knobel (2006) os enfermeiros constituem pilares essenciais para essas estruturas de saúde, e tem como atribuição, organizar, dirigir, supervisionar todas as atividades da enfermagem além de planejar programas educativos com o objetivo de atualizar a equipe, melhorando a assistência e também promovendo-os culturalmente.

De acordo com o Código de Ética de Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem (COREN 2001), é direito do profissional atualizar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais ao mesmo tempo e dever do profissional manter-se atualizado ampliando seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais em benefício da clientela, da coletividade e do desenvolvimento da profissão (COREN, 2001).

O enfermeiro deverá ser competente na área educativa, motivando e incentivando os funcionários acerca da importância da educação permanente, sendo esta, excelente ferramenta para que toda a equipe obtenha desenvolvimento profissional adequado. Para que um processo educacional se realize é preciso que o indivíduo seja estimulado a buscar conhecimentos (estimulação intrínseca ou extrínseca), tenha um objetivo, ultrapasse a barreira que o divide deste objetivo, realize tentativas de ação e perceba seu sucesso ou fracasso (BORDENAVE, 1991).

 A educação é um processo que não se esgota, sendo o primeiro passo para o crescimento de uma profissão e profissionais, o enfermeiro que percebe isto encontra no cotidiano e durante toda a vida profissional situações de ensino aprendizagem (SALUM, 2000).

A instituição que implanta programas de educação permanente terá resultados positivos sempre, no entanto, deverá haver um planejamento para que se consiga alcançar todos os objetivos, com isso, a instituição de saúde manterá seu quadro de funcionários capacitado a identificar fatores decisivos no prognóstico dos pacientes, e, até mesmo, melhorará o entrosamento, possuindo esta instituição, então, um grande diferencial.

Os projetos de educação permanente mais do que nunca devem estar em consonância com os interesses de todos os envolvidos, atendendo aos anseios e necessidades daqueles que vão participar dos objetivos da instituição, estando ligados à assistência de enfermagem (MATOS, 2001).

Segundo Kurkgant (2006) tem que haver crença no valor da educação da enfermagem como um meio de crescimento da equipe. Desta forma, o enfermeiro deve se conscientizar sobre a necessidade de melhorar, cada vez mais, a qualidade da prática profissional, estimulando a equipe ao autoconhecimento, aprimorando as habilidades e desenvolvendo potencial.

 

 

CONCLUSÃO:

 

         A Educação Permanente constitui assunto de extrema importância para os profissionais de enfermagem da UTI, quando esses recebem treinamento executam suas atividades de forma mais segura e eficiente, além de possibilitar crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional, porém a equipe de enfermagem só entenderá a necessidade de treinamento se o próprio enfermeiro que lidera a equipe der maior atenção à Educação Permanente, e se houver uma valorização deste profissional por parte da instituição e de toda a equipe, e com certeza este aprendizado fará um diferencial para os pacientes atendidos na UTI.

REFERÊNCIAS

ASSUNÇÃO, Geórgia Pires, FERNANDES, Raquel Aline. Humanização no Atendimento ao Paciente Idoso em Unidade de Terapia Intensiva: Análise da Literatura Sobre a Atuação do Profissional de Saúde. SERV. SOC. REV.,

LONDRINA, V. 12, N.2, P. 69-82, JAN./JUN. 2010.

Brasil. Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. Decisão COREN-SP-DIR/001/2000 – Normatiza no Estado de São Paulo os princípios gerais para ações que constituem a documentação de enfermagem.

BORDENAVE, Juan Diaz e PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1991.

DAVIM, Rejane Marie Barbosa, TORRES, Gilson de Vasconcelos, SANTOS, Sérgio Ribeiro dos. Educação Continuada em Enfermagem: Conhecimentos, Atividades e Barreiras Encontradas em uma Maternidade Escola. Revista. Latino Americano. Enfermagem - Ribeirão Preto - v.7-n.5 - p. 43-49 - Dezembro 1999. 

GOMES, A.M. Enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva. São Paulo (SP): EPU; 1998.

IEPSEN, Fernanda, PORTO, Adrize Rutz, SCHNEIDER, Ceci Cristilde, THOFEHRN, Maira Buss. Educação Continuada: Experiência na Capacitação da Equipe de Enfermagem. Conhecimento sem Fronteira. XVII Congresso de Iniciação Científica.X Encontro de Pós-Graduação 11,12,13 e 14 de Dezembro de 2008.

KNOBEL, Elias; LASELVA, Claudia Regina; MOURA JÚNIOR, Denis Faria. Terapia Intensiva: Enfermagem. São Paulo: Atheneu, 2006.

KOIZUM;, Maria Sumie, KIMUR; Miako, MIYADAHIRA; Ana Maria Kazue, MONTEIRO DA CRU;, Diná de Almeida Lopes, PADILHA; Katia Grillo,SOUSA; Regina Marcia Cardoso de,ALTIMAR;,Paula Dal Maso. Educação Continuada da Equipe de Enfermagem nas UTIs do Município de São Paulo. Rev.latino-am.enfermagem - v. 6 - n. 3 - p. 33-41 - julho 1998

KURCGANT, Paulina; CASTILHO, Valéria; LEITE, Maria Madalena Januário. Capacitação do Profissional de Saúde no Âmbito da Formação e da Educação Continuada. Revista Esc. Enf. USP, V. 28, n3, p251-6, dez, 1994.

MASSAROLI, Aline, SAUPE, Rosita. Distinção Conceitual: Educação Permanente e Educação Continuada no Processo de Trabalho em Saúde. Disponível em: http://www.abennacional.org.br/2SITEn/Arquivos/N.045.pdf. Acessado em: 17/03/2013.

SALUM, Nádia Chiodelli; PADRO, Marta Lenise do. Educação Continuada no Trabalho: Uma Perspectiva de Transformação da Prática e Valorização do Trabalhador (a) de Enfermagem. Texto e Contexto Enfermagem. Florianópolis, v. 9, n.2, p - 298-311, maio/ago, 2000.

SILVA, Milena Froes da, CONCEIÇÃO, Fabiana Alves da, LEITE, Maria Madalena Januário. Educação Continuada: Um Levantamento de Necessidades da Equipe de Enfermagem. Revista O Mundo da Saúde São Paulo: 2008: jan/mar 32(1):47-55.

SILVEIRA; Rodrigo Euripedes da. Humanização e Educação Continuada na UTI: A Atuação do Enfermeiro. Revista de Saúde Com 2013; 9(1): 51-61.