EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA: DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA À MODERNIDADE

Na antiga Grécia a educação do povo passava pelos preceptores que possuíam os saberes e os passavam aos seus discípulos (alunos), a informação vinha dos escritos e da transmissão da cultura popular divulgada pelo Teatro e em Praças públicas. Analisando os meios educacionais tecnológicos dos dias atuais e comparando-os com a busca do conhecimento na Grécia antiga, podemos identificar pontos que nos dão a dimensão da necessidade de utilizar as possibilidades do desenvolvimento aplicadas ao ensino-aprendizagem nos dias de hoje.
Os teatros gregos eram construídos de forma a aproveitar as encostas das colinas para que a acústica fosse melhor ao espectador, não havia aparatos tecnológicos para ampliação da voz, as peças eram apresentadas durante o dia, pois não havia iluminação artificial; as peças retratavam os personagens da história e os mitos, já conhecidos do povo e em nossos dias, só que a cada festival os autores buscavam novas formas de interpretação e adaptação, bem como de máscaras mais eficientes para difusão da voz, cenários móveis, figurinos e aparatos mais atraentes à visão e aos poucos foram se introduzindo formas de iluminação como velas e tochas.
Pode se perguntar o leitor: como isso se relaciona com as TICs na educação do século XXI? Minha comparação se faz para que se veja que a tecnologia avança a cada momento, a informação e a comunicação são necessidade do ser humano e a difusão das ideias precisa ser sempre mais atraente e inovadora. Quando falamos de Educação, falamos de busca e transmissão de conhecimentos, seja este de mitos, matemáticos ou de linguagem; o Teatro grego difundia o pensamento de uma cultura que ao longo dos séculos influencia a história da humanidade, tem-se conhecimento da filosofia de Sócrates e Platão, estuda-se história da humanidade através da arquitetura daquele povo e sabe-se o que é democracia em função da busca de inovações tecnológicas de uma civilização que queria mostrar seus ideais. A tecnologia não está apenas nos modernos computadores ou na maior velocidade da web, ela está presente na melhor forma que se encontra para facilitar as ações diárias, exemplo disso é a escrita que já foi em pedras e rolos de pergaminho e que evolui a cada dia.
A Educação precisa ser dinâmica, a forma que se ensina hoje pode mudar no dia de amanhã, isso porque trabalha-se com seres humanos diferentes; a produção e utilização de material pedagógico deve acompanhar a velocidade com que as inovações acontecem em todos os setores da sociedade. O educador do século XXI precisa de capacitação constante. E essa capacitação pode ser adquirida com maior facilidade através dos meios que se possuí nos dias atuais; tem-se acesso imediato a publicações que remetem aos escritos dos dramaturgos gregos, diferentemente da época em que viviam, quando era preciso esperar acontecerem os festivais teatrais para conhecerem as novas falas e personagens deles. O Professor precisa estar consciente de que não é mais a única fonte de instrução dos seus alunos, ele atua como um mediador do conhecimento e que este se faz no dia a dia. A atualização e o domínio de novas ferramentas de auxílio ao ensino é importante para que o educador traga motivação e prazer em sua matéria para o melhor aprendizado. O papel do educador na sociedade atual não se limita apenas a ensinar a ler e escrever como mecanismo de superação pessoal, faz-se necessário preparar nosso educando para uma sociedade em que o desenvolvimento integral do ser humano é desenvolver habilidades para inserção no mundo de informação e comunicação. O grande desafio do professor é saber introduzir as novas TICs com objetivos planejados dentro do processo educativo, para tanto é necessário que, de acordo com o que diz LLANO & ADRIÁN "o compromisso está em criar situações educativas que tirem proveito dessas tecnologias e desenvolvam meios de aprendizagem eficazes." (p. 51, 2006), não se utilizem ferramentas simplesmente para que se diga que está atualizado ou porque elas foram instaladas na escola; é preciso ter em mente que vão auxiliar no desenvolvimento pedagógico da disciplina e dentro de um contexto em que os recursos são complementos para melhoria do entendimento do educando.
Os recursos disponíveis para a produção de materiais pedagógicos são grandes e cada dia se desenvolvem mais, deve-se buscar aprendê-los e adaptá-los aos objetivos educacionais e é bom reforçar que nesse momento a interação com o aluno valoriza e enriquece o trabalho, pois o tempo disponível e o acesso a novos softwares é maior por parte deles, o que permite novas descobertas e integração aos conteúdos em estudo. A utilização de sites, blogs e ferramentas interativas faz com que a informação e a comunicação sejam rápidas, prazerosas e alcancem possibilidades de aprendizado. Recursos visuais e sonoros que se adequem à sala de aula podem ser mais eficientes que giz e quadro negro e cabe ao professor aplicar estes novos meios para transformar o ambiente escolar, não ficar esperando que superiores ou o Estado venham oferecer as novidades, partindo de cada educador para influenciar os gestores é que se poderá buscar as inovações, sempre demonstrando as possibilidades de melhoria da qualidade educacional.
Concluindo, vê-se que a tecnologia esteve presente na Educação dos gregos na antiguidade através do desenvolvimento e da divulgação dos seus ideais, na forma com que o teatro buscou aperfeiçoar as técnicas para transmitir as histórias e as emoções; e a mesma tecnologia vem se transformando através dos séculos, evoluindo e criando novas formas de possibilitar maior informação e comunicação. A Educação estava presente nas ideias dos dramaturgos e filósofos gregos e se expandiu trazendo a cultura clássica para o conhecimento dos dias atuais, e a mesma educação se apropria das novas tecnologias para transformar a relação ensino-aprendizagem em uma busca constante de conhecimento e formação do cidadão de forma prazerosa e dinâmica; cabe aos educadores do século XXI capacitarem-se para utilizar os meios disponíveis e transformá-los em eficientes ferramentas educativas visando à continuidade da dinâmica do saber.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

LLANO, José Gregório de. e ADRIÁN, Mariella. A Informática Educativa na Escola. São Paulo, Edições Loyola, 2006.

SOUZA, Newton Armani de. Teatro da Antiguidade. Material didático do curso de Licenciatura em artes Cênicas. EMAC/UFG. 2010.                                    




GLEUTER ALVES GUIMARÃES
ARAXÁ ? MG
20 DE NOVEMBRO DE 2010