EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NAS ESCOLAS

 

         Em todas as escolas brasileiras existe uma matéria a qual deveria ser dada com mais interesse aos alunos. No entanto a educação Artística é dada como mero passatempo.

          Nada menos que cinco matérias são incluídas em Educação Artística. São elas a música, o teatro, o desenho, a pintura e o artesanato.

          São poucas as escolas que dão princípios de música nas escolas. A música se subdivide em canto orfeônico e cantos populares e religiosos, formando duas partes que são a geral e a instrumental.

          No desenho está incluída gravuras, decoração, painéis e outros. No teatro pode haver o ensino de composição de peças bem como sua apresentação. Na pintura destaca-se a parte humorística, publicitária, arquitetônica e outros. No artesanato existe um milhão de atividades como cerâmicas, confecção de objetos de madeira, papel de pano e outros.

          Os professores passam o tempo e os alunos nada aprendem de Educação Artística, aliás são poucos professores com formação para determinadas matérias. A maioria reclama que não há livros especializados para isto, mas material existe em grande quantidade. Tudo que nos cerca pode ser aproveitado em aulas de Educação Artística, mas são poucas pessoas que sabem aproveitá-las. Mesmo muito material imprestável pode ser transformado em outras de valor.

          De uns tempos para cá as artes plásticas já estão em curriculum de várias escolas, no entanto acontece o mesmo fracasso.

          Os alunos mostram imenso prazer em artes, seja qual for, principalmente as artes manuais onde requer paciência e criatividade.

          Deveria ser fundado nas escolas os clubes de artes. Desta maneira todas as obras estariam a vista e poderiam ser vendidas como renda para as escolas que estão sempre precisando mesmo de cacau. Todos os alunos poderiam contribuir para a renda escolar através dos clubes de artes. Isto além de proporcionar ao aluno uma técnica, ainda estaria contribuindo com a cultura do município.