Além do talento nato, João Carlos corporifica uma saga prodigiosa no suplantar desafios. Diante de um modelo vivo de pertinácia no bem, senti-me tocado em dirigir-lhe umas palavras de respeito e admiração.

Paiva Netto

Na quinta-feira, 29/1, tive a honra de receber, na capital paulista, o célebre maestro João Carlos Martins – o maior intérprete de Johann Sebastian Bach na atualidade – que aceitou meu convite para ser o patrono da Campanha da LBV "Criança Nota 10 – Sem Educação não há Futuro!", que distribuirá este ano 10 mil kits de material escolar entre crianças e adolescentes de vários estados do Brasil.

Na tarde festiva, o criador da Bachiana Filarmônica brindou a todos, tocando ao piano o Hino Nacional Brasileiro, além de reger "Jesus, Alegria dos Homens", de Bach, belamente interpretada pelo Coral Ecumênico LBV, com a participação dos alunos do Conjunto Educacional da Legião da Boa Vontade, no bairro do Bom Retiro, acompanhado pela pianista Sandra Abrão.

Além do talento nato, João Carlos corporifica uma saga prodigiosa no suplantar desafios. Diante de um modelo vivo de pertinácia no bem, senti-me tocado em dirigir-lhe umas palavras de respeito e admiração. Trouxe também a público carta que remeti em homenagem a tão ilustre pessoa:

Nobre doutor professor João Carlos Martins, estimadíssimo irmão em Cristo Jesus e Maria Santíssima,

Deus está presente!

Salve, Bach! Salve, Mendelssohn! Salve, Villa-Lobos!

O que dizer a um ser humano para o qual não há crise insuperável? O caro amigo realmente tem a persistência exaltada pelo Cordeiro de Deus na Alma. Faz bem a todos nós mirar exemplos de Fé e perseverança como os seus. Parabéns!

A música, sua grande vocação, aliada ao seu humanitarismo, possui a especial habilidade de congregar, desde os indivíduos até as nações.Na Legião da Boa Vontade, que prima pelo ecumenismo do coração, ela tem igualmente presença marcante. Eu mesmo, quando posso, modestamente arrisco algumas notas.

Confraternizamos, então, no ideal da Paz, e regidos somos pela batuta do Pai Celestial, Autor do Universo, a mais bela partitura de que temos notícia.

E que o natal permanente de Jesus, o Cristo ecumênico, ilumine sempre o seu extraordinário destino.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Para sempre seja louvado!

Viva Jesus!

Momento mágico

De posse da palavra, o criador da Orquestra Bachiana Jovem, emocionado, revelou: "Nestes últimos anos, tenho acompanhado a LBV através de Paiva Netto, este grande humanitarista, esta pessoa que é um simbolismo, um ícone neste País. E fico empolgado quando vejo o trabalho da Legião da Boa Vontade. Assim, desde a primeira vez que fui procurado por vocês, imediatamente disse que gostaria de ser uma espécie de voluntário da LBV". Ainda na ocasião, o famoso maestro comentou que "é através da música que uma pessoa consegue tocar no coração de outra. Foi através da música que encontrei o caminho da solidariedade, o caminho de Deus, no qual pudesse transmitir todos os dons que, graças a Deus, recebi Dele, retribuindo isto para as crianças e para os jovens do nosso país. Assim sendo, é um momento mágico para mim estar presente numa data importante como hoje. Obrigado!".

Meus agradecimentos ao notável professor João Carlos Martins pelo nobre gesto de apoiar a LBV nesta grande empreitada em prol da Educação em nosso país.

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.