Grandes e possíveis são as possibilidades de entendimento sobre educação ambiental, ela é interpretada como uma área especial da educação, aonde todos fazem parte, família, escola e sociedade.

Nela podemos, discordar ou concordar, depende da maneira em que o individuo passa a olhar e defender o seu pequeno espaço, o mundo onde ele próprio ajuda a auta destruição.

No Brasil foram criadas diversas formas de qualificar profissionais para atuar na educação ambiental, mesmo sabendo da realidade da sociedade e estando informado sobre os graves problemas que enfrentamos, tentando de alguma maneira reformular uma idéia já existente dentro da cabeça do ser humano, passando elas para uma consciência de um mundo sem futuras guerras.

"A Educação ambiental, como perspectiva, pode estar presente em todas as disciplinas. Sem impor limites para seus estudantes, tem caráter de educação permanente. Ela, por si só, não resolverá os complexos problemas ambientais planetários, mas pode influir decididamente para isso, ao formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres." (autor desconhecido).

A leitura do livro de Marcos Reigota resgata toda uma idéia, do por que estudar a questão ambiental, o autor nos mostrou que problema ambiental não esta na quantidade de pessoa que existe no mundo, e que necessita de consumir recursos naturais para se alimentar, vestir, e morar, mais que o grande problema esta na quantidade desses recursos.

Esse texto é somente um pequeno aperitivo para aqueles que lutam contra os problemas ambientais, e ainda não teve a oportunidade de ler o livro de Reigota.