EDUCAÇÃO AMBIENTAL UMA PROPOSTA DE CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL - O CASO DA ESCOLA ESTADUAL CARLOS IRIGARAY FILHO.

Adriana Cristina Gomes[1]

Fábio Junior Paes de Morais[2]

RESUMO

 

Na presente pesquisa, realizada através de revisão bibliográfica, há uma abordagem sobre a Educação Ambiental na Escola Estadual Carlos Irigaray Filho e sua relação com a teoria e a prática entre estudantes e educadores, apresentando sua importancia em defesa e construção de um meio ambiente preservado, conservado e recuperado, assim como ressaltando sua importancia para a continuidade da vida no planeta e refletindo sobre sua legislação que envolve essas temáticas. A opção do referido tema justifica-se devido o fato de que a Educação Ambiental seu histórico e sua construção enquanto ciência é recorrente e interdisciplinar garantido nos PCNs, nos livros didáticos e outros documentos afíns. É proposta deste texto enfatizar o conceito de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Cidadania, sua aplicação cotidiana e didática, pois mostra a realidade vivenciada, seu diálogo, narrativa e aplicação efetiva, explorando e mostrando algumas das suas causas. Essa monografia é de extrema relevância porque evidencia a prática efetiva da Educação Ambiental no âmbito escolar, suas práticas e desenvolvimento teórico com claresa, objetividade e sucesso.

Palavras – Chave: Educação Ambiental, Sustentabilidade, Cidadania, Meio Ambiente.

ABSTRACT

 

In this survey, conducted through literature review, there is an approach to environmental education in the Escola Estadual Carlos Irigaray Filho and its relation to the theory and practice among students and educators, showing its importance in defense and construction of a preserved environment, maintained and recovered, as well as highlighting its importance to the continuity of life on the planet and reflecting on their legislation concerning these issues. The theme of that option is justified by the fact that environmental education its history and its construction as a science is recurrent and interdisciplinary guaranteed in the PCNs, in textbooks and other related documents. It is proposed this text emphasize the concept of Environmental Education, Sustainability and Citizenship, their everyday teaching and application, it shows the reality experienced, their dialogue, narrative and effective application, exploring and showing some of its causes. This monograph is extremely important because it highlights the effective practice of environmental education in schools, its practice and theoretical development with claresa, objectivity and success.

Key-words: Environmental Education, Sustainability, Citizenship, Environment.

INTRODUÇÃO

 

A Escola Estadual Carlos Irigaray Filho, situada à Rua Altino Pereira de Souza, n.º 1080, no centro da cidade de Alto Taquari e apresenta uma comunidade escolar heterogênea composta por famílias advindas de classes sociais distintas e de várias regiões do país, grande parte dos alunos atendidos pela nossa escola dependem do transporte escolar, por residirem nos bairros da cidade e no campo. Essa escola tem como princípio em seu Projeto Político Pedagógico - PPP, assegurar um ensino público de qualidade, sua proposta educacional é inclusiva, valorizando a diversidade socioeconômica, político-cultural, racial e educação ambiental que garanta as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em eu vivem e na qual esperam ser atendidas suas necessidades individuais, sociais, políticas e econômicas. Esse PPP, nos mostra que a pretensão desta escola é formar cidadãos conscientes e capazes de interagir na sociedade e de modifica-la e não apenas receptores de conteúdos, sabedores de competências e habilidades técnicas.

A Constituição Federal do Brasil nos garante que devemos promover a EA, em todos os níveis de ensino para um melhor entendimento do meio e consequentemente a conservação, recuperação e estratégias de melhor vivencia para o homem, fauna e flora. De acordo com a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a Educação Ambiental, Institui a Politica Nacional de Educação Ambiental e nos artigos 205 e 225 da Constituição Federal.

Nas metas do Plano Nacional de Educação – PNE, bem como no Plano Estadual de Educação – PEE e no Plano Municipal de Educação – PME, consta em sua redação a preocupação com o Meio Ambiente e as estratégias para gestão da Educação Ambiental – EA no ambiente escolar. O PNE, sugere o que se propõe e esta descrito na Lei, logo o PEE, na meta 2, estratégias 20 e 22 nos apresenta. 20 . Apoiar ações de EA, articuladas com os projetos políticos pedagógicos das escolas que contribuam ou promovam o desenvolvimento local sustentável. 22. Fomentar parcerias com órgãos gestores da política ambiental estadual e municipal para abertura de editais anuais de apoio a projetos de educação ambiental, visando sua concretização nas escolas e em espaços não escolarizados. PEE. 2014. O que de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs, para a Educação Ambiental, no Artigo 2º .

            Bem como na Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Artigo 1º. Nesse sentido trabalhar a Educação Ambiental nas instituições de ensino hoje vai além de uma vontade coletiva, é amparada em lei, para seu melhor desenvolvimento e aplicação nesta nossa contemporaneidade. A Escola Estadual Carlos Irigaray Filho, desde o ano letivo 2012 vem desenvolvendo um projeto de Educação Ambiental – EA, que ao longo do trabalho será descrito em todas as suas fases de desenvolvimento, aplicação e pratica.

Assim nossa unidade escolar antevê essa propositura e já tem em pratica o projeto de educação ambiental. Quanto ao PME, fica implícito na meta 6 estratégias referentes a esta temática, dentre outras leis municipal que regimentam esses termos como O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Alto Taquari, O Código de Meio Ambiente do Município de Alto Taquari – MT e leis complementares do estado e da união.

A Lei Municipal nº 1968, de 24 de junho de 2009, em cujo Artigo 1º diz: Fica instituída nas escolas municipais a inclusão de educação ambiental de forma transversal nos currículos, com a finalidade de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de maneira comprometida, respeitando a vida e o bem estar de cada um da sociedade, local e global.

Nesse sentido a Escola Estadual Carlos Irigaray Filho, tem um compromisso firmado com essa lei, e outras bases curriculares como é o que se descreve nos Parâmetros Curriculares Nacional – PCN Meio Ambiente, no que se refere em ensinar e aprender em Educação Ambiental descreve: A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e aprendizagem de procedimentos. E esse é um grande desafio para a educação. Gestos de solidariedade, hábitos de higiene pessoal e dos diversos ambientes, participação em pequenas negociações são exemplos de aprendizagem que podem ocorrer na escola.

Entretanto os trabalhos já desenvolvidos nessa área tem surgido efeitos positivos ao longo destes anos do projeto em nossa unidade escolar, com vistas a continuarmos com as pesquisas e avançando para cumprir novas metas e objetivos da nossa escola, nossa comunidade e responsabilidade ambiental local e global.

1.1.  “RE” FLORESTAR – fase I. 2011.

O projeto em 2011, foi pensado para as duas maiores escolas no município a Escola Estadual Carlos Irigaray filho e a Escola Municipal Professora Elzinha Lizardo Nunes. Tendo como público alvo os alunos do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos - EJA, totalizando assim aproximadamente 320 alunos, neste ano o coordenador do projeto foi o professor Fábio Jr. Paes de Morais.

            O projeto tinha como nome “RE” FLORESTAR – fase I. e sua natureza prioritária era meio ambiente e sociedade. E tinha como ponto de partida sensibilizar a comunidade local da importância da nossa flora do cerrado que vem sendo devastada pela ação do homem à procura de melhores sobrevivência e especulação financeira. Bem como conhecer as plantas de origem de nossa comunidade e sua importância na alimentação e cultura local, visava também o incentivo à pratica do reflorestamento e sustentabilidade.

                        As mudas desta etapa do projeto, foram adquiridas através de parcerias com o viveiro municipal e Coordenação de Meio Ambiente no município; Contando com a participação dos alunos e da comunidade local, levando em consideração as plantas nativas de nossa região. Os alunos e a comunidade, envolvidos no processo continuaram tendo noções teóricas sobre legislação ambiental, monitoramento de água, preservação do cerrado com materiais produzidos pelos professores envolvidos.

Os objetivos foram alcançados parcialmente, dentre os executados nessa parte do projeto podemos citar a devolução de parte das vegetações as nascentes. Sensibilizar as pessoas a preservar a flora ainda existente em nosso município. Proporcionar aos alunos locais de pesquisa, facilitando assim, as suas próprias conclusões em relação ao meio ambiente. Desenvolver com os alunos pratica de educação ambiental. Incentivo à pratica de utilização do Meio Ambiente de forma sustentável bem como mostrar a comunidade local a importância das práticas socioambientais e seus reflexos econômicos.

A operacionalização do projeto foi dividida por semestres, sendo o primeiro para organização dos trabalhos, leituras, preparação das atividades inclusive leitura de legislação bem como plantio e distribuição de mudas na semana do meio ambiente. No segundo semestre continuou com trabalhos de conscientização e sensibilização sobre a legislação vigente no município, estado e união, atividades de replantio, intercambio entre as unidades escolares, apresentação dos resultados a gestão escolar e avaliação por parte dos coordenadores no projeto. Como método de trabalho foram feitos atividades práticas elaboradas e aplicadas por turmas nas unidades escolares e usados vários recursos como: filmes, documentários, leituras diversas, pesquisas, aulas de campo em visitas ao viveiro, ao lago municipal e seu entorno; para desenvolvimento foram feitos seminários com os alunos do ensino médio sobre meio ambiente e aquecimento global, e a importância do cerrado para a vida no planeta. Figuras e o projeto desse ano letivo em anexo.

1.2.  Meio Ambiente, Conservação e Preservação Ambiental. Produção de biocombustíveis em Alto Taquari – MT. 2012.

Dando sequência ao projeto já iniciado no ano letivo anterior, foi proposto que voltasse mais especificamente para o município de Alto Taquari e suas mazelas ambientais, em consonante a isso os alunos envolvidos foram exclusivamente da Escola Estadual Carlos Irigaray Filho, sendo alunos do ensino fundamental, ensino médio e EJA.

Teve como tema do projeto Produção de Biocombustíveis em Alto Taquari – MT, e sua natureza prioritária: Meio Ambiente, Conservação e Preservação Ambiental. Onde foi planejado e estudado os efeitos causados pela Usina em nosso município e suas práticas em nossa região, bem como sensibilizar a comunidade local de sua importância econômica, social e ambiental para o meio em que vivem. Propôs e elaborou exsicatas com os exemplares de nossas plantas nativas. Fazendo com que fiquem registrados estas plantas tão importantes para o equilíbrio biológico, manutenção das espécies e das comunidades em primeiro plano no que se refere à alimentação e sustentabilidade.

Como metodologia o projeto foi de incentivo a observar práticas de produção da usina ETH. Unidade Alto Taquari, e mecanismos de práticas de educação ambiental, pesquisas bibliográficas em livros, jornais, TV, revistas, in net, que mediante essas pesquisas foi possível fazer análises do processo de produção de biocombustíveis.

Os objetivos e cronogramas propostos foi cumprido parcialmente, sendo que era previsto uma visita a unidade local da usina, porém não foi possível realizar devido a não autorização da usina, a propositura de uma palestra sobre o fator econômico e político relacionado ao meio ambiente e a usina ETH, também não foi realizada, a escola não foi recebida para esse agendamento, quanto as visitas de campo foram feitas pelos próprios alunos durante sua atividade de trabalho onde os mesmos fizeram registros fotográficos, filmagens e entrevistas livres sem registros com seus líderes sobre as causas que agridem o meio ambiente.

Outro ponto importante a destacar foi oferecer e permitir que os alunos conhecessem, o potencial florístico de nosso município, e sensibiliza-los da importância da preservação e conservação da flora para a continuidade da vida na terra, o equilíbrio ambiental e a biodiversidade.

Trabalhar com a realidade local possibilita atuar sobre um universo acessível e conhecido pelo público local, com significados reais para os alunos e professores envolvidos no projeto. A escola é um espaço propício para aulas e trabalhos de campo da educação ambiental, os planejamentos feitos e os PCN oferecem a possibilidade concreta e pertinente ao currículo escolar para tais atividades. Assim a metodologia aplicada foi variada de acordo com as temáticas apresentadas, onde também relacionamos da teoria à pratica como o caso da produção das exsicatas com momentos de pesquisa facilitando assim as conclusões práticas, como também a produção de material didático para trabalhos na área de Educação Ambiental, permitindo envolver a comunidade no processo de sensibilização, conscientização e conhecimento da biodiversidade vegetal em nosso município e região.

Os coordenadores do projeto e a gestão escolar, avaliaram o projeto como positivo, no sentido da construção crítica dos alunos envolvidos e na produção das exsicatas que foram expostas na feira de ciências da escola. Ficando proposto a continuidade deste para o ano seguinte.

1.3.  Educação Ambiental Uma Proposta de Cidadania e Participação Social. Natureza prioritária: educação ambiental, meio ambiente, sustentabilidade e cidadania. 2013.

Nesse ano letivo a metodologia aplicada foi desenvolvida de acordo com a proposta do projeto, priorizando aulas de campo in locum, na fazenda Canaã, com a plantação de mudas aproximadamente 600 mudas de 8 espécies diferentes de plantas do cerrado e frutíferas no primeiro semestre e replantio no segundo semestre, aulas expositivas e apresentação de documentários sobre meio ambiente, biomas brasileiros e a interação antrópica nos mesmos, discussões em grupo, atividades individuais e coletivas, uso de multimídia, filmes, leituras, produção textual, registros iconográficos, sendo feito parcialmente a apresentação dos resultados à sociedade.

A coordenação do projeto ficou a cargo dos professores e gestão escolar, os objetivos ficaram em torno do que já tinha sido proposto com algumas alterações tais como: conceituar – Princípios da Educação Ambiental: Cidadania e Participação Social. Conhecer as políticas de Gestão de Recursos Hídricos. Conhecer a Legislação Ambiental referentes ao Sistema Estadual de Unidades de Conservação. Conhecer a Legislação Ambiental na perspectiva dos Resíduos Sólidos. Conhecer o Sistema de Licenciamento Ambiental. Levar as propostas elaboradas nas oficinas para o Poder Legislativo.

Nas atividades práticas foram desenvolvidos oficinas referentes a proposta do projeto o desfile em comemoração ao aniversário do município, foi consonante ao mesmo, outro trabalho desenvolvido por oficinas foi a coleta de pilhas e baterias de celulares entre outras, outro ponto culminante do projeto foi a semana do meio ambiente, onde foram apresentados palestras sobre Educação Ambiental e Legislação, Ciclos Econômicos e Impactos Ambientais no Brasil, Políticas Ambientais e Sustentabilidade e Meio Ambiente em Alto Taquari – MT.  Assim como um dia de distribuição de mudas e sensibilização do replantio de arvores em nossa cidade e região, como também a escola em parceria com o viveiro municipal ficaram como ponto de referência de distribuição de mudas, o plantio de mudas na Fazenda Canaã, ficou a cargo dos professores envolvidos no projeto e foram feitos ainda no primeiro semestre, sendo que no segundo semestre foram feitos o acompanhamento das mudas e replantios. Nessas idas ao local de plantio e replantio foram ministradas aulas expositivas sobre a importância do cerrado, bem como observação da fauna e flora local. Sendo a principal parceria da escola nesse projeto no ano letivo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alto Taquari – MT.

1.4.  Educação Ambiental Uma Proposta de Cidadania e Participação Social. Meio Ambiente, Sustentabilidade e Cidadania. 2014.

A temática Educação Ambiental Uma Proposta de Cidadania e Participação Social, teve como objeto de sua natureza prioritária: educação ambiental, meio ambiente, sustentabilidade e cidadania. Esse trabalho veio nos proporcionar conhecer e conceituar os princípios da Educação Ambiental cidadania e participação social, bem como conhecer as políticas voltadas para os recursos hídricos e legislação ambiental na região que circunda nossa cidade, levando em consideração gradientes que atravessam as fronteiras de nossa unidade federativa. Contou com a participação do corpo docente e discente da escola, quanto as turmas envolvidas foram prioritariamente os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Os objetivos estabelecidos foram contemplados pela metodologia e aplicados e desenvolvidos parcialmente, como descrição dos mesmos foi possível conceituar os princípios da Educação Ambiental, Cidadania e Participação Social. Conhecer as políticas de Gestão de Recursos Hídricos em nosso município. Conhecer a Legislação Ambiental referentes ao Sistema Estadual de Unidades de Conservação. Conhecer a Legislação Ambiental na perspectiva dos Resíduos Sólidos. Conhecer o Sistema de Licenciamento Ambiental. Propor criação de áreas de turismo (Ecoturismo). Levar as propostas elaboradas nas oficinas para o Poder Legislativo.

A metodologia aplicada foi sendo desenvolvida de acordo com os objetivos propostos pelo projeto, priorizando aulas de campo, aulas expositivas, discussões em grupo, atividades individuais e coletivas, uso de multimídia, filmes, leituras, produção textual, registros iconográficos e também oficinas relacionadas a natureza prioritária do projeto.

O cronograma foi estabelecido para o ano letivo, no primeiro semestre atividades teóricas relacionadas as mudanças climáticas e suas consequências no planeta, princípios e práticas da educação ambiental, atividades sobre os recursos hídricos e resíduos sólidos; e pratica o replantio de mudas na Fazenda Canaã, bem como a visita ao Sitio Arqueológico Templo dos Pilares em Alcinópolis – MS, assim como as discussões sobre ecoturismo em nossa cidade, sendo que para essa atividade foram propostos visitas a uma área que possa ser usada para esse fim, e também proposto áreas verdes na área urbana tendo como parceria o viveiro municipal a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Alto Taquari – MT, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Alto Taquari – MT, o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente. Alto Taquari – MT e a Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

1.5.  Educação Ambiental Uma Proposta de Cidadania e Participação Social. Meio Ambiente, Sustentabilidade e Cidadania. 2015.

            Nessa fase do projeto estão sendo envolvidos os alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA, a coordenação está a cargo dos professores Adriana Cristina Gomes, Fábio Junior Paes de Morais, Luci Janaina Stopiglia Coelho e Edna Vieira da Silva, tem como colaboradores agentes sociais da comunidade e os profissionais da educação dessa unidade escolar. Pautado nos temas transversais, propostos pelos PCN, a articulação à metodologia está sendo aplicada e desenvolvida de acordo com os objetivos do projeto, priorizando aulas de campo, aulas expositivas, discussões em grupo, atividades individuais e coletivas, uso de multimídia, filmes, leituras, produção textual, registros iconográficos, apresentação dos resultados à sociedade, defesa de relatório em proposta de projeto para o município e entidades parceiras, dentre outras.

            Os objetivos estão sendo cumpridos de acordo com o desenvolvimento como conceituar princípios da Educação Ambiental: Cidadania e Participação Social e sua propositura para a  II Semana do Meio Ambiente, no segundo semestre. Conhecer as políticas de Gestão de Recursos Hídricos. Conhecer a Legislação Ambiental referentes ao Sistema Estadual de Unidades de Conservação. Conhecer a Legislação Ambiental na perspectiva dos Resíduos Sólidos. Plano Diretor de Meio Ambiente. Conhecer o Sistema de Licenciamento Ambiental. Dar continuidade na proposição da criação de áreas de turismo. (Ecoturismo) e levar as propostas elaboradas nas oficinas para o Poder Legislativo.

            O cronograma das aulas de campo, foi dividido para os dois semestres, sendo para o primeiro uma avaliação do plantio e replantio de mudas feitos na Fazenda Canaã, bem como um mini curso sobre os princípios básicos da Educação Ambiental, no segundo semestre esta proposto aulas de campo com visita ao Sitio Arqueológico Templo dos Pilares em Alcinópolis – MS, trilha para contemplação da paisagem na Serra Preta no distrito Buriti, município de Alto Araguaia – MT, visita ao Parque Nacional das Emas, Mineiros – GO, para observação de fauna e flora do cerrado, visita e avaliação em locais propícios ao ecoturismo em nossa comunidade, observação de fauna e flora no lago municipal, visita à Fazenda Taquari para entendimento e conhecimento histórico de nossa comunidade e Visita ao Parque Municipal Salto do Sucuriú em Costa Rica – MS, com oficinas e palestras com os gestores do parque.

            Outro ponto culminante é o estudo do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Alto Taquari – MT. Bem como a viabilidade e execução da proposta de ecoturismo que já está encaminhada. Outros micro projetos estão relacionados com esse aqui descrito como atividades complementares do Projeto Mais Educação e com os alunos do primeiro e segundo ciclos.

            Este é um projeto em andamento que está sendo desenvolvido a cinco anos nessa unidade escolar, sua avaliação é positiva visto que a elaboração e aplicação de aulas práticas tem tirado os alunos de sua rotina de sala de aula propondo para os mesmo uma interação direta com a natureza e a possibilidade de interação, proteção e recuperação desta.

Nota-se que a questões relacionadas a pratica da Educação Ambiental foi trabalhada de maneira ampla e esclarecedora, de forma que não ficou restrita apenas ao meio escolar, estendendo-se à comunidade local, contribuindo em muito para recuperar e preservar os recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida dessa população. Temos o direito a um ambiente saudável, sem poluição de qualquer natureza. Entendemos que todos os seres vivos são necessários ao ecossistema e ao equilíbrio ecológico. Defendemos essa causa perante a comunidade, o poder público e a justiça, todos os patrimônios sociais, mesmo se estiver sob o domínio particular.

Ao desenvolver um projeto dessa natureza, buscou-se a interação do aluno com o meio ambiente e sua relação com teorias educacionais e a prática. Descobrindo sintomas e causas reais dos problemas que o meio ambiente encontra em nossa comunidade, mostrando a realidade na qual estamos inseridos, estabelecendo sensibilidade ao meio ambiente, aquisição de conhecimentos, atitudes para resolver os problemas e a classificação de valores para tentar resolver os problemas ambientais que podem ser amenizados com atitudes construtivas.

Esse projeto visa outros valores juntamente com o aumento econômico, como a degradação ambiental provocada por uma determinada atividade econômica em busca do bem maior que deve servir de parâmetro para qualquer sociedade, a qualidade de vida humana, que depende diretamente da qualidade de seu meio ambiente. De seu habitat. Sem um meio equilibrado e saudável temos a certeza que o homem está condenado à destruição, portanto jamais poderá especular sobre progresso e desenvolvimento, sem considerar , antes de qualquer  outro valor, as consequências trazidas ao meio ambiente, decorrentes de sua exploração econômica, e como preservá-lo para as gerações presentes e futuras, em busca de um mundo mais humano e habitável.

Entende-se que o caminho mais curto e valioso para as manifestações sobre a preservação do meio ambiente é exatamente através da escola; focando uma educação ambiental que atinja aos alunos de maneira a conscientizá-los e fazer com que os mesmos exijam, não só de seus representantes, como também da comunidade, a importância do meio ambiente e sua preservação.

A forma direta do professor na sala de aula é o melhor modelo para levar a educação ambiental à comunidade escolar, sabemos que um dos elementos fundamentais no processo de conscientização da sociedade sobre os problemas ambientais é o educador, porque este desperta curiosidade e desenvolve, em seus alunos, hábitos e atitudes sadias de conservação ambiental e respeito à natureza, transformando-os em cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do meio ambiente e do país.

 

 

CONCLUSÃO

 

De acordo com os objetivos estabelecidos para desenvolvimento deste trabalho que partiram da premissa de apresentar um projeto de educação ambiental em desenvolvimento na Escola Estadual Carlos Irigaray Filho, e sua influência no desenvolvimento escolar dos alunos na busca de uma resposta junto a comunidade local, podemos afirmar que foram alcançados.  Bem como entender os Princípios da Educação Ambiental, da Cidadania e Participação Social e seus conceitos.

Quanto a construção do conhecimento para as políticas e Gestão em EA, e sua realização no ambiente escolar e sua pratica cotidiana ou por projetos na escola, já é uma realidade que através deste foi possível conhecer melhor a Legislação Ambiental que se refere aos Parâmetros Curriculares Nacional – PCNs, na perspectiva dos PNE, PEE, PME e também do PPP.

A continuidade desse projeto é necessário assim como sua reelaboração, avaliação, ampliação e desenvolvimento pratico buscando cada vez mais parcerias e resultados junto à comunidade local.

Diante de todo o exposto, a escola precisa desenvolver políticas internas para continuar trabalhando de forma direta com a EA, o que gera também a necessidade de programas de formação de professores para essa área de atuação na escola, bem como a assegurar essa proposta para as gerações futuras sensibilizando os deste.

REFERÊNCIAS

 

 

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARVALHO, I.C.M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

CERVO, Amado Luiz. Metodologia Cientifica.5 . ed. São Paulo: Pretice Hall, 2002.

Educação Ambiental: aprendizes de sustentabilidade. SECAD/MEC. Brasilia. 2007.

DIAS, G.F. Educação ambiental, princípios. São Paulo: Gaia, 1992.

Educação ambiental: da teoria à prática/ organização Cassiano Pamplona Lisboa ...[et al,]. FNDE. Editora Mediação. Porto Alegre. 2012.

GONÇALVES, C.W.P. Os (dês)caminhos do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 1989.

HAGETE, Teresa Maria Frota (1995). Metodologias qualitativas na sociologia. 4ª ed. Vozes: Petrópolis. p. 46-78.

Lei nº287/2001. Institui o Código de Meio Ambiente do Município de Alto Taquari – MT e dá Outras Providencias. 27/11/2001.

http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental  acessado em 24/07/2015

http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/pronea3.pdf acessado em 24/07/2015

http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao2.pdf  acessado em 24/07/2015.

http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental acessado em 24/06/2015.

Lopes, Alexandre Ferreira. Educação Ambiental. v.1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2008.

Lopes, Alexandre Ferreira. Educação Ambiental. v.2. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.

Lopes, Alexandre Ferreira. Educação Ambiental. v.3. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (1993). O desafio do conhecimento científico: pesquisa qualitativa em saúde. 2ª edição. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco. p.91-115.

PENTEADO, A. D. Meio ambiente e formação de professores. Coleção questões na nossa época. São Paulo: Cortez, 1994.

PROGRAMA MATOGROSSENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – SEMA / SUEA. 2006.

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PREA. SEMA – MT. 2004.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1995.

SALVADOR, Ângelo Domingos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Bibliográfica. 8ed. Ver. E ampl. Porto Alegre: Sulina, 1980.



[1] Graduando em Ciências Biológicas. UNEMAT /UAB.  [email protected]

[2] Professor CIF/SEDUC-MT. Mestrando em Ciências da Educação. UNIVERSIDAD CATÓLICA DEL PARAGUAY – UEP. E-mail: [email protected]