O crescente interesse mundial pela Educação Ambiental decorre da constatação de que o desenvolvimento das nações modernas tem sido associado, historicamente, á degradação permanente do meio ambiente.

Nas últimas décadas, graças aos avanços tecnológicos e científicos conhece-se mais os problemas ambientais do que se conhecia no passado. Isso porem não tem sido suficiente para deter o processo de degradação ambiental em curso.

O modelo de desenvolvimento atual, desigual e esgotante dos recursos naturais tem levado a produção de níveis alarmantes da poluição ambiental, destruindo a biodiversidade animal e vegetal.

A educação ambiental é definida como o processo que busca desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o meio ambiente e com os problemas que lhe são associados, e que tenha conhecimentos, habilidades, atitudes e compromissos para trabalhar na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção dos novos, segunda a Agenda 21, cap.36.

.Portanto, a educação ambiental é uma da possíveis ferramentas de capacitação e sensibilização da população em geral sobre os problemas ambientais.