RESUMO

O questionamento mais frequente que ouvimos dos alunos é sobre a utilidade que o conteúdo ensinado em sala de aula tem para a vida, mas as maiorias dos professores ignoram esses questionamentos.

A educação deve estar em sintonia com a realidade do aluno, fazendo com que as disciplinas sejam planejadas com o propósito de preparar os alunos para enfrentar as mudanças propostas pela sociedade.

Este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica que contempla e propõe o estudo da tabela periódica á luz da educação ambiental como tema transversal e interdisciplinar, de forma a trabalhar a mesma trazendo a utilização dos elementos químicos e seus efeitos nocivos ao meio ambiente. Dessa forma este trabalho sugere uma abordagem integradora de conhecimentos que envolvem a tabela periódica com a educação ambiental, para que, a educação ambiental proponha questionamentos e auxilie os estudantes a adquirir conhecimentos, formar opiniões que os ajudem na discussão dos valores e responsabilidade com o meio ambiente. 

Palavras-chave:ensino de química, educação ambiental, contextualização.