EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DA ESCOLA
Pensando em Educação Ambiental como uma visão mais abrangente, do que apenas preservar o meio ambiente, mudei minhas percepções, que até então eram bitoladas à preservação, e passei a observar como e quando a Educação Ambiental é trabalhada dentro da escola. Podendo já, entender a importância de se trabalhar essa temática com as crianças e a influência que esse ensino terá na construção da visão de sobrevivência.
Como vimos na fala de VIEL(2008), é extremamente importante que se aprenda dentro da escola como conviver e atuar em nosso planeta, é essencial que a criança possa estudar o ambiente e poder conduzir seu impacto nele e mudar suas atitudes para a preservação do local em que vive.
Verifica-se, então, a necessidade da inserção de uma educação para saber viver em nosso ambiente natural, o planeta Terra. O termo para essa prática educacional já existe. Trata-se da Educação Ambiental (EA), que é fundamental para a mudança de comportamento e do modo de vida, justamente para aprender o saber viver no planeta Terra. (VIEL, 2008, p.)
Em entrevista com uma professora da escola e em observação ao local, puder visualizar que a escola tem a preocupação de trabalhar questões ecológicas, de preservação do meio ambiente e de reciclagem. Vi diversos trabalhos com sucatas realizados pelos alunos e relatos da professora sobre saídas de campo para observar o efeito do homem na natureza.
A escola se localiza na zona rural do município, segundo a professora, tornando mais fácil esse trabalho com os alunos, pois presenciam quando há corte de árvores, queimadas e animais mortos.
A professora relata que a forma que trabalham a Educação Ambiental vai um pouco além de apenas preservar o meio ambiente, fazem projetos com os alunos com a visão se reconstruir a vegetação, de plantio de hortas, trabalhos para que possam entender como a sua atuação em sociedade influencia no meio ambiente.
Em relação a isso, me apresentou uma parceria que a escola faz com uma fábrica de calçados do município, em que a escola doa para a fábrica papéis e livros que já não mais utilizados, e os alunos também trazem de casa esse materiais, e em troca a empresa doa algum móvel ou eletro que a escola esteja necessitando.
Esse projeto auxilia na reciclagem por parte da escola, e também em um projeto de reconstrução do impacto ambiental que a empresa gera ao município.
Essa consciência já chegou à escola e muitas iniciativas têm sido tomadas em torno dessa questão, por educadores de todo o país. Por essas razões, vê-se a importância de incluir Meio Ambiente nos currículos escolares como tema transversal, permeando toda prática educacional. É fundamental, na sua abordagem, considerar os aspectos físicos e biológicos e, principalmente, os modos de interação do ser humano com a natureza, por meio de suas relações sociais, do trabalho, da ciência, da arte e da tecnologia. (PCN, p.169)
Partindo desse direito afirmado no PCN, vem de encontro a visão de que a escola possui sobre a importância da inserção da Educação Ambiental no currículo escolar, mesmo esse documento não sendo utilizado pela escola, pois a professora relata que tem conhecimento desse documento, mas não se utilizam dele para planejar as atividades.
A escola possui a visão de que trabalhando a Educação Ambiental conseguem abranger temas emergentes e tão preocupantes, como as drogas, a prostituição, a política e questões familiares. Pois realizam projetos que tratam do ser humano dentro ambiente, levam as famílias para dentro da escola e juntos conseguem construir uma visão mais ampla de como vivem e do que querem para o futuro.
Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. (LEI Nº 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999, p.1)
Essa coletividade dos projetos propostos na escola está previsto em lei, e pude ver que na prática pode funcionar muito bem, se tiver dedicação e responsabilidade social com a proposta. Nessa escola, a Educação Ambiental é trabalhada e muito bem aproveitada para assuntos sociais, é também trabalhada em conjunto com outras disciplinas, fazendo com que os alunos sintam prazer em estudar, entender e preservar todo um contexto ambiental e de convivência.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
VIEL, Vitória Regina Casagrande A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: O QUE CABE À ESCOLA? Disponível em: http://www.uab.furg.br//file.php/253/2_EA_NO_BRASIL_O_QUE_CABE_A_ESCOLA_Vitoria_Regina_Casagrande_Viel.pdf Acesso em: 02, junho, 2010 às 11h30min.

LEI Nº 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999 CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Disponível em: http://www.uab.furg.br//file.php/253/Lei_979599.pdf Acesso em: 02, junho, 2010 às 11h33min.

PARÂMETROS Curriculares Nacionais MEIO AMBIENTE Disponível em: http://www.uab.furg.br//file.php/253/1_PCN_Meio_Ambiente.pdf Acesso em: 02, junho, 2010 às 11h35min.