Já é claro e definitivo na mente de todos que a educação é a principal ferramenta para a construção de uma sociedade plena para se viver. É fato que ela tem a responsabilidade de formar o individuo intelectualmente lhe apresentando conceitos e definições relacionados à ciência com a finalidade de despertar a criatividade e os dons de cada um, formar um cidadão e por fim construir toda uma sociedade com capacidade de crescer e se manter em paz.

            Atualmente o anacronismo é uma das causas da falência da educação afinal é impossível que haja eficiência em um sistema com métodos do século XIX, profissionais do século XX e estudantes do século XXI. O choque de gerações impede o transito fácil de ideias e informações já que na maioria das vezes aquilo que se aprende na escola já não é adequado para os padrões modernos e sendo assim coloca o estudante em uma situação onde a escola não apresenta utilidade para ele em sua vida prática, serve apenas como uma obrigação protocolar sem o acréscimo de predicados ao aluno. 

            Para que se mude o cenário presente é necessária uma reforma geral de todo o sistema educacional onde a decoreba seja deixada de lado e as qualidades e especialidades de cada aluno sejam valorizadas e não reprimidas, afinal, cada um pode apresentar dons diferentes e direcionar sua maior atenção em uma determinada área do conhecimento, e isso deve ser valorizado e incentivado de maneira a desenvolver os dons particulares.

          Os profissionais da educação também devem fazer parte desta reforma, muitos fizeram suas faculdades em anos aos quais as descobertas modernas ainda não eram constadas e os métodos mais eficazes não eram ensinados e por isso devem passar por uma reciclagem que lhes adaptem ao atual molde em que se forma o mundo com a implementação da tecnologia no ensino abandonando materiais e práticas arcaicas como o quadro negro e as carteiras em fila indiana.

            O ambiente escolar deve perder o caráter de câmara de tortura – sentimento de muitos estudantes – e assumir a propriedade de ser parte essencial da vida do aluno onde ele se sinta confortável e estimulado a frequentar a escola e não a veja como um lugar de repressão, ou seja, o ambiente escolar deve deixar ser uma fábrica etiquetadora, com suas notas e médias, e passar a ser uma construtora de cidadãos de acordo com as necessidades e habilidades de cada um. 

            Havendo uma educação de acordo com um novo modelo, várias outras vantagens serão atribuídas como: a redução da participação de menores em crimes tendo em vista que os jovens passarão mais tempo na escola e neste tempo aprenderão sobre os rumos corretos a serem tomados, erradicação do trabalho infantil, estímulo ao desenvolvimento de ciência e tecnologia, diminuição da corrupção e diversas outras vantagens que viriam como consequência de uma educação de qualidade. Contudo concluísse que, construindo mais escolas e menos penitenciárias teremos mais jovens cultos e menos jovens criminosos e consequentemente se formará toda uma geração.