A expansão da Educação à Distância, vem trazendo indagações sobre vários aspectos que envolvem essa modalidade. Sendo assim, a necessidade de coletar dados da modalidade através dos discentes, é indispensável para que se possam obter respostas nevrálgicas sobre aspectos a propósito desse assunto. Como por exemplo: quem é o discente dos cursos da modalidade à distância? E o que pensam sobre a modalidade?
Em uma investigação realizada no segundo semestre de 2010, nas instituições de ensino UNOPAR(Universidade do Norte do Paraná) e UNIP( Universidade Paulista), respectivamente nos pólos de Uberlândia na Região do Triângulo Mineiro em Minas Gerais, em cursos de graduação(UNOPAR) e pós-graduação(UNIP), obteve-se algumas informações através da aplicação de questionário in loco aos discentes da UNOPAR e via e-mail aos discentes da UNIP. Da UNOPAR foi possível in loco, pois essa instituição é semi-presencial, ou seja, 20% das aulas devem ser ministradas de forma presencial. Enquanto que a UNIP, no pólo Uberlândia em cursos de pós-graduação, oferece apenas na modalidade à distância, assim, dificultando a coleta de dados desses discentes de forma presencial. O questionário proposto haviam questões abertas e fechadas, fazendo uma pesquisa explorativa e descritiva. Assim, respondendo essas indagações, obteve-se alguns resutados.
Foi constatado que o discente de EAD, predominantemente possui mais de 25 anos de idade. A maturidade é indispensável. O discente deve ser responsável com as atividades, com o cumprimento das datas de entrega do material proposto, sistematização das tarefas e dos estudos; o que muitas das vezes, aquele que não tem tal idade, não consegui seguir com o curso por falta de amadurecimento. E também, são pessoas que pela exigência de mercado cada vez maior na qualificação pessoal, sentem-se na obrigação de adquirirem novos conhecimentos de forma mais flexível para permanecerem ou melhorarem sua empregabilidade no mercado de trabalho.
Esses discentes têm como ofício, diversos ramos de atividade na comunidade como: são professores, comerciantes, auxiliar administrativo, profissionais liberais, servidor público federal, projetista, marketing, telemarketing, sindicalista, policial civil, avicultura, industrial, administrador de empresas, entre outras funções.
Quando questionado quais eram os aspectos positivos da modalidade, obteve-se as seguintes respostas: preço acessível da mensalidade; tempo para o estudo de acordo com a nossa disponibilidade; praticidade e comodidade de poder estudar em casa; tempo para ficar mais com os filhos; facilita para as pessoas que não podem ir todos os dias a escola; cria hábito de estudar individualmente; possibilidade de rever as aulas; flexibilidade dos horários e economia de tempo e dinheiro para o deslocamento até o estabelecimento de ensino.Enquanto que os aspectos negativos da modalidade, obteve-se as seguintes respostas: leitura no computador intensa; dificuldade em esclarecer dúvidas; risco do sistema da Internet falhar; professores e administradores distantes dos alunos; falta de trabalho em grupo.
Conforme os dados obtidos, é possível compreender melhor o mundo da Educação à Distância, através dessa investigação instrumental realizada nesses discentes destas instituições. Assim, esclarecendo quem é o aluno da EAD e quais são os aspectos positivos e negativos da EAD no Brasil.