A educação a distãncia é uma modalidade que vem amplamente tomando vários mercados no Brasil e no mundo. apesar de ser uma prática antiga, com suas raizes vinda dos Estados Unidos, hoje ainda podemos observar uma grande resistência a esta nova modalidade de ensino, pois faltam as pessoas um pouco mais de conecimento sobre o assunto.

O pioneireismo desta prática veio dos Estados Unidos, e depois tomou toda a europa, a pincipio esta prática era direcionada ao setor industrial, para que os trabalhores rurais tivessem acesso a uma melhor formação, podendo assim contribuir ainda mais para o crescimento do país, e o seu próprio crescimento.

Os cursos eram por correspondência, e mais tarde passaram a ser via rádio, em programas com dia e hora marcados, isso facilitava o aprendizado, pois os trabalhadores não precisavam se deslocar de suas residências, nem ter gastos desnecessários, ( podemos ver ai a questão do custo beneficio).

No braisl o pioneireismo começou no inicio do seculo XX, em decorrência do processo industial, e seguindo o medelo europeu, implantou esse tipo de ensino, visando capacitar o trabalhador para as mais diferentes áreas.

Segundo nunes (1992) o pocesso de modernização administrativa, teve suas vertentente já no estado novo em 1937, quando a educação passou a ter um lugar de destaque dentro do contexto de formação profissional, com isso surgiram dois importantes institutos, os quais foram os pioneiros em Educação a Distância no Brasil (EAD), o primeiro foi o instituto Monitor em 1939, e depois o Instituto Universal Brasileiro (IUB) em 1941.

A partir dai a cronológia da educação a distância ganhou outros rumos, passando do rádio e da correspondência, a transmissão televisiva que teve seu maior destaque em 1978 com a implantação do telecurso 2º gráu, o que visava não apenas o aprenizado profissional mais também o intelectual, voltado as práticas acadêmicas.

Hoje graças a revolução tecnólogica, essa antiga prática se modernizou, proporcionando as pessoas uma maior comodidade na busca pelo conhecimento, podendo fazer a qualquer hora e em qualquer lugar, escolhendo o momento que melhor lhes convier.

Neste sentido, a internete veio para concretizar esta prática que conqusita cada vez mais adeptos, e com o auxilio da técnologia é perfeitamente possivél fazer um curso de qualidade com certificados reconhecidos em todo o país, hoje os grandes institutos de ensino como a FGV, ofereçe vários cursos gratuitos com certificado, e o próprio senado federal também já aderiu a essa contextualização educacional, proporcionando cursos atravéz do portal ILB.

Já com relação aos cursos superiores, o maior desafio é realmente no campo das idéias, onde se busca uma maior aceitação com relação a este assunto, que é de tão gande importância para toda a sociedade.

Que fique claro, que um curso superior em unidades virtuais, ou até mesmo presenciais com dias marcados, não significa que o conteúdo disciplinar seja menor que num curso diário, a carga horrária é a mesma, as disciplinas são as mesmas, os professores em sua grande maioria são pós graduados, mestres ou até doutores, o que nos dá a certeza de uma educação de qualidade.

ressalto também o enorme esforço feito por estes estudantes, que buscam melhorar suas capacidades, descobrindo que podem mais do que imaginavam, a tecnólogia esta ai a disposição de quem realmente busca aprender, se desenvolver, hoje o conhecimento não é mais uma exclusividade de alguns, e esta ao alcançe de todos.

É bem verdade que ainda precisamos amadurecer alguns pensamentos contráditorios, no tocante a Educação a Distância, precisamos desmistificar a idéia de que esses cursos são de baixa qualidade e de que os alunos não absorvem integralmente o que se espera. ( ninguém é detentor absoluto do saber).

Na verdade os alunos da EAD se comprometem muito, e buscam um melhor desenpenho, o que faz deles ter um diferencial a mais ( dinamismo, criatividade, competitividade e poder de decisão), pois sabem da importância de valorizar o tempo e adequá-lo as suas reias necessidades, e assim sendo, desevolvem uma capacidade incrivél de fazerem sempre as melhores escolhas, de maneira eficiênte, eficaz.

" quem é capaz de fazer um curso a distância, tem mais compromisso com o seu lado profissional e consigo mesmo"