ENSINO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR
APRENDER COM AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS


CAMILE THAIS BRZOSTEK BASSANI

ORIENTADOR(a): Raquel Cardoso de Faria e Custódio, Ma
[email protected]


RESUMO

O trabalho envolve o Ensino a Distância (EaD) no Ensino Superior com ênfase na graduação, de forma que o indivíduo possa vir ser um aluno utilizando recursos da tecnologia. Quando passa a ser aluno, inicia uma interação à distância com seu professor. O trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, argumentada a partir do inferimento de autores e conhecimento da orientanda do qual mostra ter trabalhado sobre o assunto no SENAI. O desenvolver deste trabalho relaciona-se a um recorte sobre o assunto abordado no TCC da aluna Camile para a obtenção do título de especialista no Curso de Ciências do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. Chegou-se ao resultado que, a busca por uma resposta de como aprender ou ensinar EaD está nas metodologias que o curso busca para mediar o conhecimento bem como oferecer um profissional que possa desempenhar papel de tutor, orientando quando necessário o aluno, dando o suporte necessário para seguir seu estudo no curso escolhido. Conclui o texto mostrando que é possível contribuir para a formação do indivíduo nesta modalidade de ensino e assimilar conteúdos fazendo estudo dos materiais pertinentes ao curso em lugares diferentes. O ensino a distância permite que a pessoa estude sem estar necessariamente com um professor presencial, o importante é oferecer condições de estudo para que se efetive a aprendizagem e este possa posteriormente utilizar desta prática para atuar na sua carreira profissional com um conhecimento adquirido a partir do EaD.

PALAVRAS-CHAVE: EaD; Ensino Superior; Graduação; Suporte.

ABSTRACT

The work involves the Distance Learning (DL) in Higher Education with an emphasis on graduation, so that the individual can come to be a student using technology resources. When becomes student initiates an interaction distance with his teacher. The paper presents a qualitative research, argued from inferimento of authors and knowledge of orientanda which shows have worked on the subject at SENAI. Came to the result that the search for an answer to how to learn or teach distance education methodologies is that the course seeks to mediate the knowledge as well as offering a professional who can play the role of mentor, guiding the student when needed, giving the necessary support to continue their study in the chosen course. Concludes by showing that it is possible to contribute to the formation of the individual in this teaching modality and assimilate content making the study relevant to the course materials in different places. Distance learning allows one to study without necessarily being with a classroom teacher, the important thing is to provide conditions for study and support to become effective learning and this can subsequently use this practice to act in their professional careers with a knowledge acquired from DL.

Keywords: Distance education; Higher Education; Graduation; Support.


1 INTRODUÇÃO

O estudo refere-se sobre o uso da tecnologia a distância pela sociedade voltada no ensino superior com ênfase nos cursos de graduação. Cursos como esses, são oferecidos para a sociedade em geral para que possam se qualificar obtendo também conhecimento de qualidade. O ensino a distância permite que o aluno busque conhecimento de modo eficaz, mas sem precisar haver um professor presencial. O aluno utiliza de tecnologias que servirão de apoio para desenvolver seu estudo. O acompanhamento dá-se através de um ambiente virtual, a interação entre professor-aluno ocorre em locais diferentes de forma a trocar informações sobre os estudos a serem realizados nas unidades curriculares.
Muitos indivíduos têm optado por fazer uma graduação a distância por haver mais flexibilidade nos horários. O que tem chamado a atenção de algumas pessoas que pretendem estudar por EaD relaciona-se às facilidades de poder organizar seu tempo de estudo e frequentar o curso menos vezes em relação ao presencial. Outro fator que contribui é no que refere-se aos títulos, a pessoa pode competir no mercado de trabalho da mesma maneira que outra que realiza o curso presencial. O mercado de trabalho oferece emprego para todos, no entanto, se destaca aquele que estiver preparado para exercer, e estudar usando esta modalidade pode ajudar a qualificar-se e obter uma posição financeira melhor. Sabe-se que será selecionado a pessoa que estiver melhor preparada, obtiver títulos, mostrar ter preparo e cursos para assumir funções que lhe serão atribuídas. Automaticamente, presume-se que tendo mais conhecimento seu salário estará mais justo ao seu grau de instrução. A instrução é importante e para isso nota-se que

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas comprova o efeito da educação no salário do trabalhador brasileiro. Segundo a FGV, cada ano de estudo que o brasileiro acumula em seu currículo gera um salto médio em seu salário de 15,07%. No Brasil, o salário de uma pessoa sem qualquer grau de instrução tem um incremento de 6% quando ela alcança um ano de estudo. Já um brasileiro com 15 anos de estudo, que corresponde à conclusão do Ensino Superior, passa 47% a mais quando agrega ao seu currículo mais um ano. (FGV, Site, 2011)

O detalhe é que muitos desejam possuir um título de graduação, mas não o tem. As responsabilidades do trabalho, a vida cheia de obrigações a cumprir faz com que na maioria das vezes o estudo acabe ficando em segundo plano, então pensar em oportunidades e melhores salários fica difícil se não tem como competir com os que têm mais preparo em nível de conhecimento. O ensino EaD para Oliveira, não deve ser pensado como um meio de informação ou de treinamento, mas de formação educacional, portanto, uma possibilidade para a transformação social, a começar pela diminuição das desigualdades no acesso às instituições formadoras integrantes do sistema educacional brasileiro. (OLIVEIRA, 2012, p. 09-10) Ainda para ela, o Brasil vem construindo sua história na EaD, se está ampliando a oferta de cursos para então poder propiciar mais preparo aos indivíduos que queiram estudar. Este é um trabalho em passos lentos mas capaz de romper com as barreiras do sistema convencional de ensino buscando formas alternativas para garantir que a educação inicial e continuada seja direito de todos.
Os cursos de graduação a distância oferecidos pelas instituições de ensino, atendem diversas áreas desde educação até engenharias. O que se pretende mostrar é que independente da área de atuação da pessoa, qualquer indivíduo pode fazer, isso porque permite interação com professores se comunicando de lugares diferentes podendo estudar de forma eficaz organizando sua rotina. É importante ressaltar que um dos fatores que possibilita o acesso a esse tipo de informação, está relacionado ao fator econômico. Muitos desses cursos são de baixo custo, diferente de presenciais que além das aulas serem praticamente todos os dias da semana, também o valor se torna mais elevado. É importante salientar que as pessoas que
atualmente pretendem ter um título, buscam por qualidade, tempo e ainda valor
econômico que seja cabível em seu orçamento.
A orientanda Camile possui formação na área de Letras (Português,
Espanhol, Respectivas Literaturas e Libras), atualmente faz parte do corpo técnico do SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina, localizada na cidade de Xanxerê – SC. Sua função é voltada para alunos que fazem cursos do PRONATEC, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, este por sua vez relacionado a um público de poder aquisitivo mais inferior. A esse curso é repassado informações relacionadas a importância de se fazer um curso superior ou técnico de forma a buscar qualificação e poder melhorar enquanto profissional e indivíduo capaz de estabelecer o que é melhor para sua vida. Ainda, no SENAI, atende pessoas com deficiência auditiva, desempenhando a função de Intérprete de LIBRAS, traduzindo todo o contexto que se passa e conteúdos repassados pelos professores da turma, isso inclui-se os cursos EaD. Os professores de diferentes áreas do conhecimento explicam as tarefas, o que de fato precisam fazer e Camile auxilia os alunos não só interpretando, mas fazendo parte
do processo de formação destes indivíduos.
A função que a orientanda desempenhada nas dependências do SENAI
Santa Catarina, favorece no sentido de poder argumentar este trabalho. O fato de trabalhar com EaD, fazer uma especialização no IFSC, Instituto Federal de Santa Catarina, utilizando esse ensino são elementos-chave para explicar melhor o que proporciona para o aluno que estuda e quer estudar e esse assunto será abordado no decorrer do texto.
Este trabalho salienta o ensino a distância no ensino superior, voltado aos cursos de graduação. O estudo é baseado em leituras e conhecimento da autora deste trabalho inserido no contexto escolar da instituição de ensino onde Camile exerce sua atividade profissional. Assim, este trabalho possui a seguinte estrutura: no capítulo 2 é elaborado o referencial teórico do qual explica como funciona o método, no capítulo 3 trata-se sobre a metodologia de aplicar o ensino a distância na graduação baseado em conceitos e a seguir, no capítulo 4 comenta-se sobre resultados, concluindo com considerações finais baseado em autores. Esses por sua vez, determinam que para ter sucesso nos estudos, é necessário empenho, organização e disciplina de quem pretende utilizar o recurso, que não basta ter toda a tecnologia disponível para a pessoa se ela não sabe ter um bom aproveitamento do mesmo.