Por  Anderson Cypriano Ramos.

O ensino a distância vem aos poucos ganhando espaço no cenário mundial acerca do processo de aprendizagem da educação. É uma ótima ferramenta onde seu processo é prático desde que se tenha um mínimo de conhecimento de informática. Mas nada impede que consiga navegar com ajuda de um amigo, do filho, de um técnico, de um cursinho básico disponível na internet.

É certo que o processo tecnológico da informática é bem recente na cultura brsileira . Mesmo assim, boa parte da população já sabe operacionar o mínimo de um computador. Estamos longe de uma boa qualidade do ensino em informática, mas este processo está mais acessível, em passos lentos, mas  caminhando para elevar o índice satisfatório do ensino.

 “A medida que as transformações sócias, econômicas, tecnológicas vão se ajustando, os cursos a distância contribuem  para que parcelas da população que tem suas economias comprometidas possam reajustá-las, por serem mais em conta os valores das parcelas, assim,  podendo  voltar aos estudos, e conseguintemente aprimorando-se seus conhecimentos de acordo com as exigências do mercado”.( FREIRE, Samuel.2016)

A profissionalização e cursos de aprimoramento é um grande diferencial quando se busca uma colocação no mercado, mesmo aqueles profissionais de currículos invejáveis estão sempre procurando melhorar seus conhecimentos, seja especialização, mestrado, doutorado, capacitação, etc.,enfim,  a concorrência no mercado capitalista é grande, assim quem acaba ganhando sempre é o consumidor, uma vez que o ensino adquirido é transformado em matéria prima que é consumida pelo mercado interno e externo quando aplicado nos produtos a serem adquiridos para o conforto e subsistência humana.

Temos  muitas críticas a respeito ao ensino da nova modalidade, uma vez  que alguns profissionais conservadores presenciais consideram que o aprendizado tem características muito superficiais, ficando  seu aprendizado prejudicado, por sua vez  não teria uma boa formação dos seus alunos, no entanto, nos últimos  anos tenho visto muitas declarações de estudantes que cancelaram a matrícula por achar muito mais puxado o curso, sem contar que todo seu conteúdo em EAD tem que haver dedicação do educando e disciplina, se assim não for, o mesmo não conseguirá acompanhar e dar conta de toda disciplina.

“Sempre fui contra  os cursos a distância, mas hoje sou a favor porque vivemos numa realidade super corrida, trânsito caótico, e o tempo perdido diariamente nos  engarrafamentos dá perfeitamente para adiantar parte das matérias, sem contar que quem faz o ensino ser de alta complexidade é a dedicação do aluno e não do professor. Muitos  não dispõe de tanto tempo para estar numa sala de aula, por sua vez, reduz os gastos com o curso e facilita a vida de quem trabalha e tem outros afazeres.” ( NARDE, João,2016, Estudante de Direito


Portanto, como “toda regra há uma exceção’’. Há cursos que não se enquadram na plataforma EAD, como exemplo cursos da área da saúde, como Medicina, Enfermagem e Odontologia, dentre outros cursos, etc., estes cursos demandam de práticas constantes para uma boa formação do profissional. 

Acredito que esta modalidade de ensino requer também atenção. Com a Educação a Distância o aluno tem o acesso ao ensino mais flexível, não quer dizer que vai ser mais fácil, porém, vai exigir mais empenho, dedicação, organização e, com a opção de gerenciar com autonomia o seu horário e o seu local de estudo, conforme suas necessidades e interesses. Disciplina e responsabilidade do aluno é fator fundamental que realizará suas atividades de acordo com o tempo que disponibilizará para tal, se faltar tais preceitos, aí sim sua aprendizagem não será satisfatória. Não alcançando tais objetivos, a apatia tomará conta, logo desistirá do curso por não dá conta. 

O aluno que escolher esta modalidade tem que estar ciente que, para ter sucesso no curso, sua responsabilidade será a chave para alcançar o resultado desejado. 

Antonio Pardo de Minas 15/05/2016.