UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)

                 NOME DO ARTIGO: À DISTÂNCIA E SEUS DESAFIOS

  Autor: Ivan Dionizio da Cruz: Professor de Filosofia mestre em Sociologia

                                            RESUMO

       Este artigo se dá um panorama geral do Ensino a Distância, suas diretrizes e cita alguns desafios encontrados com o uso dessa tecnologia por Docentes e Discentes no Brasil, tais como: conhecimento das novas tecnologias, tempo disponível para estudo e preparação do conteúdo pedagógico, processo ensino superior e aprendizado, comprometimento e interesse por parte dos alunos e as diferenças entre informação e conhecimento. Para isso utilizei pesquisas como a internet, revista cientifica, livros e jornais e alguns profissionais na área no que se refere o tema.

Palavra Chave: Os desafios da educação à distância.

  ABSTRAT: This article gives an overview of distance education, its guidelines and cites some challenges encountered with the use of this technology by teachers and students in Brazil, such as: knowledge of new technologies, time available for study and preparation of pedagogical content, process Higher education and learning, commitment and interest on the part of students and the differences between information and knowledge. For that I used researches such as the internet, scientific magazine, books and newspapers and some professionals in the area in the matter.  

Keyword: The challenges of distance education.

 INTRODUÇÃO

        Embora a Educação a Distância (EAD) não seja propriamente uma “nova” modalidade de educação e já esteja, incorporada à legislação educacional desde 1996 com a criação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), percebemos claramente que nos últimos anos ela tem recebido grande prospecção no cenário educacional como uma possibilidade de democratização do ensino e inclusão social, uma vez que, ao eliminar barreiras geográficas, pode assim, facilitar o acesso ao conhecimento. O seu avanço nos últimos anos tem causado um aumento considerável no número de vagas para cursos superiores, o que comprova sua capacidade de proporcionar processos socialmente inclusivos, sobretudo no que se refere a esse nível de ensino. Por outro lado, é importante considerar os perfis dos participantes que têm se vinculado aos cursos e que irão estudar na modalidade à distância. Torna-se fundamental perceber se as características discentes desejadas pelas instituições de ensino para ingressar neste tipo de programas, que tem formatos educacionais distintos da modalidade presencial, são assimilados e praticados pelos novos alunos. Espera-se que estes estudantes acadêmicos sejam capazes de desenvolver habilidades para o auto estudo e que possuam a motivação que lhes permita superar os obstáculos inerentes à modalidade, assim como um domínio acessível das habilidades para utilizar os recursos das Tecnologias da Informação e das Comunicações- TICs, incluindo os ambientes virtuais de aprendizagem. Acredita-se que as frustrações dos alunos e tutores em EAD podem estar motivadas por vários desafios: ausência de ajuda ou de resposta imediata por parte de tutores ou colegas, instruções ambíguas no curso, disciplina para tempo de estudo; participação democrática dos alunos; metodologia apropriada para EAD; problemas técnicos, inadequação do modelo pedagógico aos estilos cognitivos e características pessoais dos estudantes e dificuldades relacionadas com aspectos da situação vital dos alunos (aspectos sociais, familiares e pessoais). (SILVA 2006. P, 233) Neste trabalho, por meio de uma revisão da literatura acerca da temática em questão, buscou-se apontar considerações sobre possíveis desafios, sobre possibilidades e caminhos do trabalho docente no Ensino Superior na modalidade conhecida como Educação à Distância.


                                         EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

(1-0) Só em 10 de fevereiros de 1998 as iniciativas de educação à distância são normatizadas pelo artigo 20. Do Decreto 2494/98 que diz: "os cursos a distância que conferem certificado ou diploma de conclusão do ensino fundamental para jovens e adultos, do ensino médio, da educação profissional e de graduação serão oferecidas por instituições públicas ou privadas especificamente credenciadas para esse fim". Já o Decreto Lei nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005, que revoga o Decreto Lei nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, o qual inicialmente regulamentou o ensino nesta modalidade. Este Decreto veio regulamentar o ensino a distância, já que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), nº 9.396, promulgada em 20 de dezembro de 1996, referenciava a educação à distância apenas como uma complementação ao ensino presencial (MEC, s d).

     Porém, a educação à distância vem crescendo rapidamente em todo o mundo. Incentivados pelas possibilidades decorrentes das novas Tecnologias da Informação e das Comunicações – TICs inseridas em todos os processos produtivos, cada vez mais cidadãos e instituições veem nessa forma de educação um meio de democratizar o acesso ao conhecimento e de expandir oportunidades de trabalho e aprendizagem ao longo da vida. As técnicas, tecnologias e metodologias de Educação à Distância têm sido incorporadas pelas melhores universidades do mundo não só na criação de cursos à distância, mas, também, em seus cursos presenciais.