EaD

A educação à distância (EAD) permite, a partir de recursos didáticos, uma auto-aprendizagem. É uma forma de ensino democrática, pois possibilita o estudo sem sair de casa. Ideal para aqueles que moram em lugares distantes, trabalham em horários alternativos, não tem tempo ou possuem necessidades especiais, e é possível mediante ao acesso a internet, um computador, e claro, disciplina.

O processo é bem simples, as matérias ficam disponíveis no site do curso para quem faz sua inscrição e ocorrem também aulas online, professores ficam à disposição para tirar dúvidas, além de terem provas e recebimento de certificado no fim do curso. No entanto, a maioria dos cursos online também são pagos, porém mais acessíveis, sem substituir a educação presencial, sendo apenas uma nova possibilidade de ensino.

Há uma variedade de áreas que têm cursos online disponíveis, vale à pena conferir custo x benefício dos cursos, a qualidade do sistema de ensino disponível (duração, número de aulas, metodologia, etc.), além da grade curricular. Estudar a distância pode ter muitas vantagens, mas é preciso estar atento a tudo que pode influenciar na qualidade do ensino escolhido para que o curso online seja o mais adequado.