Comportamento, personalidade, respeito, atitudes. Todas as características desenvolvidas das pessoas, e dos animais, são dadas graças à Educação. É ela quem abre as portas para informações adentrarem as mente, estabelecendo-se. Porém, para isso, o processo gradual da educação deve ser feito de forma séria, objetiva e integral, para que, além de uma sociedade cheia de pessoas, possamos tê-la cheia de pessoas humanizadas.

Formalmente, a educação trata-se de um processo de desenvolvimento de capacidades morais, intelectuais e físicas de todas as pessoas, independente de idade, classe social, cor ou crença. Podemos também tê-la no sentido de adestramento de animais e de ter o melhor cultivo possível de plantas para reprodução. A arte de educar , deste modo, mostra-se fundamental para a correta inserção de pessoas na sociedade.

Nos primórdios da Humanidade, na época dos homens pré-históricos, não existia desenvolvido de fato o senso de educação que temos hoje, porém ela já acontecia nos bandos, quando, atentos, os filhos observavam as ações dos pais (o exemplo), e depois tentavam repetí-los. Os pais não sabiam que estavam os filhos, mas sabiam que estavam a ensiná-los, a demonstrá-los, as atitudes que deveriam tomar para sua sobrevivência na selva, floresta ou deserto. Nesta época, não havia senão o instinto.

Com o passar do tempo, à medida que a testa hominal foi-se verticalizando, ou seja, foi-se desenvolvendo, aos poucos, a razão (já que a parte frontal do nosso cérebro corresponde à razão), desenvolveram-se também as sensações, tendo, com isso, um maior conhecimento do mundo externo e de suas ações, influenciando de forma direta o tipo de exemplo ou estímulo exposto aos filhos e à comunidade onde viviam.

Depois de desenvolvidas as sensações, vieram as emoções, que deram a essas famílias recém-saídas da selvageria, o senso de se colocar no lugar do outro em determinadas situações, para auxiliá-los de forma mais proveitosa, mais humana.

Em seguida começou a se desenvolver o sentimento, mais propriamente falando, o amor, e essa é a fase na qual vivemos atualmente, tentando sair dos rastros instintivos e seguir a parte 'rácio-emocional', na qual damos espaço tanto à razão quanto à emoção, pois são duas características de fundamental importância, e que nos distancia cada vez mais dos outros animais.

Essas etapas, resumidas, fizeram parte da infinda escalda evolutiva da qual fazemos parte. Saímos da parte animalesca, do exemplo pela sobrevivência individual, para a parte de sensações e de sentimentos, onde, além do respeito, deve haver a educação conjunta.

Atualmente, estamos vivendo o momento no qual a intelectualidade supera a moralidade, e isso dificulta o trabalho da verdadeira educação.
Porém, não se precisa ser um pedagogo graduado ou uma pessoa com muita disposição para realmente educar alguém. Nossas ações, escolhas e atitudes influenciam quem nos cerca, demonstram a elas quem somos ou quem, muitas vezes, queremos ser, fazendo, assim, que nos tratem da mesma forma.

Existe na física clássica, a 3ª Lei de Newton, "Lei de Ação e Reação", que se encaixa em todos os momentos da nossa vida, prestemos atenção como uma determinada ação que tomamos demanda de uma reação em direção a nós mesmos, tanto boa quanto ruim, depende do que fizemos.

A verdadeira educação vai além de saber história ou matemática, de jogar o lixo na lixeira, de dar bom dia ou pedir desculpas. Estas são nossas obrigações. A real educação é a de pensarmos em toda a sociedade, ao invés de pensarmos só em nós, pois, como vimos, essa fase já passou, ou já era para ter passado.

O processo chamado Educação é feito por nós e em nós. Não existe falta de educação, existe educação extraviada, por uma correlação familiar ou do meio, ou até por uma falta de comunicação adequada.
Antigamente, a "semente" da educação era o exemplo, hoje continua sendo, tanto entre as pessoas quanto entre os animais, nos quais prevalece o instinto.

Pessoas devem perguntar-se por que há irmãos criados igualmente têm personalidade e comportamento muito diferentes. Pode ser pela secreção maior ou menor de hormônios e enzimas, pode ser pela própria genética, pode ser pela imortalidade da alma, e pode ser pelo fato de nenhuma situação se repetir, muito menos com pessoas diferentes. Sendo assim, atitudes tomadas pelos pais também não são as mesmas. Em algumas dessas situações pode ter havido um desencontro de informações, por não serem condizentes com o exemplo dos pais.

A sociedade, pessoas, empresas, ONGs, etc, clamam por pessoas que tenham uma atitude renovadora, que dê o exemplo correto que precisamos ter, diante de de tantos impactos e tragédias, principalmente ambientais, que vemos hoje.
A época do homem humanizado é agora. Para seguirmos essa ciência devemos ter em mente que tudo o que fazemos tem uma repercussão de igual intensidade mais tarde. Devemos nos entreter com leituras edificantes, engrandecedoras, passear com a família, corrigir nossos erros.

O Ser Humanizado deve largar as grosserias animais que carrega como resquício da humanidade primitiva. Deve apiedar-se do sofrimento alheio e oferecer o auxílio que gostariam de ter.
A ciência do ser humanizado não tem fórmula pré-definida, como tem a Astrofísica, porque temos essa ciência, esse conhecimento, esse senso em nós mesmos, por mais errados que sejamos.
A Educação de fato se dá pelo exemplo, mas também pela vontade de nos melhorarmos.

A Educação e o Respeito são a Base para Tudo, porque é a partir daí que idéias serão direcionadas e desenvolvidas. Dando continuidade a essas idéias virão as ações e estas determinarão o futuro.
A sociedade evolui, a moralidade evolui, o conhecimento evolui, devemos evoluir junto!