Conteúdo: Confirmando o que Aristóteles expôs, que "o homem deve dar significado às suas ações, pois assim dará sentido ao seu existir"; o significado permite ao indivíduo a transcendência para a realidade em relação, e a relação baseada no respeito mútuo.

A igreja, é um agente ativo na formação do indivíduo, assim como é a escola e a família, e sofre transformação na atuação desta formação, também modificada sob o interesse que a família requer em relação ao estudante.

Esta igreja que ensina a religião e, se esta religião pregada é para o bom uso de si, na sociedade, então esta religião também ensina a educação para viver em sociedade.

Se a família, a igreja, o estado, a escola ,estão inseridos num mesmo sistema, os sinais indicam que é possível que como agentes ativos se integrem para um determinado objetivo, otimizando-o como processo essencial no cotidiano da vida em relação.

Ora, se as pessoas são dinâmicas, e experimentam transformações físicas, mentais, emocionais, por que não vão passar por transformações intelectuais? E se passam, então estas transformações podem ser direcionadas a fim de obter maior qualidade e desempenho nos resultados dos produtos ou serviços prestados.

A preparação ou formação da pessoa, deve ser para determinado fim, e só com um fim criativo e saudável é possível construir um futuro e dar sentido à existência do homem na terra.

O sentido pode ser adaptado, flexibilizado e aprimorando-se, à medida do crescimento do indivíduo e de suas necessidades. E se o sentido é aprimorado e as transformações podem ser direcionadas para a excelência, então é possível entender e esperar que o contato do indivíduo tenha fruto saudável, como a educação na relação como os seus semelhantes, num processo constante e permanente.

A qualificação precisa ser monitorada e avaliada, em todos os níveis do processo de interação, na vida familiar, social, escolar, profissional, afetiva, visto que o homem não nasceu para viver isolado.

A avaliação sendo constante e objetiva, possibilita a construção de novos saberes, e um ciclo contínuo, permitindo aos envolvidos, a criação de um senso participativo, inclusivo e democrático nesta construção.

A construção de novos conhecimentos, possibilita também o equilíbrio entre os desejos instintivos e os valores morais e éticos apreendidos dentro da experimentação nas relações; combatendo a violência que ora se mostra com resultado de uma instrução equivocada, ou mesmo a falta dela.

A construção de novos conhecimentos, como forma dinâmica de trocas na comunicação, pode ser vivida, ensinada e aprendida em todos os lugares onde se relaciona o homem; por todos os agentes que participam da sociedade.

Como o homem se faz presente no mundo através de seu corpo físico, seu psiquismo e seu espírito, se faz necessário que a educação se realize nele por inteiro, isto é, em seu corpo físico, no psiquismo e no seu espírito, a fim de dar sentido por inteiro à sua existência física, psíquica e espiritual.

A inteireza do homem é manifesta pela comunicação, que pode ser por linguagem visual, tática ou verbal. Visto que a linguagem verbal e as atividades sociais se correlacionam nos interesses e necessidades mútuas, sofrem constantes mudanças e evoluções de época e tradição.

Se estas mudanças buscam o aperfeiçoamento do homem, a qualificação da linguagem, e a melhoria das condições gerais de comportamento e sentido de vida deste, evidenciam como resultado adequado nas relações sociais, profissionais e familiares, bem como possibilitando a capacitação para gestão de si e dos outros.

O comportamento de uma pessoa educada é polido e por isso se poupa de várias frustrações nas relações sociais, visto que tende à moderação de atitudes. E como a Psicologia estuda sobre o comportamento humano, as evidências indicam que a educação busca a Psicologia, e a Psicologia que é uma ciência da alma busca a saúde.

Portanto, a educação se relaciona com a busca da saúde. Sendo assim, entende-se que buscar a saúde física, mental e espiritual também é buscar a educação.

Sendo a educação um processo de aprendizagem contínuo e permanente,
Entende-se também que a educação precisa ser amplamente difundida para todos os indivíduos, em todos os lugares e por todos os agentes envolvidos no ensino, com responsabilidade, e com o objetivo de melhorar a qualidade do desempenho das atividades desenvolvidas.

A melhoria da qualidade é alimentada pelo conteúdo adquirido, no processo da aprendizagem contínua. Portanto, o conteúdo aprendido precisa ter um fim construtivo e ideal, a fim de adaptar o indivíduo às suas necessidades e ao meio, sem infringir os valores éticos, morais, bem como às leis estabelecidas, para o bem comum, de forma participativa e inclusiva.