Alemanha 1859-1938.

Matemático e filósofo, estudioso da fenomenologia. Sua preocupação fundamental, influenciado pelo positivismo, procurou através da fenomenologia, encontrar uma metodologia capaz de possibilitar com precisão toda análise fenomenológica.

Husserl apresentou sua teoria a respeito da fenomenologia com objetivo de construir sua epistemologia.

Com efeito, elaborou como ciência a experimentação, cujo grande objetivo apreender por meio do pensamento, a verdade.

O uso do conceito absoluto, no fundamento da objetividade das coisas, nada é compreensível sem a leitura dos conceitos. 

 A verdade antes de tudo é vivenciada pela consciência, o que em última instância determina o mundo ético moral.

Desse modo, o homem é sua consciência, sendo a mesma o resultado de padrões comuns, o que significa que a cultura de um povo determina substancialmente as tipificações comportamentais.

Regra geral os homens são os valores culturais de sua nação, a lógica social de um povo costuma ser a mesma para todas as pessoas.  A consciência de cada indivíduo, com raríssima exceção é moldada pela consciência coletiva.  

Sendo dessa forma, não se muda a consciência individual, uma vez que o resultado como fenômeno cultural não é individual.

  Toda revolução verdadeira tem que ser social e política.  Portanto, querer entender o desvio cultural de uma pessoa, necessário compreender  o mecanismo de funcionamento da mente coletiva.  A razão humana é substanciada em   valores sociais antropológicos.

Motivo pelo qual a conduta não ética refletida no indivíduo, é o resultado cultural deturpado na evolução social e política de uma nação.

  Portanto, a verdadeira revolução de um povo, está nas mudanças culturais de seu país, sendo assim, muito difícil o mecanismo de transformação das memórias sociais, ou seja, conduta ética, moral.

Edjar Dias de Vasconcelos.