Ecumenismo é uma palavra que tomou um significado muito importante depois do Concílio Vaticano Segundo. Desde então, a Igreja Católica, através de vários mecanismos, vem procurando a união de todos os que seguem a Cristo deste ou daquele modo. Mesmo havendo muitos padres e leigos que insistem em bater de frente com os irmãos evangélicos, o ecumenismo vem acontecendo. Só não acontece de forma mais concreta e eficaz porque, infelizmente, muitos Católicos ainda não perceberam que somos todos irmãos, filhos do mesmo Pai e procuramos o mesmo amor, embora, de forma diferente.

Acho oportuno parafrasear alguns trechos de canções do Padre Zezinho que falam a respeito deste assunto. Porque se sonhamos ver um dia, um cristianismo sem divisões, é urgente que aprendamos "orar como irmãos e unir as mãos, sem desrespeito" e quem sabe até poder "orar no mesmo altar, sem preconceito". Que bom seria se pudéssemos "partir o pão da união, mesmo que as nossas religiões não pensem do mesmo jeito". Melhor ainda, se conseguíssemos entender que "não tem que ser tudo igual, nem do meu jeito nem dele. Todos nós precisamos ceder, sem perder o essencial que nos levou a crescer e a ser a Igreja que somos". É bom lembrar que "temos nossas virtudes e nossos defeitos, mas não podemos ferir nem perder o respeito".

Até quando vamos lutar pela mesma causa desunidos como estamos? Talvez você ainda não tenha percebido, mas estamos "separados em nome de Cristo. Separados em nome do céu. Separados em nome da Bíblia. E às vezes brigando por causa de Deus". Então, parece que toda a divisão não tem sentido. É por isso que convido a todos os cristãos de boa vontade, padres, leigos e pastores, para entrarmos em sintonia e pedirmos a Deus "que saibamos viver em paz e dialogar". "Que saibamos nos respeitar e nos abraçar". Afinal, "somos filhos do universo, filhos do mesmo amor". Vamos orar a Deus pedindo que "saibamos ouvir uns aos outros. Ouvir o que o outro nos tem a dizer. E, sem combater, sem desmerecer, primeiro escutar, depois discordar e, por fim celebrar, orar, adorar e servir a Deus".

Em nossa caminhada para Deus, através do cristianismo, precisamos aprender "que a nossa fé deve ser maior que a nossa religião. E que a nossa religião deve ser maior que as nossas crenças". "Um dia talvez quem sabe, descobriremosque somos iguais", então, "irmão vai ouvir irmão e todos se abraçarão nos braços do mesmo Deus, nos ombros do mesmo Pai".

João Vitor Mariano

Uraí - Paraná