Mesmo que o seu projeto seja relativamente simples, engenheiros costumam cobrar preços altíssimos para que sua planta seja realizada, isso porque além de fazerem vários exemplos, os profissionais precisam fazer uma série de cálculos para que possam garantir que a obra será realizada com sucesso.

Não que não valha a criação de plantas de casas, esses profissionais estudam muito para isso e realmente merecem, o problema é que geralmente quem deseja construir terá que gastar muito dinheiro com terreno, materiais para construção, mão de obra e ainda, provavelmente estão gastando com despesas do casamento e móveis, com isso o sonho de ter a casa própria pode ser difícil de ser alcançado.

Se você está sem condições de contratar um engenheiro ou arquiteto para fazer o projeto, saiba que existem soluções funcionais e gratuitas e que fará muita diferença no orçamento final.

Na internet é possível encontrar várias plantas de casas prontas e gratuitas que podemos usar. Podemos encontrar também softwares que auxiliam no desenvolvimento e possuem interfaces interativas e funcionais.

AutoCAD

O programa mais popular e sofisticado que existe atualmente é o AutoCAD, com ele é possível criar projetos muito complexos, desde casas à Estádios de futebol, recomendado para engenheiros, arquitetos e designers, seu uso pode é um pouco restrito para usuários comuns, por ser uma ferramenta profissional tão completa, mas vale a pena dar uma olhada e ver se você consegue entender as funções básicas para produzir o seu projeto.

Floor Planner

Este aplicativo é disponibilizado online, facilitando o uso em diferentes computadores, dispensa qualquer tipo de instalação. No site podemos encontrar muitas ferramentas para compor sua casa desde a planta até a decoração, basta arrastar os itens e soltar na área que você quiser.

Sweet Home 3D

Se você deseja uma ferramenta mais simples, irá gostar desta opção, com o Sweet Home 3D é possível criar projetos completos e em 3D, possui uma interface muito simples e completa que permite a qualquer usuário compreender as suas funções em alguns minutos.

Caso você deseja contratar um profissional como um engenheiro ou arquiteto, saiba que não é desperdício nenhum e que seu dinheiro não será jogado fora, procure um profissional que trabalhe de preferência com casas, não adianta contratar um engenheiro especializado em grandes obras, isso pode tornar o preço mais caro.  Saiba mais clicando aqui.