Ganha cada vez mais importância a redução de custos nas empresas, os telefones ganham senhas individuais por pessoas que são divididos em perfis, conforme a necessidade do cargo da pessoa, muitos já não discam mais para aparelhos celulares e às vezes os colaboradores tem que reembolsar os seus gastos. O almoxarife só entrega canetas novas aos funcionários que lhe devolvam as usadas com suas cargas completamente vazias. A ordem, agora, é imprimir relatórios utilizando a frente e o verso do papel ofício. Até o simples cafezinho foi cortado para reduzir os custos atingindo muitas vezes os clientes, até os copos descartáveis foram abolidos.

Às vezes as reduções desses custos não causam tanto impacto em termos financeiros, mas são capazes de causar insegurança e desmotivação entre os colaboradores. Para muitos consultores essa economia não é inteligente porque o esforço para eliminar tais gastos é muito grande e geralmente se consegue poucas economias o ideal seria cortar custos em itens significativos o melhorar os processos.

Com a globalização das atividades e o acirramento da competitividade internacional as empresas estão cada vez mais preocupadas com os custos. As medidas para economizar têm que ser bem pensadas como, por exemplo, a impressão frente e verso no princípio há realmente uma economia, mas com um ou dois meses as impressoras começam a dar problemas porque não se pode colocar papel quente ou o papel não se encaixa direto ou a impressão não fica bem alinhada conclusão: aumentam as despesas com a manutenção das impressoras.

Outro ponto muito importante que devemos levar em consideração é que se a economia de palitos for feita nas áreas de atendimento ao cliente podem comprometer o faturamento das empresas justamente na área que mais importante para a conquista de um mercado, a retirada do “cafezinho” ou o ar condicionado pode afastar o cliente para sempre.

Alguns autores defendem que os cortes sejam agressivos porque se você cortar demais os custos você pode voltar atrás e fizer algumas concessões, mas se a empresa gastar mal esse dinheiro nunca mais retornara.

Pensando nisso quando falarmos em “corte de custos” é preciso fazer uma revisão nos processos, identificar aqueles que podem ser simplificados ou ate mesmos eliminados, mas sempre tendo em mente o impacto para os clientes, colaboradores e verificar se os itens relacionados para o corte vão causar o impacto pretendido. Vamos lembrar sempre o que um palito de fósforo representa em termos de economia para o “maço” de fósforos.