Inovação e competitividade no mercado tornam-se aliados ao meio ambiente.
Fazer uma mudança cultural para sociedades mais sustentáveis a longo prazo é pensar grande e exige atitude hoje.
Buscando parceria entre empresas e líderes de corporações, otimizando mudanças de ênfase em lidar com a problemática ambiental depois do impacto para trabalhar sua prevenção e minimização, usar soluções de mercado bem elaboradas pode evitar grande parte dos problemas ambientais em vez de usar táticas de confronto.
Cooperar e inovar para encontrar soluções sempre será uma necessidade básica da economia e do desenvolvimento sustentável.
O principal objetivo é proporcionar sistemas econômicos que enfatizem a conservação do ar, da água, do solo, da biodiversidade e de outros recursos naturais que mantém a vida e as economias .
A industrialização trouxe a humanidade a solidificação de uma melhor qualidade de vida mas por outro lado, danificou o patrimônio maior que é de direito de todos , o planeta.
Com emissões de poluentes, queimadas e desmatamento pela urbanização, o crescimento populacional em grande escala e o desenvolvimento da tecnologia , descontrole poluidor causado nos grandes centros populacionais , remetem a humanidade a novos meios de equilibrar a economia e contornar os danos causados.
Partindo dessa idéia temos o desafio de desenvolver habilidades e competências economicamente sustentáveis para a reestruturação do meio ambiente de acordo com o custo benefício de cada região, apelando a pressão da competitividade do mercado .



Conceito de Economia e Meio Ambiente.

Economia é a ciência que estuda como o individuo e a sociedade decidem empregar os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de forma a substituí-los entre várias pessoas e grupos da sociedade, de modo a satisfazer as necessidades humanas.
Para que entendamos a interação do meio ambiente com o mercado econômico devemos observar o meio ambiente como um conjunto de condições, de leis, influências, infra estrutura de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
A relação do meio ambiente com a economia é a busca pela sustentabilidade e a geração de novos recursos pela atividade produzida em pról do desenvolvimento de uma determinada região,sem que seus reursos sejam esgotados, adaptando diferentes condições de satisfazer as necessidades da população e dos recursos naturais.
Utilizando de técnicas inovadoras a esse respeito atualmente tem-se buscado alcançar resultados rápidos e eficazes quanto aos recursos extraídos do meio ambiente , a eficácia desses métodos é o que causa a rotatividade no sistema econômico gerando melhor qualidade de vida para o ser humano e para o planeta.
Pode-se concordar que a economia entra em conflito com os sistemas naturais da terra, o desafio do mercado hoje é reverter essas tendências, antes que a deterioração conduza a um declínio econômico de longo prazo como já ocorreu no passado com civilizações anteriores.
O Brasil é um dos países mais conceituados no que diz respeito a corrida pela inovação tecnológica relacionada ao meio ambiente, também está no ranking dos que mais emitem gases que contribuem para o esfeito estufa ocupando o quarto lugar.
A procura por uma nova ética ambiental tem transformado a economia mundial, rever conceitos de sustentabilidade e implantar a inovação tecnológica em busca de melhor qualidade de vida, além de gerar fontes de sustentabilidade tem exifgido ação e raciocínio críticos as empresas, seus colaboradores e comunidade em geral que acaba sendo beneficiada através de projetos de responsabilidade socioambiental pelo desenvolvimento sustentável.
Essa revolução econômica envolve diversos coomponentes inter - relacionados entre eles :
1.Eficiência que minimiza recursos materiais energéticos;
2.Redução da dependência de combustíveis fósseis não renováveis baseados no carbono e substituição pelas fontes de energia provenientes do sol, água e energia geotérmica;
3.Redução da poluição e degradação ambiental causadas por produtos químicos nocívos;
4.Suficiência econômica e política na qual a busca em manter um equilibrio satisfatório ás necessidades básicas de toda população utiliza sistemas econômicos para recompensar atitudes ecológicamente corretas e desencorajar o prejuizo ao meio ambiente.
Sendo a economia ambiental uma sustentabilidade local, ou seja, apresenta forma e necessidade característica para cada país e região, de acordo com o seu desenvolvimento as técnicas de inovação tendem a circular pelo mundo causando diferente impacto por onde são oferecidas .
A crise econômica é uma ótima oportunidade para a criação de novos postos de trabalho e combater as mudanças climáticas.
Baseando-se na competitividade o mercado econômico tem investido em novas técnicas para a elaboração de estratégias de redução, preservação e manutenção do meio ambiente visando lucratividade e rotatividade.
Vejamos alguns exemplos de inovação na economia e meio ambiente:
1. Na região sul do RS temos projetos inovadores, alguns ainda em fase de andamento como a análise de custo para a viabilidade econômica de geração de energia elétrica a partir de energias das ondas do mar no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, parceria da Furg com o Centro de Estudos em economia e meio ambiente ( CEEEMA);
2.A implantação de postes de energia eólica no município de RG na região do polo industrial ainda em fase de testes;
3.Criação de postos de trabalho em reciclagem e fabricação de telhas a partir do recolhimento de embalagens longa vida;
4. Fabricação de tijolos ecológicos que dispensam acabamento, projeto criado pela engenharia da Furg , hoje todos contam com novos postos de trabalho ;
Além destes projetos locais, nas grandes corporações como o multinacional grupo Wal-Mart com os Supermercados Big que utiliza a reciclagem e reutilização do papelão na fabricação de novas embalagens para seus produtos elaborados e patenteados pela empresa, a inovação busca reestruturação econômica ambiental, gera empregos e alimenta o mercado competitivo com novas opções de produtos oferecidos ao consumidor, mantendo vantagem sobre os preços finais das mercadorias.
O sistema de trocas solidárias tem influenciado muito na economia da região sul do país, o empreendimento solidário tem fornecido um lucro distribuido em igualdade ás cooperativas da região com o propósito de preservar o meio ambiente , hoje a economia solidária rende R$ 8 bilhões por ano e movimenta geração de novos empregos, inicialmente partiu do princípio de economizar o meio ambiente e atualmente tem uma rotatividade financeira considerável .
Muitos outros modelos de inovação estão sendo aplicados a nível mundial, entre eles estão diversos tipos de energia como a lâmpada azul que aumenta até 25% da eficiência , biodisel de microalgas estudado pela Petrobrás por reproduzirem ?se entre 50 e 100 vezes mais rápido, etanol de mandioca que promete ser mais barato que o de cana, nanocapacitadores elétrostáticos que chegam a ser 10 vezes mais eficientes que os utilizados até hoje.
Estas são algumas das inovações que irão beneficiar a economia mas existem parâmetros para que todas as estruturas se desenvolvam:
Uma administração que respeite os limites, a interdependência, a reestruturação econômica com distribuição justa, decisões tomadas com base nos impactos para as gerações atuais e futuras.
A maior vantagem que se tem nesse tipo de investimento é transformar custo em benefícios, mas existe a coexistência no mesmo setor de firmas tecnologicamente avançadas, a criação de incentivos e adoção de técnicas redutoras de custos nesse caos é de fundamental importância. È preciso identificar onde a perda de competitividade é maior e apresentar medidas que possam compensar esse problema.
Conhecendo-se essas atividades pode-se estabelecer objetivos macro e microeconômicos necessários ao desenvolvimento sustentável, garantindo sucesso na competitividade de acordo com a necessidade do mercado hoje.
A questão em relação a economia ambiental e competitividade relacioanada a inovação está em manter-se como poupador do meio ambiente não esquecendo a harmonização nos processos de integração econômica.
Usar indicadores que monitorem a saúde econômica e ambiental , reduzir os impostos sobre renda e bens, mas aumentar os impostos e taxas a poluição , desperdício de recursos, e mercadorias e serviços prejudiciais ao meio ambiente, reduzir a pobreza, uma das causas básicas do esgotamento de recursos e da poluição, são possíveis estratégias para fazer uma ecoeconomia sustentável .
Uma abordagem é criar indicadores que adicionem ao PIB os custos de itens não contáveis no mercado que intensificam a qualidade ambiental e o bem estar humano.



Correlação entre economia, meio ambiente e inovação



Partindo do princípio de que no meio ambiente tudo se encontra em relação, a própia evolução humana oferece recursos científicos para o desenvolvimento de novas técnicas e soluções para a compensação dos danos causados pelo homem ao meio ambiente.
A correlação existente entre meio ambiente economia e inovação é a necessidade de uma economia sustentável.
De acordo com a oferta e a procura, o mercado acaba tornando-se alvo da competitividade e atríndo novas maneiras de sustentar o desiquilibrio causado ao meio ambiente pelo uso de seus recursos renováveis e não renováveis .
Uma das maneiras de se fazer isso é implantando gestões de responsabilidade e implementando normas capazes de modificar a economia para que se tenha resultados que se sobresaiam perante a concorrência.
Possuimos uma série de soluções e tecnologias capazes de movimentar a economia sem que a humanidade seja prejudicada pelo impacto causado ao meio ambiente, muitas delas com alto custo financeiro para as empresas mas bastante inovadoras e eficazes, através da necessidade e evolução do planeta essas idéias tem se tornado marco na história da era da industrialização.
Valorar o meio ambiente é determinar o valor econômico de um recurso natural e transformar isso em espécie relacionando este aos outros bens e serviços propostos pela economia. Este custo benefício exige da administração economica uma série de cuidados e entre eles a maximização dos reultados positivos (lucros) para as empresas.
Além disso a comunicação interna das empresas se faz necessária para a elaboração de projetos estratégicos para soluções rápidas diminuindo o risco de gastos com segurança do trabalho,mostrando bons resultados numa gestão de risco.
Desenvolvendo conceitos e projetos o homem tem se capacitado para entrar em confronto com o novo de forma inteligente e sustentável e isso se refletirá nas futuras gerações que verão este como o tempo de reconstituir o que muitos de nós destruimos e devolver o que a terra tem cobrado, com ou sem o intuito de lucrar com o que se tem feito em benefício do bem estar humano , o meio ambiente é favorescido plenamente pela interelação dessa nova geração empresarial que se faz daqui para frente inovadora e competente.

Referências :
Ciência Ambiental, Miller, G. Tyler ;
www.corecon.com.br ;
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/assuntos.php?assunto=energia ;
http://www.ceema.furg.br/eondas.htm ;
http://outraeconomiacontece.wordpress.com/2009/04/01/economia-solidaria-cresce-no-pais-economia-solidaria-rspost-439/