JOSENILDO TERTULIANO SANTOS SILVA 

ECA:

NO ESPAÇO ESCOLAR

Aracaju

2013 

JOSENILDO TERTULIANO SANTOS SILVA

ECA:

NO ESPAÇO ESCOLAR

Projeto de pesquisa apresentado à Universidade Federal de Sergipe como exigência para Conclusão do Curso de Extensão Estatuto da Criança e do Adolescente.

Aracaju

2013

1  Introdução

Este projeto tem como objetivo contribuir para uma boa relação com a melhoria do aprendizado entre professores, crianças e adolescentes e analisar a utilização do ECA na propostas pedagógicas no campo da educação. Com o Estatuto da Criança e Adolescente em pratica estimula a socialização e colaboram para a diminuição da violência infantil entre os seus participantes. Sabe-se que são múltiplos os fatores que contribuem para a construção de conhecimentos que marcam o comportamento do ser humano, mesmo na infância, através da relação com os seus semelhantes e pela experiência do cotidiano. Resultado na projeção interior em conjunto com o que lhes é externo, aquilo que assimila por herança familiar, pela educação e pela cultura.

Nas discussões relevantes sobre ATO INDISCIPLINAR e ATO INFRACIONAL e diante de tanta violência noticiada na imprensa, decidi elaborar o Projeto ECA: No Espaço Escolar, com a intenção de divulgar o Estatuto da Criança e Adolescente, e propor que os Estudantes, Professores, Gestores e Coordenadores possam estudar e conhecer a legalidade do mesmo.

A escola é o principal acesso aos elementos da cultura por ser uma das fases essência da aprendizagem, é nela que o indivíduo apresenta suas competências, capacidades e habilidades para a interação social. É possível e necessário estar aberto à transformação do mundo, buscando forma eficaz e prazerosa no processo de aprendizagem. Na busca de conhecer melhor esse mundo escolar, este projeto tem também por objetivo investigar através de pesquisa bibliográfica, como é realizada a integração entre escola x comunidade na aplicação do ECA, se existe manipulação e se a mesma desenvolve a criança, bem como se auxilia o processo de aprendizagem. Portanto, o bom profissional e aquele que ajuda ao seu aluno a construir seu próprio conhecimento.

A escolha deste tema é a investigação sobre o que está acontecendo nas escolas, diante da realidade em que vivenciamos com a desvalorização e o desrespeito contra a criança e o adolescente é preciso colocar em prática leis que aparam seus direitos. Então é preciso fazer uma analise em relação ao que os autores relatam nos livros, pois é preciso cuidar do espaço escolar onde, professores, crianças e adolescente estão inserida acabando com a evasão escolar, colocar o adolescente dentro da sociedade que está inserida, trabalhar com projetos socioeducativo em fim.

2  Justificativa

Em se tratando do cunho social que a presente pesquisa comporta em seu bojo, urge enfatizar que este trabalho é de grande valia não só na academia, como também na práxis cotidiana. Ela agrega valores, conhecimentos, oportunidades, princípios, direitos e deveres a serem observados pela humanidade.

A escolha do tema ECA: No Espaço Escolar partiu da necessidade de entender a relação do professor com este cenário e sua inserção ou não com as novas tecnológicas e sua utilização no processo de ensino aprendizagem e a socialização dentro dos espaços escolares entre professores, crianças, adolescentes e comunidade, daí sua importância da inserção do Eca em disciplina da formação acadêmica na formação de professores para a educação básica. Também por estabelecer uma análise sobre as características pertinentes ao âmbito escolar, com aos direitos da criança e adolescentes, torna-se relevante à valorização deste elemento fazendo vale as leis, para transformar o cotidiano escolar num lugar de encontro prazeroso e humano, são mais uma perspectiva para realização desse trabalho.

Para tanto, a fim de que haja realmente uma democratização, e importante que a falta de esquecimento movido pela sociedade não aconteça dentro da escola. Dessa forma o projeto torna-se viável, na medida em que avalia a forma e como é aplicado o processo de inclusão. 

O estudo em questão poderá servir de base para outras instituições que atuem em ramos semelhantes, ou que possuam processos similares aos desta, desde que se estejam atentos às diferenças que talvez venham a existir de uma escola à outra, identificando as mudanças que provavelmente se mostrem necessárias no momento de sua aplicação.

3  Objetivos

Neste momento serão expostos os objetivos que se desejam alcançar com a presente pesquisa.

3.1 Geral

   Analisar a utilização de propostas pedagógicas e sua relação com a melhoria do aprendizado entre professores, crianças, adolescentes e comunidade escolar. Destacando a importância do uso do Eca dentro do espaço escolar e sua comunidade.

3.2 Específicos

ü  Envolver os estudantes, professores/as, pais e mães para:

ü  Verificar a utilização de propostas pedagógicas e sua conexão com a melhoria para o aprendizado das crianças e adolescentes.

ü  Examinar o conteúdo didático presente nas propostas pedagógicas que interferem na melhoria do processo ensino-aprendizagem.

ü  Identificar a melhoria do aprendizado como resultado da aplicação da proposta pedagógica com as crianças dentro das escolas.

ü  Identificar as interferências que o proporciona a criança na educação infantil a evasão.

ü  Incentivar o desenvolvimento da criatividade da criança através de suas vivencias.

4  Problema

A afirmação de que a infância é uma construção social constitui um lugar comum na análise sociológica, psicológica e antropológica da infância. Nela condensa-se a idéia de que tem sempre havido uma fase da vida entre os seres humanos, e nela observa-se a sua diferenciação frente ao mundo adulto.  Isso pode ser constatado nos papéis sociais que são atribuídos a este grupo geracional, eles mudam conforme as variações sociais – classe social, grupo étnico, religioso, gênero, idade etc – porque são historicamente produzidos no interior de uma mesma sociedade (SARMENTO, 2001). 

ü     O Eca busca melhor significativamente o aprendizado com essas propostas pedagógicas?

5  Hipóteses

ü     Desenvolver uma cultura de conhecimento do ECA com toda comunidade escolar;

ü     Propiciar aos participantes o desenvolvimento continuo de competências inerentes ao conhecimento do ECA;

ü  Minimizar a cultura de violência dentro das escolas;

ü  Desenvolver dentro das escolas outras temáticas de DH através do projeto;

ü     Produzir material para a elaboração de uma cartilha a partir dos trabalhos realizados no Projeto dentro das escolas;

ü     Divulgar junto a mídia todo trabalho realizado dentro das escolas através do Projeto.

6  Metodologia

Os procedimentos metodológicos definem o método que se utilizará para a execução desta pesquisa. O objetivo é seguir, de forma sistemática, um procedimento a fim de responder à situação problema em questão. Assim, nesta parte do projeto, abordar-se-ão os procedimentos metodológicos do estudo, em relação à pesquisa, as variáveis, o universo, o sujeito, a coleta e a análise de dados, esperando uma melhor resolução dos problemas que influenciam no resultado da organização.

A pesquisa é "um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo de conhecimento". (LAKATOS e MARCONI, 1983, p.44).

Atendendo à metodologia do estudo científico, procurou-se seguir as seguintes etapas: Primeiramente a escolha do tema: considerando os fatores internos e externos, onde a escolha deveria nos trazer conhecimentos e experiências, e que nos proporcionasse motivação para outros estudos na área; teria que possuir importância teórica e prática, levando à prática de ações mais eficientes; deveria ser adequado à realidade cultural da empresa. Onde houvesse material bibliográfico suficiente e disponível.

A pesquisa, sob a óptica de Gil (2002, p. 17), é “o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos.” Considerando tal conceituação e que as pesquisas têm duas formas de abordagem, quanto aos fins e quanto aos meios, tem-se que, quanto aos fins, as pesquisas são: exploratória, descritiva e explicativa, avaliação de resultados, aplicativas, etc.

DELIMITAÇÃO DO ESTUDO

O estudo tem por finalidade, busca informações mais detalhadas sobre o tema trabalhado fazendo, uma pesquisa bibliográfica tendo como base a idéias de alguns autores. Podendo assim fazer uma pesquisa de qualidade com aprofundamento sobre o tema, a partir de uma pesquisa exploratória, analítica com abordagem qualitativa.

 TÉCNICA, ANÁLISE E INTREPRETAÇÃO DE DADOS

As técnicas de pesquisa são do tipo: exploratória e descritiva serve para estudar áreas em que o conhecimento é pouco ou não sistematizado. Embora não preveja a utilização de hipóteses, estas podem aparecer no final da pesquisa. (VERGARA, 2000, p. 46). Ela esclarece os fatores que explicam a ocorrência de determinados fenômenos. Tendo em vista os conceitos acima, quanto aos fins, esta pesquisa será descritiva e exploratória, uma vez que tanto serve para definir as características da organização, como serão coletados dados para análise e bem assim se presta a proporcionar maior familiaridade com o problema.

 Para Gil (2002, p. 41) a pesquisa exploratória “proporciona maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-los mais explícito ou a construir hipóteses”. Pode-se dizer que a pesquisa exploratória tem como objetivo o aprimoramento das idéias ou a descoberta de intuições. Sendo um estudo preliminar para outro tipo de pesquisa. No entanto, é a através da pesquisa bibliográfica que a acadêmica busca conhecer e analisar as contribuições culturais ou cientificas existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema. (CERVO; BERVIAN, 2000).

Segundo Gil (2002, p 125), “O processo de análise dos dados envolve diversos procedimentos: codificação das respostas, tabulação dos dados e cálculos estatísticos”.  A interpretação dos dados pode ocorrer concomitantemente com a análise ou após a sua realização.

7 CRONOGRAMA

Através do cronograma pode-se observar o tempo necessário para a realização do projeto, bem como o planejamento das atividades.

Segundo Roesch (1999, p.176) o cronograma “é uma estrutura que representa a distribuição planejada das atividades que compõem o projeto e o tempo necessário para sua execução”.

 

Atividades/ Períodos

Abril

Maio

Junho

 

Revisão bibliográfica

  X

   

 

Coleta de dados

X

X

 

 

Análise dos dados 

 

X

 

 

Elaboração do pré-projeto

 

X

 

 

Entrega do Projeto

   

X

 

 

 

 

 

 

 

8  Referências

BRASIL. Lei nº 8.069/1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Estatuto da Criança e do Adolescente, Instituto de ação social do Paraná – IASP. Governo do Estado.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1999.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HERNÁNDEZ, Fernando. Repensar a função da escola a partir dos projetos de

trabalho. In: Revista Pátio. Ano 2, n.6, p.27-31, ago/ out 1998.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo , Atlas, 1983.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágios e de pesquisa em administração: guias de estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudo de casos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SARMENTO, Manoel. A Globalização e a Infância: impactos na condição social e na  escolarização. In: GARCIA, Regina Leite & LEITE Aristeo Filho (orgs.). Em defesa da educação infantil. Rio de Janeiro: DPEA, 2001.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 4. ed. São Paulo:

Atlas, 2000.