O Eca acaba de completar 20 anos.Certamente há sim o que se comemorar,pois tem ajudado a combater muitos casos de violência contra crianças e adolescentes.Mas nesses 20 anos do Eca existe uma pergunta a qual já foi talvez por milhares de educadores em todo o Brasil:

-Afinal,o Eca só tem direitos e aonde os deveres?

Tal pergunta se reflete na atual situação alarmante a qual se encontra a escola pública.

Ultimamente algumas atitudes dos jovens tem se mostrado de modo quase insuportável ou mesmo intolerável no ambiente escolar que,tem deixado muitos educadores a beira de um ataque de nervos!

São malcriações,gritos e por vezes socos e pontapés desses jovens para com nossos educadores e pior,em muitos dos casos com total apoio da família dos agressores!

Tem algumas coisas que não só para mim mas para muitos educadores não entra na cabeça:

Ao matricular seu filho na escola,os pais ou responsáveis tem por obrigação acompanhar o desempenho escolar deste filho certo? -Parece que para o Eca e o Mec não,pois dá- se a entender que, a família é pobre coitadinha,a mãe ou o pai trabalham e não tem tempo de ir a escola quando o filho apronta e a diretora chama esse pais e pasmém,fica por isso mesmo! Quando refiro-me ao Mec é porque o senhor Fernando Haddad deveria baixar algum tipo de portaria a qual criasse critérios de responsabilidades e conduta para continuar a receber o Bolsa Escola,pois do jeito que está não dá!

Não sou contra dar o Bolsa Escola,mas sim o modo o qual ele é dado a família dos alunos considerados carentes!

Para se ganhar basta ser muito pobre,não deixar o filho simplesmente faltar,que ai ele ganha o benefício.Agora,se ele está aprendendo,se os pais não comparecem as reuniões ou convocações urgentes da direção da escola sem problemas!

Precisamos acabar com essa cultura paradisícca a qual o Eca tem colocado a figura dos nossos jovens no ambiente escolar ou seja, o adolescente que para o Eca é mero adolescente coitadinho e com seus direitos garantidos é muitas vezes o carrasco da escola e que de inocente não tem é nada e uma vez que o mesmo com seus 16 anos já pode com sua maturidade eleger seus governantes quem sabe não seria interessante começar a dar também além de seus inúmeros direitos,seus deveres enquanto cidadão?

Alexandre Soares

Psicopedagogo-Uniesp

Pós-Graduando em Educação Empreendedora-Ufsj

Precursor das Pedagogias:Da Vivência e Desafiadora

[email protected]