Partindo desde o principio do impacto físico e  psicológico  em massa que o vírus do ébola causa as sociedades e sua capacidade de deslocação proporcionada pela globalização e a fácil mobilidade humana.

Se observarmos também  que ébola tem um alto  poder de  destabilização de qualquer segurança nacional por mais amuralhada que pareça e isto ficou demostrado com os recentes casos de Thomas Eric Duncan Texas, em Dallas nos Estados Unidos, o caso de pânico e as revoltas  em Espanha por causa da enfermeira infectada.  Marraco e Portugal temeram em dar uma autorização de aterragem  só para   fazer escala em seus territórios um pequeno avião  que transportava uma norueguesa infectada na Serra Leoa pelo vírus do ébola.

Tudo isto aliado ao espíritos de canicas que é ardente nas escolas da  al-Qaeda  e outras organizações extremistas, se agregarmos a isto aos 21dias  de período de encubação do vírus do ébola, tempo suficiente para ir  infectar-se e transportar à arma viral até ao alvo preferencial, bastaria menos de 200 homens para o mundo em 30 dias estar de joelhos diante o vírus da ébola.  E isto pode ser do interesse destas organizações? Em combate não se popa esforços contra os inimigos.

Portanto não poupem recursos no combatem ao ébola porque o que hoje parece mais um problema em Africa, parece-me uma bomba relojo  activada em cada um de nós, independentemente do seu posicionamento geográfico. 

 

Saurimo, aos 02/10/2014.